« Maquinismo Governativo | Entrada | O Estado do Estado »

janeiro 16, 2005

Pacto de Silêncio

Augusto Santos Silva, mais conhecido como plumitivo do Público, que como ex-Ministro da Educação, escreveu no sábado passado subordinado ao imagético mote “não são os profetas da desgraça nem os apóstolos das soluções financistas que nos farão sair” da crise que atravessamos. Resolvi traçar umas linhas sobre este texto porque considero-o um paradigma de quem tenta iludir-se a si próprio, ou talvez aos outros.

Em primeiro lugar, e embora reconhecendo que em “2002 havia problemas reais e sérios no equilíbrio das contas do Estado”, Santos Silva postula que foi o facto da dupla Durão Barroso/Manuela Ferreira Leite “empolar demagogicamente as dificuldades, lançar um duche frio sobre as expectativas dos agentes económicos e paralisar a acção do Estado, o investimento público e a despesa social, cortando sem critério nem sustentação” que teria agravado a situação. É normal que um sociólogo, habituado ao poder da palavra, ache que a causa das nossas dificuldades económicas é ... falar-se nelas!! Que erro colossal que DB/MFL cometeram! Se eles não falassem que havia uma profunda crise orçamental, ninguém teria dado por ela ... teria passado despercebida, quer entre os agentes económicos portugueses, quer no Eurostat. O perigo que representa a incontinência verbal!

Sampaio, em vez de pactos de regime, deveria ter proposto ... pactos de silêncio!

Quanto aos cortes, eles aconteceram onde era possível, dada a rigidez da despesa com a massa salarial e com outras despesas correntes.

Mas depois desta crítica, Santos Silva só pensa no futuro. E hierarquiza 3 medidas:

A primeira é a “participação numa revisão inteligente do Pacto de Estabilidade e Crescimento”. Portanto, a nossa medida financeira prioritária será a alteração das regras do jogo das finanças europeias. É uma medida inteligente. Como não depende de nós, nunca seremos culpabilizados por não acontecer ... ou pelo que venha a acontecer.

A segunda é a medida, por excelência, que os gastadores públicos apregoam: é preciso haver uma elevação da receita do Estado. Se o nível de evasão fiscal, designadamente entre as empresas e as profissões liberais, e o nível de informalidade económica são aqueles que todos os estudos indicam, então há uma enorme margem de crescimento da receita, sem aumento da carga fiscal, e o Governo tem de usar todos os meios legais para fazer pagar quem deve.

Há duas realidades que se conhecem: 1) Portugal tem uma carga fiscal elevada; 2) o nível de evasão fiscal em Portugal não é significativamente maior que no resto da Europa. Deve haver combate à evasão fiscal para obter uma maior equidade fiscal e fazer diminuir a carga fiscal sobre famílias e empresas, não para sustentar a ineficiência e o laxismo. São aqueles que mais se especializaram em aumentar a despesa pública, que mais apregoam a receita do combate à evasão fiscal como panaceia, embora nos seus governos nunca ninguém tivesse dado conta da sua pertinácia nessa luta. Por outro lado, o combate à evasão fiscal é uma luta demorada que passa também por uma mudança de mentalidades, quer da população, quer da administração fiscal.

Quanto à despesa pública, Santos Silva é cauteloso “Finalmente, é preciso enfrentar os grandes agregados da despesa pública. Não para abater despesa onde for mais fácil, sem preocupação de equidade e justiça social, nem sentido estratégico de desenvolvimento. Mas para introduzir medidas de calibragem das prioridades do investimento público e de racionalização e sustentação da despesa”. Para Santos Silva é pecaminoso falar de “baixar a despesa pública” ... em vez disso pretende “enfrentar os grandes agregados da despesa pública“.

Portanto, a primeira medida ... não é connosco; a segunda medida é sacar mais dinheiro ao contribuinte exangue, matéria em que o Estado português se tem apurado num exercício de quase 9 séculos, especialmente nos últimos 30 anos; a terceira é ... uma metáfora poética!

E conclui: Há mais vida para além das receitas gastas do monetarismo e dos truques contabilísticos. E é dessa vida que vale a pena falar.

Acho preferível que ele fale dessa outra vida, porque desta ele não parece saber o que diz. Ou então julga que os outros são tolos.

Publicado por Joana às janeiro 16, 2005 11:38 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105386

Comentários

Desta vez estou de acordo com a Joana. E, mais uma vez, um politiqueiro ignora a principal fonte da nossa desgraça: o enorme deficite da balança externa. Só vão começar a perceber quando os bancos europeus começarem a recusar continuar a financiar a nossa orgia consumista... Quando isso acontecer o colapso da nossa economia será rápido e estaremos a braços com 20% de desempregados num abrir e fechar de olhos. Por muito equilibrado que o orçamento de estado entretanto esteja...

Publicado por: Albatroz às janeiro 17, 2005 12:40 AM

Santos Silva esteve 6 meses como Ministro da Educação e não fez nada. Foi daqueles ministros guterristas para esquecer. Muita parra, de má qualidade, e pouca uva

Publicado por: cosme às janeiro 17, 2005 12:49 AM

Acho esse Santos Silva cinzento e sem classe. Quando foi da questão do Paulo Pedroso andou meses a escrever coisas parvas sobre cabalas contra o PS.
Um nojo

Publicado por: Valente às janeiro 17, 2005 10:04 AM

Concordo que muito provavelmente 2) "o nível de evasão fiscal em Portugal não é significativamente maior que no resto da Europa". Na realidade penso que será ligeiramente superior em relação aos países nórdicos e ligeiramente inferior relativamente aos nossos colegas do Midi...

Porém se usarmos as mesmas medidas e nos comparar-mos com o resto da Europa, o 1) "Portugal tem uma carga fiscal elevada" é falso. A carga fiscal em Portugal, e mesmo a percentagem do estado na economia em PT está um bocado abaixo da média da UE a 15 (e se usarmos medidas ponderadas, na EU a 25 também).

