« As Elites | Entrada | Défice Democrático »

janeiro 26, 2005

Compromisso de Mudança

Interessada em conhecer o programa do PSD, fui ao site do partido, fiz o d/l tal como lá estava indicado e comecei a lê-lo. Fiquei entusiasmada, e cada vez mais, à medida que o ia devorando. Tudo o que lá estava escrito me empolgava e correspondia ao que tenho aqui escrito frequentemente. Estava magnífico. O diagnóstico era perfeito e as medidas exemplares. Racionalizar, reduzir e simplificar o Estado e promover a liberdade de escolha dos cidadãos entre ofertas alternativas de prestação dos serviços públicos, sempre foram ideias que acarinhei. Sempre defendi que se devia trazer a responsabilidade para os modelos de decisão administrativa do Estado e redistribuir competências no Estado. A minha adesão era total.

Só que a partir do meio do documento (em pdf), após meia hora de leitura rápida, comecei a achar que havia ali algo estranho ...

Tenho que confessar que faço as coisas com demasiada rapidez e que provavelmente deveria ser mais ronceira a ler alguns documentos. Mas aquele era exaltante. Por exemplo, quem tinha escrito a parte sobre a reforma da administração pública percebia obviamente do assunto. Foi certeiro aos pontos fulcrais:

– proceder a uma identificação sistemática, ministério a ministério, da missão e tipo de intervenção que devem ter os respectivos serviços, eliminado decididamente duplicações e desperdícios de recursos;
– implementar novas técnicas de gestão pública, difundindo a prática da gestão por objectivos, nomeadamente ao nível dos serviços prestados;
– introduzir mudanças indispensáveis a uma maior eficiência organizacional;
– aproximar a Administração Pública dos cidadãos;
– simplificar métodos e processos de trabalho;
– motivar os funcionários públicos e agentes, mediante a definição clara de objectivos;
– premiar o mérito e a produtividade;
– melhorar e aumentar a utilização das tecnologias da informação, por forma a estabelecer práticas de “e-government”;

etc.

Foi quando cheguei à parte em que se propunha:

Reavaliar, no curto prazo, a utilidade funcional de todos os Institutos Públicos existentes (78 deles criados durante os seis anos de Governo Socialista ...que eu me questionei: Então isto não foi já encetado no governo de Durão Barroso? Calculo que ainda haja institutos a mais ... mas aquela referência aos 78 institutos criados pelo PS e aparentemente não extintos, deixou-me pensativa.

Continuei mais umas páginas, mas já com o sentimento que havia ali qualquer coisa que não batia certo. Nada que se relacionasse com a qualidade das propostas, que era óptima. Havia rigor, conhecimento dos factos e, acima de tudo, a sensação que emanava do documento de que fora feito por gente que percebia, e bem, de organizações administrativas e dos procedimentos e processos de reestruturação dessas organizações.

Foi então que tomei uma decisão que se revelou sábia: folheei a introdução, a que eu tinha dado menor atenção, porque normalmente só se escrevem aí banalidades e, entre essas banalidades, estava a assinatura do Presidente do PSD. Bem ... as assinaturas, nem os caixas dos bancos as sabem interpretar frequentemente ... mas não havia dúvidas ... o primeiro nome era José e o último Barroso! Então e o Santana?

Voltei ao site do PSD, revolvi aquilo tudo, e não havia dúvidas, aquele “Compromisso de Mudança” era o programa para as eleições de 2002!

Depois das imprecações que soltei por ter perdido quase uma hora com um documento ultrapassado, soltei outras imprecações que vou dar conta a seguir:

O que é que o governo de Durão Barroso andou a fazer? Onde é que está a desconcentração e a descentralização de muitos departamentos da administração pública e a redução da sua dimensão exorbitante, assim como das respectivas unidades, de modo a permitir a flexibilização das suas tarefas, a simplificação das suas estruturas e a responsabilização dos seus dirigentes?

Onde é que pára o sistema de Certificação da Qualidade dos Serviços Públicos?

Onde é que estão implementados os procedimentos para permitir que se detectem actos de má execução orçamental, gestão irregular, incompetência, desperdício ou clientelismo?

Onde é que estão os mecanismos destinados a recolher permanentemente a opinião dos utilizadores, tendo em vista a correcção de deficiências?

