« Punir o Bota-abaixo Obstrucionista | Entrada | O Manto Habitual da Hipocrisia »

janeiro 02, 2005

Ano Novo

Neste início de ano venho aqui formular uma promessa, a mim própria e a quem me lê, gostando ou não: Não desisto.

Vou seguir a mesma linha que é a defesa intransigente do meu país, do seu bem estar económico e social e das políticas económicas e sociais que entendo serem as adequadas para sair da estagnação e enveredar pela via da prosperidade.

E faço-o, independentemente de motivações partidárias. Nunca estive, nem ambiciono estar, enfeudada a nenhum partido. Sempre prezei a minha liberdade de pensar e de dizer o que penso. Isso não é incompatível com, ao defender determinadas políticas, poder estar conjunturalmente, por esse facto, a favor de um dado partido e contra outro. Ou mesmo estando em desacordo com todos, ser obrigada a optar pelo mal menor. Mas mesmo quando aceito o mal menor, não entoo loas ao mal. Mal é sempre mal. Combaterei assim o mau e o péssimo, mas saberei hierarquizá-los.

Continuarei a criticar, venham donde vierem, a hipocrisia, a demagogia, as falácias dos vendedores de ilusões, a mesquinhez mórbida, a inveja sórdida e tudo o que tem contribuído para que Portugal esteja na situação actual. Ridendo castigat mores continuará a ser a minha divisa predilecta, mesmo quando me escasseia o engenho para a usar como gostaria.

Tentarei manter o ritmo de um texto por dia. Mais que isso não é compatível com a minha vida profissional e familiar. Portanto tentarei encontrar um equilíbrio entre manter este blogue vivo e evitar cair na banalidade da repetição, para onde seria forçosamente arrastada se enveredasse pelo frenesim destas últimas semanas.

Tentarei manter o mesmo rigor de análise e a mesma defesa da verdade, como até aqui. Não pactuarei com boatos nem com as “piadas de caserna”. A maioria dos blogues portugueses vive da graçola fácil, superficial e baseada, na maioria das vezes, em boatos. Em vez de chalacearem à mesa da pastelaria ou do café, é mais modernaço contarem as mesmas histórias simplórias, chocarreiras e falaciosas na net. Fazê-lo na net, até lhes confere um cunho de veracidade que pode iludir ingénuos, mas que visa, principalmente, quem a priori quer acreditar, quaisquer que sejam os argumentos e a sua fundamentação e veracidade. É cavaqueira estéril de pastelaria para ociosos frequentadores de pastelarias.

Sempre que julgar oportuno, devido a efemérides ou por outro motivo qualquer, e julgar que tenha interesse em ser divulgado, continuarei a postar textos sobre assuntos históricos.

Nesta matéria seguirei os procedimentos que tenho utilizado. Total rigor na apresentação dos factos. Factos são factos. Se escrevo que Afonso Henriques conquistou Lisboa em 1147, não me sinto na obrigação de noticiar o local onde me certifiquei da data. É irrelevante. Nem os historiadores o fazem, quanto mais num blogue onde pretendo apenas partilhar, com quem me lê, alguns temas históricos que considero de interesse. O mesmo sucederá com enunciados de teoremas, definições ou matérias similares. O mesmo sucederá com textos coevos. Se eu, por exemplo, citar algum edital, missiva ou documento coevo, não me sinto obrigada a referir o livro ou site donde extraí a citação, para além da referência nominativa de editais, cartas ou manifestos. Eu assegurar-me-ei da fidedignidade dos textos. Quem tiver dúvidas sobre os mesmos que as tire.

Outro tanto não acontecerá com factos que julgue controversos. Nessas ocasiões citarei as fontes em conflito. Foi o que fiz, por exemplo, quando apresentei as 2 versões ligeiramente contraditórias do texto de Flávio Josefo em que ele falava sobre Cristo.