No entanto, não tenho a certeza que PT suporte uma carga fiscal mais elevada, sem medidas de fundo, uma vez que por erro ou designio, alguns dos factores competitivos da nossa economia baseiam-se justamente na informalidade...

Publicado por: João Branco às janeiro 17, 2005 10:33 AM

João Branco em janeiro 17, 2005 10:33 AM:
Há uma correlação nítida entre o nível da fiscalidade e o PIB na UE. Os países com PIB mais elevado têm, em percentagem, um peso fiscal superior.
Sucede que, no caso português, o nosso peso fiscal é muito superior ao que seria se esse peso estivesse próximo da recta de regressão (regressão entre o PIB e o ónus fiscal em %).
Portanto, embora o nosso ónus fiscal esteja abaixo da média europeia, ele é demasiado elevado para o PIB que temos.
Era isso que eu pretendia dizer.

Publicado por: Joana às janeiro 17, 2005 12:54 PM

Felizmente que os políticos nunca cumprem boa parte do que prometem. Espero que Sócrates seja muito pouco cumpridor das suas próprias promessas.

Publicado por: Mário às janeiro 17, 2005 01:30 PM

.
ORIENTAÇÃO:
.
A AJUDA para os BOMBEIROS, P.J., P.S.P., P.J., G.N.R., P.J., Polícia Municipal e P.J., está na ……. EXIGÊNCIA nº 6 (seis).
.
Para quem VIVE NUMA FREGUESIA, descubram QUAIS aS ExigênciaS que os AJUDAM e muito. Em especial os Pu.tos e os Velhotes.
.
NOTA IMPORTANTE: Protejam todas as Professor-A-s QUE VALEM A PENA da vossa zona porque ……
.
………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………
.
.
Cidadão PORTUGUÊS esteve em GREVE DE FOME durante 102 (Cento e Dois) DIAS.
.
.
Desde 13.SETembro.2004 até 24.DEZembro.2004. Porquê?
.
.
E a COMUNICAÇÃO SOCIAL, que dizia que ERA o 4º PODRE não o descobriu ?!?!?!
.
Só um Jornal da Universidade do Minho é que o Descobriu. Mas, POUCO DEPOIS DA ENTREVISTA, esse Jornal – O Semanário Académico – ACABOU !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
.
.
TOP SECRET: E, ainda por cima, o que ele mais gosta na vida é …….. comer.
.
.
.
NOTAS:
.
Se não acreditar ELE NÃO ME LEVA A MAL porque ele também duvidou muito.
.
Talvez ATÉ OS LÍQUIDOS – água, leite e sumos - já TORNAM AS PESSOAS OBESAS.
.
Talvez o não acreditar em Deuses, de nenhuma religião, à face da Terra. Basta-me o SOLINHO. Senão estava “Feito-ao-Bife”)
.
Talvez o ter treinado, – forçadamente - bastante.
.
Andou a passar MUITOS DIAS DE FOMINHA, muito em especial nestes últimos QUATRO ANOS, devido à falta de Milhares de Contos que lhe FORAM RAPINADOS (Roubados Ardilosamente) por Três (3) “Doutoras-LadrAs-de-Gabinete-de-Alto-Coturno-que-nem-uma-queca-davam-por-semana-à-noite-e-durante-o-dia-iam-para-os-Gabinetes-Roubar”.
.
Ainda dizem que TODAS as Mulheres são umas SANTINHAS!!! Não abram os ÓlhUs!
.
………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………
.
.
Ver em: “A Jovem Democracia Portuguesa faz hoje 1 aninho de Vida. Parabéns pequenita.”,
.
dia 13.SETembro.2004, em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt .
.
.
.
As TRÊS ( 3 ) EXIGÊNCIAS MAIS IMPORTANTES:
.
.
Exigência nº 6 ( - PUTOS na ESCOLA - Obrigados a Candidatarem-se aos SUBSÍDIOS ESCOLARES) e
.
Exigência nº 9 ( - “LADRÕES-E-LADRaS-DE-GABINETE” nas Universidades - LISTAGEM dos Bolseiros NA INTERNET).
.
.
E a mais IMPORTANTE e PRIORITÁRIA de todas:
.
Exigência nº 5 (- JUNTAS de FREGUESIA - ORDENADO de 6.100 Euros),
.
Vejam a MINHA MÁXIMA sobre o TAMANHO das SEDES de Junta e das IGREJAS.
.
Também podem ACRESCENTAR as CASAS SENHORIAIS, os QUARTÉIS dos BOMBEIROS e as SEDES dos CLUBES de Futebol.
.
.
.
DESCOBERTA DE ÚLTIMA HORA sobre as JUNTA DE FREGUESIA (18.12.04):
.
.
Parece que no Distrito da GUARDA, aquilo lá, estava/está (?!?!) cheiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho de GRANDES LADRÕES!!!!!
.
.
“é que TÊM FUNCIONÁRIOS, sendo que NO FUNDO DA TABELA está o distrito da Guarda COM APENAS 5,8 por cento das autarquias COM ADMINISTRATIVOS.”.
.
.
in “Anafre quer todas as Juntas com funcionário administrativo”, Jornal DIÁRIO do Minho, 18.12.04 ou http://www.diariodominho.pt/index.php?pag=noticia_detalhes&recordID=18444
.
.
e ainda em:
.
“Dignificação das Juntas ainda no plano virtual”, Jornal CORREIO do Minho, 18.12.04 ou http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?SD=24&IDTema=6&ID=21201
.
.
.
Por isso é que na GUARDA, os PU.TOS que precisavam do Subsídio NÃO TINHAM e quem ia de MERCEDES tinha o Subsídio !?!?!?!?!?!
.
.
"o tão falado factor ‘cunha’ (tão ou mais grave que a fuga-aos-impostos) e …
.
Há alunos que, diariamente, chegam à Escola de mercedes e têm Escalão A e há outros que, se calhar, andam a pedir dinheiro para comprar umas sapatilhas para Educação Física e não têm subsídio nenhum”.
.
Ver em: “Injustiça na atribuição de subsídios escolares”, http://www.novaguarda.pt/021002/g_reg2.htm
.
.
.
.
CURIOSIDADE (20.12.04): E durante 102 dias senti-me COMO O COR.NUDO.
.
.
Todos os outros – excepto os “Nanões”, porque estes ….. – sabem o que se passa EXCEPTO EU!!
.
Sabem os RESPONSÁVEIS e os amigos e os colegas dos amigos. Sabem os BANDIDOS e os amigos e os colegas dos amigos. Sabem os BANDIDOS QUE ME QUEREM DAR CABO DO …. e os amigos e os colegas dos amigos. Sabem os QUE ME PROTEGEM dos Bandidos que me querem dar cabo do …. e os amigos e os colegas dos amigos. Etc, etc, etc, etc, etc.
.
Só eu é que não sei!!!
.
Ou seja, SINTO-ME COMO O CORNUDO!! Se vier a saber, serei o último a tal.