Onde é que foi alterado o regime da função pública, por forma a permitir a melhoria do processo de recrutamento, o reforço e simplificação da mobilidade interna e da intercomunicabilidade entre carreiras e o ensaio de novos e mais rigorosos critérios de avaliação do desempenho, centrados nos resultados e no mérito efectivo, tendo em vista a classificação e promoção dos funcionários?

Os lemas eram: Dinamizar, desburocratizar e tornar transparente. Perfeito! Onde é que estamos nós 3 anos depois?

É certo que os lobbies que se opõem à reforma da administração pública são fortes e têm apoios importantes, mas como foi possível o governo ter faltado ao “Compromisso de Mudança” de uma forma tão absoluta? É certo que Durão Barroso se revelou muito inábil na constituição do governo e na gestão da comunicação política, mas por que é que o PSD não conseguiu mobilizar as pessoas competentes, por exemplo, as que conceberam e escreveram o programa, para o implementarem na prática?

Recordando os factos, o que eu tenho assistido nestes 3 anos, foi ao distanciamento de algumas personalidades consideradas imprescindíveis, aos sucessivos tiros no pé dados por Pacheco Pereira que pretendia, insensatamente, que medidas tão profundas e contestáveis fossem levadas à prática sem coligação, por um partido sem maioria na AR; a dois anos de governo cinzento que, em vez das reformas profundas que eram o seu “Compromisso de Mudança”, utilizou paliativos; à saída de Durão Barroso para um cargo que certamente prestigia o país, mas que deve ter constituído um alívio para ele; a 4 meses de um governo morto à nascença.

E foi pena ... aquele programa estava muito bem concebido e escrito!

Apenas cometi um erro: os programas devem ser lidos antes das eleições ... 3 anos depois causam uma enorme sensação de mal estar.

Publicado por Joana às janeiro 26, 2005 07:49 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105400

Comentários

Valha-nos ao menos os laivos de honestidade de Joana!
Em suma, o que nos revela agora Joana, que aliás toda a gente já sabia, só ela não, é que Barroso é um aldrabão, daí a sua saída precipitada(uma vergonha para quem o escolheu para a Europa), que afinal não existe a retoma, e que o País agora em vez da tanga vai nú!
Decididamente, de quem deve queixar-se Santana? É de na sua desmedida ansia de poder a qualquer custo, não se acautelar com a "porcaria" que lhe deixaram "debaixo do tapete".
Até por essa nigligência, a par das trapalhadas que promoveu, não tem de facto condições para governar Portugal!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 26, 2005 08:24 PM

Tem toda a razão, Joana: os programas devem ser lidos antes. Depois são só desilusões

Publicado por: Diana às janeiro 26, 2005 08:31 PM

Amigo E. Oliveira, olhe que a Joana critica o Durão por não ter tomado medidas com as quais você estaria em mais desacordo.

Publicado por: Coruja às janeiro 26, 2005 08:55 PM

Onde é que pára o sistema de Certificação da Qualidade dos Serviços Públicos?

Que é isso ? quem inventou ou deseja inventar tal enormidade ?

Publicado por: Templier às janeiro 26, 2005 09:05 PM

Afinal está desiludida?

E foi pena ... aquele programa estava muito bem concebido e escrito!
?????????
eheheheh

Mas lá minha tasca, a gente na lê estas merdices dos programas e já sabemos o futuro deles...lixo, portanto só você não conhece a expressão mais usada em Portugal ( por exemplo em França não se usa ) :
- É SÓ PARA INGLÊS VER !

Publicado por: Templário às janeiro 26, 2005 09:12 PM

30 anos de governos neo-liberais (PS, PSD,CDS/PP e combinações de uns e outros) e ainda há pessoas que vão procurar os programas destes partidos. Como é fácil enganar tolos...Bastam afinal papas e bolos! Prometam senhores, prometam que ainda há anjinhos à espera das vossas promessas.

Publicado por: elmano às janeiro 26, 2005 09:58 PM

Pois, temos que voltar à democracia avançada a caminho do socialismo.