Na quase totalidade dos temas históricos que abordei, utilizei-os para fundamentar opiniões sobre temas actuais, políticos e sociais. Quer nesses casos, quer noutros, as opiniões e conclusões que emito são minhas. Opiniões não são factos. Se apresentar a opinião de outrem sobre um dado acontecimento, certamente que a referenciarei.

Quem tiver motivos para duvidar do rigor dos textos que eu redigir, que o faça, que eu discutirei a respectiva veracidade. Nunca me furtei a discussões.

Mas não voltarei a envolver-me em controvérsias sobre sites da net com frases semelhantes. Quando um auto-nomeado Inquisidor-mór da blogosfera cita um site, alegadamente reputado, cujas frases que transcreve são cópias absolutamente textuais de trabalhos da maior historiadora medieval francesa do século passado ou cita sites com transcrições idênticas a um trabalho escolar executado há 12 anos, eu pergunto-me se esta controvérsia não será completamente estulta e desfasada da realidade que vivemos. Se entidades conhecidas e reputadas colocam textos na net sem o “rigor académico” de uma dissertação de doutoramento, só por malevolência se pretenderá exigir isso de mim.

E quem quiser ser malevolente, que o seja, pois não posso impedir.
Como escreveu Molière, no Tartufo, pela boca de Cléante:
«Hé! voulez-vous, Madame, empêcher qu'on ne cause?
Ce seroit dans la vie une fâcheuse chose,
Si pour les sots discours où l'on peut être mis,
Il falloit renoncer à ses meilleurs amis.
Et quand même on pourroit se résoudre à le faire,
Croiriez-vous obliger tout le monde à se taire?
Contre la médisance il n'est point de rempart.
A tous les sots caquets n'ayons donc nul égard ;
Efforçons-nous de vivre avec toute innocence,
Et laissons aux causeurs une pleine licence

Publicado por Joana às janeiro 2, 2005 09:25 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105350

Comentários

:-)

ainda bem!!!

Um bom Ano Novo para si Joana!

Publicado por: Ch'ti às janeiro 2, 2005 09:29 PM

(...) Continuarei a criticar, venham donde vierem, a hipocrisia, a demagogia, as falácias dos vendedores de ilusões, a mesquinhez mórbida, a inveja sórdida e tudo o que tem contribuído para que Portugal esteja na situação actual(...)


que eu tenha dado por isso - e nos últimos 5 meses - não criticou a política de quem governou (santana) ou de quem fugiu de governar (barroso)

mas teve sempre tempo para criticar as oposições e o PR.

Publicado por: zippiz às janeiro 2, 2005 09:40 PM

zippiz em janeiro 2, 2005 09:40 PM:
E porque seria, zipppiz??

Publicado por: Joana às janeiro 2, 2005 09:53 PM

Também não estou, nem estarei, enfeudado a nenhum partido político. Sou livre, nesta matéria.
Também pretendo o bem-estar económico e social do país.
Portanto, para já, temos 2 pontos em comum.
Nada mau, nada mau, nos tempos que correm...

Desejo-lhe um Bom 2005!

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 2, 2005 09:55 PM

Afixado por Joana em janeiro 2, 2005 09:53 PM

porque Vc, normalmente, é mais SECTÁRIA do que qualquer crítico deste governo e maioria; tão só por isso. (vidé o seu post "o manto habitual do ...sectarismo)

Publicado por: zippiz às janeiro 2, 2005 10:04 PM

E também concordo, inteiramente, com os critérios que acima expôs.
Mais pontos em comum, portanto!
Muito bom!

Publicado por: Senaqueribe às janeiro 2, 2005 10:04 PM

zippiz em janeiro 2, 2005 10:04 PM:
Vejo que você não frequenta a blogosfera - Barnabés, etc.
Você pode não concordar com as minhas críticas. Mas certamente reconhecerá que as tento fundamentar. Nos blogues "de esquerda" você apenas encontra, no que respeita à política, e salvo raras excepções, piadas de caserna.

Publicado por: Joana às janeiro 2, 2005 10:13 PM

Senaqueribe em janeiro 2, 2005 10:04 PM:
Sempre procedi assim, e é assim que continuarei a proceder.
Verifiquei que não vale a pena argumentar com quem apenas procura a maledicência.