.
Mas NÃO ESTOU ADMIRADO porque este é O NORMAL FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO Portugal. Ou seja, …..
.
… os únicos que NUNCA SABEM DO QUE SE PASSA são os Responsáveis pelos Projectos. E assim, bye, bye, Portugal.
.
.
Oh Portugal. Nem à Pesca te irás dedicar. Porquê?!
.
“Beneficiários do Rendimento Mínimo NÃO "APRENDERAM A PESCAR" em Rio Frio”
.
in Jornal Público, Sociedade, Edição Impressa, 20.12.04, ou em http://jornal.publico.pt/2004/12/20/Sociedade/S05.html
.
E ainda,
.
Bastou SAIREM de MACAU os Administradores (?!?!?!) PORTUGUESES para que aquilo MELHORASSE TUDO:
.
“Macau, CINCO ANOS DEPOIS: "um exemplo de prosperidade"”, in Jornal Público, Edição OnLine, 20.12.04, ou em http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1211221&idCanal=11
.
E na Edição Impressa está lá um TESTEMUNHO BASTANTE ELUCIDATIVO desta melhoria. E a PALAVRA CHAVE é a ……….. COMUNICAÇÃO.
.
.
NOTA: Em Braga conheci muitos e muitas COR.NUDAS e ainda conheço alguns/algumas.
.
Se o querem ser ou gostam é PROBLEMA DELES, agora, andarem-me a fazer passar por ….. é FU.DI.DO.
.
.
.
José da Silva Maurício.
.
Braga, 22 Dezembro de 2004.
.
.
.
Boas Festas SÓ PARA AS PESSOAS Iguais ou Maiores que Normais.
.
.
Às outras, já que não posso …… - o Estado não me deixa - DESEJO-LHES Ataques Cardíacos e/ou Sícopes NÃO NÃO (dupla negação Matemática) mortais e Acidentes de Viação NÃO NÃO mortais.
.
.
-------------------------------------------
-------------------------------------------
.
SE NÃO QUISEREM LER MAIS NADA,
.
ao menos OFEREÇAM o seguinte ARTIGO AOS PU.TOS, com menos de 16 anos ……..
.
-------------------------------------------
-------------------------------------------
.
…….. filhos de Pobres, Médios ou Ricos, filhos de 70% (Setenta por Cento) dos “Bandidos-Ilegais”, filhos de 25% (Vinte e Cinco por Cento) dos Católicos:
.
.
“SUBSÍDIOS ESCOLARES nas Escolas e BOLSAS DE ESTUDO nas Universidades e Politécnicos”, em
.
“Oh Alunos Portugueses … III” em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html#128423
.
.
.
ÚLTIMA HORA (13.1.05) e E..S..P..E..C..T..A..C..U..L..A..R..:
.
.
Já que NENHUM RESPONSÁVEL neste País vos DIZ A VERDADE, aqui vai:
.
.
Eu sei que havia MONTES E MONTES E MONTES DE PROFESSORAS e alguns Professores que ENGANAVAM/mentiam/ALDRABAVAM os Pais quanto aos Direitos de Subsídios Escolares. Algumas/uns até eram amigas/os !?!?!?!
.
.
? Porque é que será que este ano, 2004/05, o número de PEDIDOS DE DESLOCAMENTO AUMENTOU SEIS (6) vezes ?????????
.
.
Ver: “Junta confirma metade dos atestados médicos suspeitos”
.
in http://jn.sapo.pt/2005/01/13/sociedade/junta_confirma_metade_atestados_medi.html
.
“Em Bragança, dos 819 lugares existentes no Quadro de Zona Pedagógica, 441 (53,8%) solicitaram destacamentos por condições específicas.
.
Um número que o sindicalista diz representar apenas MAIS SEIS (6) VEZES DO QUE NO ANO ANTERIOR.
.
Agora teme-se que o número até possa aumentar no próximo ano "visto que muitos estão a ficar deprimidos devido à ansiedade provo cada pelo atraso dos concursos".”
.
.
NOTA: Não posso dizer TODA a verdade. Mas dou a DICA: “Cá se fizeram cá se vão pagar”:
.
Só não posso dizer o que certos Putos me disseram. É que eles foram excluídos da Escola, por carência económica, MAS, a partir de 2002/03, 2003/04, FICARAM A SABER PORQUÊ.
.
.
.
.
.
-------------------------------------------
-------------------------------------------
.
E AGORA, SÓ PARA QUEM GOSTA DE LER:
.
-------------------------------------------
-------------------------------------------
.
.
CURIOSIDADE (sobre ser um PORTUGUÊS em Greve de Fome):
.
SE FOSSE um CIDADÃO TIMORENSE ou do KOSOVO, os da ESQUERDA (em especial os INTELECTUAIS – deixam de estudar MATEMÁTICA (= Raciocínio) na 4ª Classe) -) já tinham feito um ESCABECHE-DO-CARÁLH…… contra os …… Americanos (Pimenta no Cú dos Outros a Mim Sabe-me a Refresco).
.
.
.
ÚLTIMA HORA (17.12.04): Libertado um GRANDE ESCRAVO de Braga (só ainda não foi o Mesquita.)
.
“O adeus político ao PADRE que liderou ASSEMBLEIA MUNICIPAL onde se LIA MUITOS JORNAIS ”
.
in http://jn.sapo.pt/2004/12/17/minho/o_adeus_politico_padre_liderou_am.html
.
.
Aqui em Braga, o ALTO NÚMERO DE ESCRAVOS Eternos é/era (!?) directamente proporcional ao ALTO NÚMERO DE PU.TOS Intitucionalizados em tudo quanto é Instituição de Acolhimento aos “Coitadinhos.”
.
.
EU: Muito, MAS MESMO MUITO AGRADECIDO aos Bandidos.
.
Se não fossem vocês eles….. até à ETERNIDADE!
.
.
.
E ainda, OUTROS ASSUNTOS ÚTEIS NESTE DOCUMENTO:
-----------------------------------------------------------------
.
.
--- Ajuda aos VELHOTES para DESCEREM ESCADAS. Só para os que NÃO acreditam em Deuses;
.
REPITO: Esta ajuda é só para os Velhotes QUE NÃO ACREDITAM em deuses.
.
.
--- Três PROPOSTAS DE MELHORIA:
.
1 - PêJóta (PJ), DIC’s noutros Distritos,
.
Muito, Muito Importante. É que a partir de 97, os Bandidos “secaram-lhes” as verbas. A eles, à GNR e à PSP. Porquê!?
.
? Porquê em NOVENTA E SETE (97) ?!?!?!?!?!?!?!?!?!
.
Ver: “LIBERDADE desde 25 de Abril de 1974. O que ninguém disse.”, dia 23 de ABRIL, em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html#119573
.
.
2 – FOTOS, - da Cintura para Cima - nas Igrejas, dos Elementos das IRMANDADES, COMISSÕES FABRIQUEIRAS, IRMANDADES, Confrarias, IRMANDADES, Misericórdias e IRMANDADES, etc, etc, etc, etc.