Publicado por: David às janeiro 26, 2005 10:04 PM

Lembrar coisas tristes. Ainda ontem mostrou aquela caricatura do Bordalo sobre antes e depois

Publicado por: Filipa Sequeira às janeiro 26, 2005 10:12 PM

O poster do Bordalo era mais entre o dia e o depois. Não devia haver campanha eleitoral. No dia serviam o melhor que podiam ao eleitor e depois sevia

Publicado por: Coruja às janeiro 26, 2005 10:19 PM

O que tá mal feito é deixarem estar o programa antigo na altura das novas eleições. Um gajo engana-se, lê aquilo e até pensa que é o programa actual.
Também tanto faz. Vai tudo dar ao mesmo

Publicado por: VSousa às janeiro 26, 2005 10:34 PM

O zippiz ainda não apareceu? Não bastou o espalhanço do Louçã há dias, agora foi o Sporting eliminado.
E ainda por cima pelo Benfica

Publicado por: David às janeiro 26, 2005 10:56 PM

Joana subscreve totalmente as criticas habilidosas do parceiro de coligação CDS ; não há como nos assumirmos...

Publicado por: zippiz às janeiro 26, 2005 11:05 PM

Afixado por: Coruja em janeiro 26, 2005 08:55 PM
Pois a Joana critica de facto, e só agora, o Dr D.Barroso, porque lhe dá jeito!
Então o que andou a dizer, e a apoiar a Joana durante este tempo todo, em que foram pedidos ao povo português sacrificios enormes, com repercursões terríveis no aspecto social dos cidadãos?
Apoiou o discurso da tanga, e das mentiras prometidas do Sr Barroso, que tanto criticou, e bem, a fuga de Guterres, mas à primeira possibilidade "deu ares de vila Diogo", porque sabia que não podia cumprir com o que prometeu.
Agora que o referido fugiu para Bruxelas, a Joana tenta com este discurso manhoso, tenta arranjar desculpas para o Dr Santana Lopes...
Essa é a intenção escondida da Joana, que tem, sem saber o "rabo de fora"!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 26, 2005 11:34 PM

Do PS e do PSD (ao Zippiz) :
.
Veja como consegue ler isto, com facilidade:
.
Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das lertas
nas pavralas não tem ipmortnacia qsuae nnhuema. O que ipmrtoa é que
a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal cetro. De rseto, pdoe
ler tduo sem gardnes dfiilcuddaes... Itso é prouqe o crebéro lê as
pavralas cmoo um tdoo e nao lreta por lerta.
È msemo veadrde !

Publicado por: asdrubal às janeiro 26, 2005 11:36 PM

caro asdrubal ,
parece que tem "um amigo" na presidência do BCP !

Publicado por: zippiz às janeiro 26, 2005 11:41 PM

Se lerem os textos que eu tenho aqui escrito sobre as políticas que deveriam ser adoptadas, disse sempre a mesma coisa.
Durante o governo de Durão Barroso fartei-me de criticar a política financeira e económica desse governo, nomeadamente a ministra das finanças.
A diferença é que eu critiquei-o por não tomar as medidas que se impunham. À esquerda dele, criticavam-no por querer tomar as medidas que afinal não teve coragem de tomar.

Todavia, perante a alternativa daqueles que continuam sem perceber os desafios que se colocam actualmente ao país, sou obrigada a uma escolha. E como escrevi outro dia: não vou escolher o que quero, porque não há; vou dificultar a escolha do que não quero.

Publicado por: Joana às janeiro 26, 2005 11:45 PM

zippiz: então o seu clube veio ao meu bairro perder com o clube daqui?

Publicado por: Joana às janeiro 26, 2005 11:48 PM

asdrubal em janeiro 26, 2005 11:36 PM:
Deve ter sido assim que eu li as 60 páginas em meia hora. É claro que houve coisas ... pelo meio ... que escaparam.

Publicado por: Joana às janeiro 26, 2005 11:50 PM

zippiz em janeiro 26, 2005 11:05 PM:
Ao criticar o governo, critico a coligação e não apenas o PSD, embora seja evidente, e o Portas tem jogado nisso, que, em média, as prestações dos ministros do PP estiveram acima das do PSD.
Mas neste governo, por exemplo, o PSD tinha 2 boas figuras, como o Mexia e o Aguiar Branco, nomedamente o primeiro.

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2005 12:01 AM

Ah...Joana, o Dr Mexia, o tal que aparece agora e rápidamente com o TGV!
Lamentavelmente foi logo escolher o mais demagogo dos ministros do PSD!
Ainda por cima um ministro que vai contra o programa, que pareceu tão do seu agrado, com essa medida!
Lembra-se da promessa do Dr Barroso que enquanto houver uma criança a passar fome não haveria TGV?