Publicado por: Joana às janeiro 2, 2005 10:15 PM

Afixado por Joana em janeiro 2, 2005 10:13 PM

...de vez em quando leio o Abrupto !

Publicado por: zippizz às janeiro 2, 2005 10:19 PM

Ora ainda bem que eu cá gosto muito da maneira franca com que esta casa escreve embora nem de longe nem de perto comunguemos os mesmos ideais.
Um 2005 cheio de coisas BOAS para esta casinha, muita paz, amor e solidariedade universal entre os homens de boa vontade.

Um abração do
Zecatelhado

Publicado por: Zecatelhado às janeiro 3, 2005 12:01 AM

Compleamente de acordo

Publicado por: Viegas às janeiro 3, 2005 12:52 AM

Janica acho-te um piadão quando falas contigo mesma através do Senaqueribe que também és tu. Mais um truque baixito.E depois o linguarejar é igual. E ainda Semiramis, jardins suspensos, Babilónia, Assíria, Senaqueribe, egípcios, é tudo a mesma história. Aqui é falta de imaginação tua, devias usar outro nick. Mas fazes bem, dá uma certa alegria a isto. Já o escreveres com a cara tapada evidencia a tua maneira de ser. Deve ser o único blog de autor incógnito (para alguns...).

Publicado por: Átila às janeiro 3, 2005 01:26 AM

Joana já não engana ninguém! nem sequer a ela própria

Publicado por: Anonymous às janeiro 3, 2005 02:45 AM

Bom ano, Joana, e que continui como até aqui

Publicado por: Jarod às janeiro 3, 2005 10:12 AM

Bom ano e sempre em frente.
E não ligue à canzoada

Publicado por: Cerejo às janeiro 3, 2005 10:41 AM

O Sampaio vai passar à história como o Presidente que ajudou a enterrar o país.

Publicado por: Mauricio às janeiro 3, 2005 02:41 PM

Irra, que a plagiadora continua a armar-se em vítima!
Ó criatura: ninguém chamou "reputado" ao site em questão. Mas se as passagens que lá estão foram copiadas e também se encontram no "seu" post, o que faz isso de si senão uma vulgar ladra? Tenha vergonha, por favor, que tanta mentira já enoja.

Mas o que é isto: "sites com transcrições idênticas a um trabalho escolar executado há 12 anos"?
Que "transcrições" são essas, afinal? E, mais uma vez, que provaria tal coisa, para lá de uma nova cópia sua?
As passagens que citei do site da Faculdade de Ciências não estão, repito, não estão nos Boletins da Sociedade Portuguesa de Matemática que citou como suas únicas fontes!
Pare mas é de chamar idiota a quem a lê, por favor.

Publicado por: Luis Rainha às janeiro 3, 2005 03:33 PM

Calma Luis Rainha. Só os imbecis ainda não perceberam que Joana é a Semiramis do copy&paste

Publicado por: Anonymous às janeiro 3, 2005 04:43 PM

Tem sido um fartar de rir com a irritação deste estronço. Ainda não percebeu que está a pregar aos herejes.

Publicado por: Coruja às janeiro 3, 2005 04:56 PM

E com o amigo dele que é tão zero, que nem tem nick!

Publicado por: Coruja às janeiro 3, 2005 04:57 PM

Este Luís Rainha deve ser estúpido. Em vez de atacar esta reaças por aquilo que ela escreve, anda a disparatar há séculos por causa de uma coisa que ninguém lhe liga nenhuma e que todos fazem na net.
As teorias desta gaja têm que ser combatidas. E estas teorias não as andou ela a plagiar de sítio nenhum.
Quem se importa que por causa de uns gajos de há qyuase mil anos, ela andou a transcrever da net ou doutro sítio qualquer.
Claro que bebeu em algum lado. Nenhum de nós assistiu àquilo.
Este tipo deve ser doente

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 3, 2005 05:30 PM

Diz-se ele de um blogue de esquerda. A esquerda deve combater os argumentos da direita e não andar com discussões de chacha.