.
.
3 - Criação do MINISTÉRIO do “e_Páre” (IPPAR).
.
.
--- TOP SECRET:
.
.
QUEM É QUE manda na IGREJA Católica -- E -- no Partido COMUNISTA.
.
.
.
NOTA: PuXem um BoCaDiNhO P´la CaBeÇa.
.
.
“... depois ao prenúncio dos danos imensos que a RÚSSIA (Comunismo – o PAPÃO do Alberto João Jardim para enganar o Pessoal do Continente), com a ... Em 1917, ….
.
ninguém (**) poderia ter imaginado tudo isto:
.
os três PAROLINHOS de Fátima (a senhora dos que se dizem católicos) vêem, ouvem ...”
.
.
(**) os gajos católicos, que são uns coitadinhos, insistem que OS OUTROS NÃO SABEM NADA:
.
Ver: “E, depois de séculos em que se ensinou que "FORA DA IGREJA não há salvação",”
.
In “Morreu Teólogo Belga calado pelo Vaticano”, http://jornal.publico.pt/2005/01/03/Sociedade/S89.html
.
.
PS: Eu, em parte, admiro os Bandidos que ENGENDRARAM TODA ESTA GRANDE ALDRABICE. E disse em parte porque os Bandidos tinham todo o tempo do mundo para engendrar aldrabices deste quilate.
.
Só que não conseguiram prever que vinha aí a INTERNET. É a BiDa!!
.
.
--- Corrupção no FUTEBOL é uma MOEDA de 1 Cêntimo de Euro. Nas ESCOLAS e nas UNIVERSIDADES são duas NOTAS de QUINHENTOS (500) Euros.
.
.
E, finalmente, outro
.
.
--- TOP SECRET: Quem são as MAIORES ESCRAVAS SEXUAIS de Portugal (escolas, aulas, alunos, atestados médicos, ….)
.
.
.
DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS ASSUNTOS
----------------------------------------------------
.
.
.
DICA AOS VELHOTES Portugueses (Só aos ÍMPIOS – Os que NÃO acreditam em Deuses):
.
Foi ALGO QUE APRENDI durante a Greve de Fome.
.
.
A quem custar muito a DESCER AS ESCADAS, passem a descer DE COSTAS (ó pra trás). EXPERIMENTEM. E treinem. Treinem.
.
Nota Importante: Aos que acreditam em deuses não lhes ensinem isto senão ainda dizem que sois Filhos do Diabo. Eles que peçam ajuda às “BirGens”.
.
.
TRÊS (3) PROPOSTAS DE MELHORIA: P.J., FOTOS e “e_Páre” (IPPAR).
.
.
1 - Proposta de Melhoria UM (1): DIC´s da PJ noutros Distritos.
.
Criação de DIC´s (Departamentos de Investigação CRIMINAL) nos Distritos em falta.
.
Se repararem faltam NA MAIOR PARTE deles. EM ESPECIAL …X, Y e Z e W …, em muita, muita TERRINHA DO INTERIOR.
.
Vejam quais são em http://www.pj.pt/htm/dics/dep_inv_criminal.htm
.
.
Re-Lembro: A PJ é o MAIOR GARANTE DA LIBERDADE em Portugal. O resto, é PSEUDO-Conversa.
.
Exemplo CONCRETO de PSEUDO-Conversa (já cheira mal há 30 anos).
.
“A CULPA é sempre dos OUTROS. Nós somos COITADINHOS”
.
in “Ministro considera poder político fragilizado”
.
“O ministro Morais Sarmento e o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, estiveram ontem de acordo ao considerarem que o poder político é hoje mais fraco em relação a outros poderes, como a Comunicação Social, o poder judicial e o poder económico.”
.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=143237&idselect=90&idCanal=90&p=94
.
.
O MEU COMENTÁRIO a estes 2 Políticos sobre a BARBARIDADE que eles disseram:
.
i – Comunicação Social: Conheci “BANDIDOS-DE-CAFɔ, com a 4ª Classe, MAIS PODEROSOS que 10 (dez) JORNALISTAS juntos;
.
i-2 – Outra que me lembrei: Ao fim de 102 dias em Greve de Fome eles NÃO me encontraram!!!!! Sic, Sic, Sic.
.
Ou a Comunicação Social é MUITÍSSIMO FRAQUINHA ou os Pedófilos de Braga, mais os que os têm na MÃO, criaram uma Muralha intransponível à volta da Cidade, que impediu os Coitados da Comunicação Social de entrarem em Braga.
.
ii - Judicial: O Pessoal desta Área deixa de estudar Matemática na 4ª Classe. Um Pu.To, com o 9º ano, que ES-TU-DE Matemática, vale mais que um deles. Um ENGENHEIRO DE BASES DE DADOS, vale mais que 50 (cinquenta) deles.
.
iii - Económico: Por exemplo. A PT, Portugal Telecom, que movimenta investimentos na ordem dos SETE MIL MILHÕES (7.000.000) de Euros, nem consegue controlar uma FUNCIONÁRIA DE LIMPEZA DAS CABINES Telefónicas
.
Limita-se a chegar ao pé da Cabine, não faz a Limpeza, troca os Selos Comprovativos da Operação de Limpeza, com a NOVA DATA em que foi “cumprimentar” a Cabine.
.
De i, ii, e iii, CONCLUI-SE: Coloquem NO GOVERNO DESTE PAÍS, os “BANDIDOS-DE-CAFɔ, com a 4ª Classe, os Pu.ToS, com o 9º ano, que ES-TU-DEM Matemática e as FUNCIONÁRIA DE LIMPEZA DAS CABINES Telefónicas que vão “cumprimentar” as Cabines.
.
.
.
X – A Rede do Pré-Escolar está MELHOR SERVIDA NO INTERIOR;
.
.
E sobre o Interior, há MILHARES de EXEMPLOS:
.
.
1 – Rendas de Edifícios que o Estado Paga em que aquilo está às Moscas.
.
Ver: “Ministério vai fazer levantamento de património”, Economia, Jornal de Notícias, 19.12.04,
.
ou em, http://jn.sapo.pt/2004/12/19/economia/ministerio_fazer_levantamento_patrim.html
.
.
?!?!?!?!?! E TRINTA (30) ANOS DEPOIS, o Estado vai fazer, FINALMENTE, um Levantamento ……
.
.
2 – “O NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS do RMG/RSI caiu para menos de um terço nos últimos três anos no concelho de Arcos de Valdevez.”.
.
in “Beneficiários do Rendimento Mínimo NÃO "APRENDERAM A PESCAR" em Rio Frio”
.
in Jornal Público, Sociedade, Edição Impressa, 20.12.04, ou em http://jornal.publico.pt/2004/12/20/Sociedade/S05.html
.
.
E se calhar, o UM TERÇO QUE LÁ ESTAVA NA ALTURA, também já não está!!!
.
.
3 – “Construtores roubam granito do Parque do Gerês”, Terras de Bouro, Minho, Jornal de Notícias, 18.12.04
.
ou em http://jn.sapo.pt/2004/12/18/minho/construtores_roubam_granito_parque_g.html
.
.