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 27, 2005 12:19 AM

Ó Joana, isso é um ministro hiperactivo. Nós precisamos de alguéma mais calmo

Publicado por: Arroyo às janeiro 27, 2005 12:50 AM

O Mexia, o tal que quer mexer nos apoios aos desgraçados das misericórdias?

ainda bem que a Igreja está lá, até eu apoiarei a Santa Igreja Apostólica Romana contra os Bárbaros, liderados por Mexia.

Bem no fundo mexia, mas já não mexe... eheheheh

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 12:53 AM

O Mexia quer mexer nos apoios aos desgraçados das misericórdias?
Não sabia. Mas o ministério dele não tinha nada a ver com as misericórdias

Publicado por: Sa Chico às janeiro 27, 2005 01:00 AM

Houve um comentário meu que se perdeu, mas volto a colocá-lo.

Sobre este post de Joana, falta dizer o seguinte:

- As medidas não foram implementadas devido a :

O País estar na tanga e a culpa ser do Guterres

Guterres antes de partir, deixou instruções aos funcionários para não alinharem nas reformas. Logo culpa do Guterres.

- O déficit subiu para 5,5 % por culpa do Guterres.

- Não foi possível, pois as medidas eram para 4 anos e Sampaio correu com a malta. Logo culpa do Sampaio.

- Também não vai ser possível no futuro, porque o PSD, vai levar uma cabazada das grandes, logo a culpa é do povinho.

Do PSD/CDS é que nunca é a culpa, nunca mesmo.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 01:01 AM

Mexia diz que o Estado gasta 1500 milhões com 5000 instituições faça bem as contas e dará uma ajuda de uns 50 euros por pessoa/mês

Pois os milhões a dividir por 5000 dá 300 mil euros ou seja 60.000/ano a dividir por 12 meses dá 5000/mês para cada uma, agora vá a uma misericórdia e conte os acamados da 3ª idade e os restantes que eles dão de comer, beber, vestir e medicamentos e veja quanto dá por cabeça. é uma vergonha, 5000 nem os ordenados paga, nalguns casos nem daria para a renda se a Misericórdia tivesse que pagar.

Só por dizerem estas bacoradas, se nota bem que são uns PORCOS SUJOS, FASCISTAS ENCAPOTADOS PIORES QUE SALAZAR.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 01:07 AM

Prontos, já percebi. Quatro anos de Sócrates e depois um desgraçado qualquer do PSD com o discurso da tanga porque o défice já vai nos 20% e a Eurolândia, depois de 3 cartões vermelhos, prepara-se para nos correr para fora do euro, para desvalorizrmos o novo escudo para 30% do anterior valor.
É isso?

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 01:09 AM

Conheço uma misericórdia, cujo orçamento anual já ronda os 700.000 contos ou seja 3,5 milhões de euros, tem 200 funcionários e vive à rasca, pois o que a segurança social Ajuda/paga é uma miséria. E como as reformas dos pensionistas são miseráveis, já se pode calcular as dificuldades.

Esta gente da DIREITA, "pensa" em números, julgando que todos têm as necessidades básicas garantidas e portanto tem que se fazer cortes, mas esquecem-se que nunca cortam neles, é sempre nos miseráveis.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 01:14 AM

olha tás cá hectorzinho... já sabes pensar pela tua cabecita, ou és o nino mais novo da janinha ?

Olha, aprende bem com a Joana, para quando tiveres o País como gostas, teres que aprender a usar metrelhadora, pois os assaltantes serão tantos, que só sairás de casa, com 20 guarda-costas com metrelhadoras.

Aprende e lê sobre o que é uma sociedade e depois volta cá pra falar.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 01:20 AM

Eu podia responder: e tu tás a pensar pela cabeça do atilazinho? Mas como acho esse tipo de conversa muito estúpido e boçal, fico-me por aqui

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 01:27 AM

os meus comentários estão a ser censurados ?

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 02:06 AM

A submissão do seu comentário falhou pelas seguintes razões:

Por favor, corrija o erro no formulário abaixo e pressione o botão de Afixar.
????????

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 02:09 AM

Ele pensa pela cabeça dele, e eu não preciso de pensar pela dos outros, pois fui bafejado

pelas altas energias, mas reconheço que nem todos tiveram essa sorte !