Publicado por: Cisco Kid às janeiro 3, 2005 05:33 PM

Cisco: normalmente não gosto dos seus comentários por serem excessivos. Mas acho que agora tem razão. A direita combate-se com argumentos e não com guerras sem sentido.
O Rainha, com esta trica sem sentido, só está a trabalhar para a promoção do Semíramis.

Publicado por: vitapis às janeiro 3, 2005 06:13 PM

Joana: põe-te a pau, que já andam por aí outros malandros a copiar o esforço do teu cerebrozito! Vê lá que até se dão ao trabalho de traduzir o teu suado trabalho sobre Les Rois Maudits para francês! É um malandro, este Jean Brillet...

"La mort rapide de Marguerite, dans sa prison, permit à Louis de se remarier avec Constance de Hongrie, mais il n'en eût qu'un enfant posthume, Jean 1er, lequel ne vécut que cinq jours."
"Como a mulher (Marguerite) morrera em cativeiro, casou-se novamente, mas apenas teve um filho póstumo, João I, que só viveu 5 dias."

"au-delà de l'affront fait à la famille royale, ce crime était une atteinte aux institutions du royaume plus encore qu'à la morale: il mettait tout simplement en péril la dynastie capétienne."
"Para além da afronta à família real, do ónus da imoralidade que atingia, publicamente, pessoas da nobreza mais elevada, eram as próprias instituições e o futuro da dinastia que estava em risco."

"Mais Jeanne d'Artois, son épouse réhabilitée, ne lui donna «que» trois filles et aucun garçon."
"Todavia, a sua esposa reabilitada, Jeanne d'Artois, apenas teve 3 filhas e nenhum filho varão."

"os amantes sofreram um suplício terrível: cortados aos pedaços ainda em vida, o sexo deitado aos cães, decapitados no fim"
"Leur supplice fut épouvantable: dépecés vivants, leur sexe tranché et jeté aux chiens, ils furent finalement décapités".

De que se irá esta gentalha lembrar a seguir? Já nem deixam em paz uma honesta blogueira... cambada de invejosos!

Publicado por: Troll às janeiro 3, 2005 06:35 PM

Se eu escrever que houve uma revolução em 25 de Abril em Portugal, estou a plagiar.
Deve haver milhares de sites onde isso está.

Publicado por: censor às janeiro 3, 2005 07:04 PM

Bem, este não podia ser o melhor blog português se não tivesse também atrás (sim, atrás, não à frente nem ao lado) uma corja raivosa e sem escrúpulos.

Publicado por: Mario às janeiro 3, 2005 09:14 PM

Mario em janeiro 3, 2005 09:14 PM:
Obrigada pelo seu elogio, embora imerecido, pois há alguns bons blogues na blogosfera portuguesa. Não veja a blogosfera portuguesa pela amostra dos BdE e quejandos.
E cumprimentos pela sua coragem. Fazer-me elogios é um acto de coragem «blogosférica»!

Publicado por: Joana às janeiro 3, 2005 10:30 PM

Afixado por Joana em janeiro 3, 2005 10:30 PM

Joana,
não havia necessidade !

Publicado por: zippiz às janeiro 3, 2005 11:05 PM

CALEM O RAINHA. JÁ NINGUÉM O PODE LER. MANDEM-NO PARA OUTRA FREGUESIA. A IGNORÂNCIA DO HOMEM DO BE (BLOCO DE ESQUERDA) NÃO TEM LIMITES. MAS SE ELE É UM PUBLICITÁRIO, PORQUE É QUE JULGA QUE PERCEBE DE HISTÓRIA? É TUDO BASEADO EM PESQUISAS NA NET. SERÁ QUE TEM ALGUMA CREDIBILIDADE?
PARA MIM NENHUMA. ZERO. E A JOANA NÃO DEVERIA ALIMENTAR ESTA PSEUDO-POLÉMICA. O HOMEM NÃO É BOM DA CABEÇA E SÓ QUER APARECER. ISTO JÁ PARECE UMA VENDETA. E PONTO FINAL.