Já chega.
.
.
E O PROBLEMA é os CITADINOS serem um BANDO DE PALERMAS.
.
Chamam “PAROLOS” ao Pessoal do Interior, porque é a LADAINHA que os PSEUDO-Intelectuais (= Aldrabões) e os “Ladrôes-e-Ladras-de-Gabinete”, e os PSEUDO-DuquINHOS-de-BraganCa, e os PSEUDO-Católicos, lá do Interior lhes contam.
.
E como são Palermas, caiem que nem PATINHOS.
.
.
Os Citadinos deviam era chamar, o Pessoal do Interior de COITADINHOS – a 80% - 85% das Pessoas (uns porque preferem, outros não têm hipótese, outros que se fazem para não levar “cacete”) e, ……
.
…… chamar aos outros 15% a 20% (os PSEUDO-Intelectuais (= Aldrabões) e os “Ladrôes-e-Ladras-de-Gabinete”, e os PSEUDO-DuquINHOS-de-BraganCa, e os PSEUDO-Católicos,) de …..
.
…..GRANDES LADRÕES e ALDRABÕES deste País.
.
.
.
Y – Há centenas de Escolas da Primária só com um (1) aluno: 1 Prof 1 Aluno !?!?!;
.
Z – Centenas ou Milhares de USUCAPIÃS:
.
Usucapià 1 –
.
Setecentos Mil (700.00) Euros da Comunidade para Empresa Privada
.
“Câmara regulariza situação de Lanheses”
.
in http://jn.sapo.pt/2004/12/16/pais/camara_regulariza_situacao_lanheses.html
.
Teve que ser o TRIBUNAL DE CONTAS a dar por ela !?!?!
.
E ainda por cima, a Empresa Privada, GestinViana – é uma sociedade QUE TEM COMO ACCIONISTAS a
.
Associação Empresarial de Portugal (AEP) – cujo Presidente passou montes de horas, nas Televisões, em Blá blás e blás blás com o Carvalho da Silva (da CGTP) e a
.
Agência Portuguesa para o Investimento (API) –
.
cujo Presidente, NA FOTO, mais parece um Santinho do que um Economista