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 02:11 AM

Ó Hector o nosso cérebro transmite sua informação neurónica através das baínhas de mielina, que conduzem os influxos electricos, ora há indivíduos que tem aquele sistema completamente desarranjado e como me custa imenso ver certos sistemas a falhar... olha, começa a coçar a cabeça umas 2 horas por dia que te fará bem, pois aumenta a circulação sanguínea, transmitindo mais oxigénio ao cérebro (logo mais energia) e verás que carburarás melhor.

PS- também deixarás de perder cabelo.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 02:19 AM

A perda de bainha de mielina que envolve o nervo origina vários sintomas, porque a transmissão dos impulsos nervosos é atrasada ou bloqueada, uma vez que tem agora de ser efectuada continuamente ao longo de toda a fibra nervosa. Uma área onde a mielina foi destruída é denominada lesão ou placa.

Publicado por: Templário às janeiro 27, 2005 02:23 AM

Já percebi. O Sócrates cortou o cabelo à escovinha, não coça a cabeça e a a circulação sanguínea diminuiu no cérebro.
Obrigado por esta lição de política, Templario

Publicado por: Coruja às janeiro 27, 2005 10:43 AM

Aprende-se muito aqui

Publicado por: Coruja às janeiro 27, 2005 10:44 AM

Joana,

Existem, serviços públicos que têm certificação de qualidade. Mas de que vale fazer uma coisa muito bem se essa mesma coisa é totalmente desnecessária?

Publicado por: Mário às janeiro 27, 2005 10:47 AM

Talvez haja organismos públicos que, por causa da actividade que têm, têm que estar certificados, mas eu penso que o programa do PSD se referia à generalidade dos serviços públicos, o que eu acho que deveria ser obrigatório

Publicado por: Hector às janeiro 27, 2005 10:58 AM

Ó pra'isto :
.
Freitas do Amaral,
.
E remata:
.
«Portanto, e em resumo, o que proponho é: não deixar de votar; votar no PS; e dar-lhe uma maioria absoluta. Tudo o resto servirá apenas para prolongar a agonia de um País que merece melhor sorte».
.
E esta ?!

Publicado por: asdrubal às janeiro 27, 2005 11:41 AM

Melhor do que eu pensava. Sempre pensei que ele sugerisse o BE.
Anda a fazer-se à presidência, mas não tem sorte. Está politicamente queimado.

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2005 12:42 PM

Mário em janeiro 27, 2005 10:47 AM:
Julgo que o Hector tem razão. Eu não ando muito a par da organização dos serviços públicos, mas não sei de nenhum com certificação de qualidade.
Há universidades certificadas pelas ordens repectivas. Mas, que eu saiba, apenas as certificações da Ordem dos Engenheiros merecem crédito.
Há empresas públicas certificadas, dada a actividade que exercem.

Publicado por: Joana às janeiro 27, 2005 12:47 PM

Freitas do Amaral para além de lúcido, pragmático e inteligente, dá o mote...
Agora haja bom senso!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 27, 2005 12:55 PM

Freitas do Amaral será lúcido e pragmático? O tipo que tirou o tapete a Balsemão e lixou a AD?

Bem, um tipo que tem andado a mendigar cargos é pragmático. Mas este é um nome fino. Há outros nomes que se dão a gente desta.

Publicado por: Novais de Paula às janeiro 27, 2005 01:53 PM

Qualquer camaleão é lúcido e pragmático caso se tenha travestido das minhas cores políticas. Se delas se afastar é um vira-casacas.

Publicado por: Emílio de Sousa às janeiro 27, 2005 03:49 PM

Bem observado, caro Emílio de Sousa

Publicado por: Diana às janeiro 27, 2005 04:16 PM

Claro como água,Emílio de Sousa. Frase curta, mas certeira

Publicado por: Susana às janeiro 27, 2005 04:40 PM

Os camaleões evoluem...nem todos para o lado negativo!
Os burros deixam-se ir na conversa...são burros!

Publicado por: E.Oliveira às janeiro 27, 2005 07:37 PM

E.Oliveira em janeiro 27, 2005 07:37 PM:
Os camaleões evoluem conforme as cores que os rodeiam. É sempre assim.

Publicado por: David às janeiro 27, 2005 08:53 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)