Publicado por: Pedro Antunes às janeiro 4, 2005 11:49 AM

MAS SERÁ QUE VOCÊ É BURRO DE TODO, ANTUNES?
O QUE É PRECISO PERCEBER DE HISTÓRIA PARA DENUNCIAR PLÁGIOS MAL DISFARÇADOS E ESCANCARADOS COMO OS QUE AQUI VIMOS? É SÓ COMPARAR AS CÓPIAS DA JANICA COM OS ORIGINAIS APONTADOS. QUE CONCLUSÃO MAIS PODE HAVER? ESTÁ TUDO LÁ, LETRA POR LETRA!
QUEM DENUNCIA É QUE "NÃO É BOM DA CABEÇA"? E QUEM COPIA, PASSA A VÍTIMA INOCENTE?
PARA QUÊ MISTURAR POLÍTICA COM UM SIMPLES CASO DE ROUBO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL?
E ALGUÉM PODE "APARECER" POR ESCREVER AQUI UMAS BOJARDAS? VOCÊ DEVE SER TÃO MITÓMANO QUANTO A JOANA! SE É QUE EXISTE MESMO... ESTÁ NA CARA QUE METADE DESTES "COMENTADORES" NÃO PASSAM DE MÁSCARAS COM QUE A "AUTORA" ESPICAÇA OS POUCOS INFELIZES QUE ANDAM MESMO POR AQUI!

Publicado por: Troll às janeiro 4, 2005 12:45 PM

Afixado por Pedro Antunes em janeiro 4, 2005 11:49 AM:
Mas que interessante. Não sabia que esse Rainha era um plagiador encartado

Publicado por: Coruja às janeiro 4, 2005 01:13 PM

Joana,

Parabéns pelo seu trabalho, que admiro. Um bom Ano para si.

Publicado por: julia às janeiro 4, 2005 02:27 PM

Bom ano e força!

Publicado por: L M às janeiro 4, 2005 06:45 PM


Cara Joana,
Admiro imenso o seu trabalho, Parabéns!
Bom ano e muita força para combater os sempre eternos "velhos do Restelo" portugueses.....
Bom Ano!

Ana Paula

Publicado por: Ana Matos às janeiro 6, 2005 06:14 PM


Cara Joana,
Admiro imenso o seu trabalho, Parabéns!
Bom ano e muita força para combater os sempre eternos "velhos do Restelo" portugueses.....
Bom Ano!

Ana Paula

Publicado por: Ana Matos às janeiro 6, 2005 06:14 PM

Ano Novo ideias novas, é o que lhe posso desejar !

Também poderá contar sempre comigo, para a desmentir das suas deturpadas afirmações e conclusões completamente cegas, apoiadas em ideias e teorias do início do século 20 e, não sei se já reparou, mas já vamos em 2005, já não há muros de Berlim, mas continuam a existir muros de deturpações.

Publicado por: Templário às janeiro 8, 2005 02:36 AM

É estranho ler quem escreve como seo muro não tivesse caído, lembrar-se que já vamos em 2005

Publicado por: Coruja às janeiro 9, 2005 03:09 PM

Feliz Ano de 2005!!

Publicado por: Ana [Lua] às janeiro 10, 2005 12:39 AM

Ninguém acredita que com o seu geniozinho, você desistisse!

Publicado por: soromenho às janeiro 12, 2005 02:59 PM

Ninguém acredita que com o seu geniozinho, você desistisse!

Publicado por: soromenho às janeiro 12, 2005 03:01 PM

Associo-me às felicitações e que continue

Publicado por: Ricardo Pereira às janeiro 13, 2005 01:38 PM

Parabéns atrasados

Publicado por: Emp às março 1, 2005 02:59 AM

Parabéns atrasados

Publicado por: Emp às março 1, 2005 02:59 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)