– Ver: http://jn.sapo.pt/2004/11/04/economia/api_endurece_criticas.html
.
.
Curiosidade: Estes em Viana QUISERAM IMITAR a Tesoureira da Câmara de Tondela:
.
“AUTARQUIA ( Tondela ) DEMITE BURLONA ” in Jornal Correio da Manhã, ou http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=68968&idCanal=10
.
.
Usucapià 2 –
.
"Paredes de Coura : Insalde recupera posse de monte após 18 anos de luta judicial"
.
In AgroNotícias, 10.7.2004 ou em http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2004/07/10c.htm
.
OU
.
“Junta de Freguesia de INSALDE vence batalha judicial após 18 anos (1986 - 2004)”
.
in Jornal Correio do Minho, Minho, Paredes de Coura, 11.7.04
.
.
W – No processo de colocação dos Professores havia Escolas em que 80% metia …… atestados de “doença”.
.
.
MADEIRA com 68 USUCAPIÕES. Os 68 DEPUTADOS do Governo REGIONAL.
.
AQUI A SOLUÇÃO É: Vendam a Ilha da Madeira, ….
.
…….com todo o recheio, POR UM (1) EURO aos INGLESES.
.
.
ÚLTIMA HORA (20.12.04): Após 100 dias sem comer TIVE UMA IDEIA.
.
Gostava de IR À EMBAIXADA DA IRLANDA falar sobre os MÉDICOS INGLESES e os MOÇOS IRLANDESES que morreram na Greve de Fome após SESSENTA E TAL DIAS depois.
.
Ver: http://www.bobbysandstrust.org
.
.
AÇORES com 52 USUCAPIÕES. Os 52 DEPUTADOS do Governo REGIONAL.
.
AQUI A SOLUÇÃO É: Vendam os Açores, …
.
…… com todo o recheio incluído, POR UM (1) EURO ao VATICANO.
.
.
Etc, etc, etc, etc, etc, etc, …….., 500 vezes.
.
.
NOTA IMPORTANTE: E se eu colocasse aqui, as notícias – SÓ OS TÍTULOS - que tenho (que é uma pequeníssima parte), SOBRE FRAUDES NOS BOMBEIROS, de várias Corporações do País, nem 10 páginas A4, me chegariam.
.
.
Se todo o DINHEIRO QUE AO LONGO DESTES 30 ANOS eles obtiveram de PEDITÓRIOS, SUBSÍDIOS, PAGAMENTOS DE SERVIÇOS, BAILES, RIFAS, SORTEIOS, DONATIVOS, de boa vontade ou mais ou menos “forçados”, etc, etc, etc, NÃO TIVESSE “FUGIDO”, …..
.
….. hoje em dia, OITENTA POR CENTO (80%) das Corporações de Bombeiros, teria CINCO, SEIS, SETE, ….., DEZ, QUARTEIS, novinhos, CADA UMA.
.
Perguntem aos Bombeiros que Valem a Pena. Sabem MIL VEZES melhor que eu.
.
.
Vejam também o COMENTÁRIO sobre os Bombeiros: “Se eu fosse o Secretário de Estado ainda dizia muito, muito pior.”
.
Na NOTÍCIA: “SNBPC: ministro Daniel Sanches demarca-se das acusações do secretário de Estado” em http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1211079
.
.
.
2 - Proposta de Melhoria DOIS (2): FOTOS DOS GAJOS em quem EU NÃO VOTO.
.
.
Já que os NOSSOS POLÍTICOS, aqueles em quem EU VOTO, se fartam de “Dar-a-Cara” – basta ver toda a Comunicação Social, PROPONHO:
.
Coloquem AS FOTOS, visíveis, na entrada das Igrejas de cada Freguesia, dos elementos das IRMANDADES, COMISSÕES FABRIQUEIRAS, CONFRARIAS, PROVEDORES e os outros das Santas Casas das Misericórdias (até me ARREPIO ao pronunciar esta última palavra) etc, etc, etc, etc, e outras coisas do género.
.
.
Últimas Descobertas (20.12.04):
.
1 – Segundo notícias saídas ultimamente, parece que COMEÇAM A SAIR DA TOCA.
.
2 – Aprendi nas PALAVRAS CRUZADAS que certas VESTES que eles usam nas Cerimónias se chamam OPA.
.
Como eu adoro brincar com as Palavras, saiu-me logo uma SIGLA:
.
.
O.P.A.S. – Organizações Pouquíssimo Abertas à Sociedade!!!! Ou seja, Muitíssimo Fechadas à Sociedade.
.
.
ASSIM, proponho que a FOTO, seja da CINTURA PARA CIMA.
.
.
UFA! UFA! UFA! (21.12.04): Até o ARCEBISPO de Braga COMEÇA a “Abrir-ús-ÓlhUs” !?!?!
.
“O Arcebispo de Braga lembrou ontem, em Barcelos,
.
que O TRABALHO DAS irmandades e confrarias NÃO PODE consistir apenas em
.
procissões e orações pelos mortos, DEVENDO TAMBÉM preocupar-se com a prática da verdadeira caridade.”
.
In “Arcebispo pede seriedade na ajuda aos pobres”, Jornal Diário do Minho, 21.12.04 .
.
.
.
PS e MUITÍSSIMO IMPORTANTE: Na entrada das UNIVERSIDADES também DEVIA LÁ ESTAR as FOTOS dos elementos dos SENADOS. Da Cintura para Cima.
.
.
É que, Portugal, é o País da Europa que mais CURSOS SUPERIORES TEM ( muuuuuuiiiiitas quintinhas) e o País está ……… podréRRIMO. (Em entrevista ao Veiga Simão no Jornal de Notícias)
.
.
21.12.04 – Se o ARCEBISPO “AbriU” os REITORES das U’s e os PRESIDENTES dos I’s TAMBÉM PODEM.
.
E assim já VÊEM a quantidade de MÚMIAS DOUTORADÍSSIMAS, completamente PETRIFICADAS, que nunca estudaram MATEMÁTICA NA P. da vida, que PARASITAM nos Senados.
.
.
PSD_MI (PS_Depois_Muito Importante): Eu quando voto NÃO VOTO nestas duas categorias de fotografados
.
.
.
3 - Proposta de Melhoria TRÊS (3): Criação do Ministério do “e_Páre” (IPPAR).
.
IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico.
.
.
A minha proposta é simples. CRIEM O MINISTÉRIO DO Instituto Português do Património Arquitectónico.
.
.
DUAS NOTÍCIAS, entre muitas:
.
1 - “IPPAR acusa bispo pelo atraso na Sé”
.
Jornal de Notícias, 16/12/2004, ou em http://jn.sapo.pt/2004/12/16/pais/ippar_acusa_bispo_pelo_atraso_se.html
.
.
2 – “Sinos restaurados e com novas melodias”,
.
Jornal Diário do Minho, 10/12/2004, ou em http://www.diariodominho.pt/index.php?pag=noticia_detalhes&recordID=18185
.
.
Isto do GOOGLE, www.google.pt , é um autêntico MILAGRE. Olhem OUTRAS NOTÍCIAS:
.
3 – “Câmara de Miranda do Douro “borrifa-se” para o IPPAR”.
.
“A Câmara, porém, continuou com as obras como se nada tivesse acontecido.” in http://www.bragancanet.pt/voznordeste/complecta.php3?id=3704
.
É caso para dizer: Na terra dos “PSEUDO-DuquINHOS-de-BraganCa”, eles faZem o que querem.
.
.
4 – O Marquês de Pombal , O Partido COMUNISTA (PCP) e o …. IPPAR:
.
“Prédio no centro de Lisboa foi deixado ao abandono pelo PCP”.
.
In Jornal Público, 11.7.2003, ou em http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1156650&idCanal=59
.
.
5 – Até Padres AMERICANOS!
.
“A piscina da discórdia”
.
in BLOG “O Castelo” em http://o.castelo.vai.nu/archives/000600.html
.
.
.
Muito Importante: Este Ministério deve ter, não um nem dois mas sim TRÊS (3) MINISTROS a funcionar em “Paralelo” e ainda, um COORDENADOR-dos_TRÊS.
.
Nota: O dinheiro que se poupa dará para pagar, prái para quinhentos, mil (500 - 1000) conjuntos “Três Ministros e um Coordenador”, a ganharem cada um, no mínimo, Vinte e Cinco Mil (25.000) Euros mensais.
.
.
.
.
TOP SECRET:
.
Os que realmente MANDAM na Igreja CATÓLICA ………
.
.
(e NÃO SÃO os Padres, nem os Bispos, nem os Arcebispos, nem os Cardeais, nem os Cónegos, nem os Monsenhores, nem os Cardeais Patriarcas)
.
……… são os MESMOS que MANDAM no Partido COMUNISTA. Ah, ah, ah, ah.
.
.
Basta OBSERVAREM-LHES os ROSTOS.
.
.
E se calhar, MUITOS DELES, (alguns não podem porque andam atrás de ….) por esta altura, estão numa Ilha Tropical, de “Papo-para-o-Ar”, a apanhar Raios de Sol, de volta de umas Gajas todas boas e jeitosas (comeram a SOPA e, mastigaRAM bem a comida. Não foram/são ESTÚPIDAS).
.
.
São ESPERTOS …
.
.
( para OS FILHOS, de 70% deles, UMA OFERTA:
.
“Equipa da Reitoria em VISITA DE ESTUDO às Aldeias de Crianças S.O.S.” em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_05.html#158694 )
.
.
e para os PAIS dos anteriores um LEMBRETE:
.
Lembrem-se que eu, A PARTIR DO DIA SESSENTA (60) da Greve de Fome, podia “FAZER-ME-DE-COITADINHO”.
.
Andava a arrastar-me pelas PAREDES, apoiava-me em dois GUARDA-CHUVAS, fingia que CAÍA em vários sítios com muita gente, nesta época de Natal, em que há muitas pessoas no Centro da Cidade, ia fazer-me de “FAZER-ME-DE-COITADINHO” para lá, etc, etc, etc.
.
Imaginam o que poderia começar a acontecer?
.
Sabem porque é que eu não fiz isso?
.
.
Isso. É que ao longo de anos que vi filhos muita castiços que não têm culpa que os Pais sejam uns Granda´s Fil-hos-da-Pu-ta.
.
.
E já me esquecia: Há “Bandidos-que-são-DUPLOS”. E estes tenho que os proteger bastante dos “Nanões-Cobardolas-e-ABUTRES”.
.
.
.
… Mas, DUAS (2), das muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiitaasss CONSEQUÊNCIAS são:
.
.
UMA – ( Futebol versus Escolas e Universidades):
.
.
E falando em termos de dinheiro pode ser que as PESSOAS JÁ VEJAM.
.
.
Toda a CORRUPÇÃO que existe no FUTEBOL vale uma MOEDA de UM ( 1 ) CÊNTIMO de Euro.
.
.
Toda a CORRUPÇÃO que existe nas ESCOLAS (em especial o Ensino -- NÃO -- Público) vale uma NOTA DE QUINHENTOS ( 500 ) Euros.
.
PERGUNTEM à Igreja Católica e ao Partido Comunista. NÃO PERGUNTEM aoS AlbertoS JoãoS JardinS.
.
.
E, toda a CORRUPÇÃO que existe nas UNIVERSIDADES e POLITÉCNICOS (em especial o Ensino -- SIM -- Público) vale -- outra -- NOTA DE QUINHENTOS ( 500 ) Euros.
.
PERGUNTEM à Igreja Católica e ao Partido Comunista. NÃO PERGUNTEM aoS AlbertoS JoãoS JardinS.
.
.
DUAS – (Professor-A-s versus Escravas):
.
.

Publicado por: As PROFESSOR-a-S das Escolas PrimáriAs, BásicAs e SecundáriAs, Púb’s e Priv’s, são ESCRAVAS SEXUAIS às janeiro 17, 2005 09:57 PM

São escravas sexuais e estão taralhoucas

Publicado por: anonimo às janeiro 17, 2005 10:15 PM

Janica,arranjaste mais um chato em lençol.

Ora lê lá isto e vê se aprendes:

O estado não é uma empresa

Os partidos rastejam procurando cativar votos com extrema falta de imaginação. Já se sabe, se não é gato é gata, que é como quem diz, se não voto no PSD voto no PS!
No meio da confusão resultante de um partido que detinha o governo e foi destituído por incompetência e outro partido herdeiro mas igualmente mal preparado para assumir os destinos da Nação, surgem alguns fogos de artifício que merecem ser analisados, quanto mais não seja tendo em vista a sua extinção a bem da pátria.
Falo concretamente desta súcia de gestores da treta que se arvoraram em paradigma nacional e fundaram o denominado Compromisso do Beato!
Como se a sabedoria política fosse qualquer coisa atribuível em exclusivo a rapazinhos profissionalmente cansados que de repente descobrissem que tinham algo a dizer em relação aos destinos do país.
Isto de se ter sucesso profissional não quer dizer que tal tenha reflexo na política. São coisas diferentes!
A política exige abnegação, dedicação à causa pública, experiência e bom senso. Não se aprende nas faculdades em mestrados comerciais quanto baste que ensinam teorias empresariais de fácil sucesso quando é só uma cabecinha que manda. A grande maioria dos gestores nacionais - e digo gestores, não empresários, que esses é que contam - só conhecem a gestão pelo corte, nada sabem de costura.
E quem são eles? Donde vêm? São gestorzitos aborrecidos nas suas empresas onde subiram depressa demais quer pelos favores que souberam retribuír quer pela passividade do sistema.
E estão aborreciditos porque a coisa já não lhes dá luta.
Então vamos todos ser ministros. Fala-se com o Lopes ou o Sócrates que até nos devem uns favorzinhos e a coisa arranja-se.
Mas os políticos, a bem da tal nação, devem ser profissionais, não contratados a prazo só para currículo. Se há coisa fundamental na política é o expurgar os pecados, redimi-los, nem que passem anos. Nada de politiquices de farol que depois se extingue.
Em política pouco se pode fazer para eliminar ou apagar os erros do passado, o Estado e os governos têm o dever de os assumir e arranjar maneira de os ultrapassar, honrando os seus compromissos. Por isto mesmo os políticos têm que ser profissionais ou então caímos numa de Uruguai sem bananas!
Os portugueses devem estar atentos a este tipo de contorcionismos de circo que só servem para engodar o voto.
Mas Portugal é Portugal e eu quase que aposto que ainda vamos comer muita bananita!

Publicado por: Átila às janeiro 18, 2005 12:35 AM

O Santos Silva é mesmo um zero. Nem para dizer mal vale a pena falar dele. Ninguém liga

Publicado por: dorival às janeiro 18, 2005 01:24 AM

Joana aquele Post do silêncio, está tão mau...que da minha parte só merece mesmo o SILÊNCIO, por isso reparou que nem uma linha escrevi.

É que... a sua cegueira..está a piorar..pois você ao esforçar-se por escrever em Português, altamente Elaborado, já não consegue perceber o Português que eu escrevo...que é o Português usado e Falado, por 9,999 Milhões de Portugueses, pois parece-me que ou você não me percebe, ou teima cegamente em teorizar, o óbvio, que se chama factor psicológico, que o poderá substítuir por factor mobilizador, factor anti-depressivo, etc etc,

ALIÁS CADILHE... TAMBÉM O RECONHECEU e acabou mesmo criticando a Má.. maneira desta Sagrada Aliança, lidar com a crise e a recessão, TENDO POR ISSO AUMENTADO A DITA CUJA !!!!!!!

Publicado por: Templário às janeiro 20, 2005 12:21 AM

Caro Átila

Gostei do que escreveu, mas achei-o algo suave..

Ninguém o comentou...eheheheh será que se engasgaram ?

transcrevo aqui uma parte em que lhe faltou acrescentar algo muito importante....
você diz:

...."E quem são eles? Donde vêm? São gestorzitos aborrecidos nas suas empresas onde subiram depressa demais quer pelos favores que souberam retribuír quer pela passividade do sistema.
E estão aborreciditos porque a coisa já não lhes dá luta. "

e eu acrescento:

Estes gestorzitos nalguns casos grandes figurões, são colocados no Governo, não para gerir a Nação, mas para fazer favores a quem os lá colocou. E que tipo de favores podem fazer ?

- Especialmente Leis, leis com virgulas, leis sem virgulas, leis que nunca foram regulamentadas, leis que interessam a certas empresas, leis que desculpam outras, leis que permitam roubar este zé povinho crédulo e indulgente !

Publicado por: Templário às janeiro 23, 2005 04:34 AM

Então, tudo bem?

Publicado por: Rocha às fevereiro 8, 2005 08:40 AM

.

Publicado por: play às fevereiro 10, 2005 08:41 AM

.

Publicado por: play às fevereiro 10, 2005 01:02 PM

.

Publicado por: texa às fevereiro 12, 2005 05:56 PM

.

Publicado por: tex às fevereiro 12, 2005 05:59 PM

.

Publicado por: phen às fevereiro 14, 2005 03:07 PM

AUTHOR: empire
EMAIL: hcek@alataviss.com
IP: 80.58.34.237
URL:
DATE: 02/24/2005 09:21:12 AM

Publicado por: empire às fevereiro 24, 2005 09:21 AM

AUTHOR: empire
EMAIL: 35@rosco.com
IP: 80.58.47.42
URL:
DATE: 02/24/2005 09:36:29 AM

Publicado por: empire às fevereiro 24, 2005 09:36 AM

,

Publicado por: slot às março 1, 2005 08:26 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)