« Da Importância de um PEC | Entrada | Quando os não factos são notícias »

dezembro 28, 2004

Ucrânia, a Fronteira

Uma digressão geográfica

Ukraina significa confins, fronteira longínqua, e a Ucrânia, ela própria, constituiu sempre uma fronteira entre a Europa e a Rússia e estepes asiáticas. E essa fronteira passava por dentro da actual Ucrânia, como a história o mostra e os mapas seguintes o provam. E essa fronteira interna, foi a fronteira entre Iuschenko e Ianukovitch, entre a base de apoio de um e de outro, entre a Ucrânia mais europeizada e a Ucrânia mais russificada.

Para tentar explicar a clivagem existente entre as bases de apoio de Iuschenko e Ianukovitch, nada melhor que olharmos a evolução geográfica das terras actualmente constituintes da Ucrânia e sob que domínio estiveram.

Leste 1000.jpg

Vemos na viragem do milénio o Principado de Kiev, que russos e ucranianos reclamam com origem, e a costa sul dominada pelos petchnegos

Leste 1200.jpg

A geografia em 1200, mostra o desmembramento desse principado, durante os 2 séculos seguintes

Leste 1300.jpg

A continuação desse desmembramento em 1300, e a emergência da Lituânia. Os lituanos, que se tinham mantido pagãos apesar das cruzadas dos cavaleiros teutónicos, vão durante um século XIV, construir um extenso Estado onde a maioria da população não era lituana.

Leste 1400.jpg

Em 1386 Jaguelão, Grão-Duque da Lituânia, torna-se também Rei da Polónia. A partir daí estes 2 Estados ficam em união pessoal, mas governando-se autonomamente cada um. Foi durante o reinado de Jaguelão que os lituanos adoptaram, pouco a pouco, o cristianismo, e os cavaleiros teutónicos foram vencidos em Tannenberg.

Leste 1500.jpg

Se se observar o mapa referente a 1500, nota-se claramente a clivagem entre a actual Ucrânia ocidental, incluída no Reino Polaco-Lituano, e a Ucrânia Oriental, incluída nos principados russos e depois na Rússia. A sul, o que restou do domínio mongol, o Khanato da Crimeia. A Crimeia foi mais tarde, em meados do século XX, russificada, com a expulsão dos tatares. Provavelmente por isso ela é actualmente favorável a Ianukovitch. Estas fronteiras vão-se manter, com poucas modificações, até ao último quartel do século XVIII.

Leste 1700.jpg

No mapa relativo a 1700 vêm-se os territórios sob o domínio dos Hetman dos Cossacos, no limite entre as duas Ucrânias. Entretanto os Lituanos, povo numericamente muito reduzido, que haviam conquistado um domínio tão extenso, que colocaram o seu soberano no trono da Polónia, acabaram “engolidos” por quem tinham anexado!

Leste 1809.jpg

A partir daí, com o aparecimento de Pedro o Grande e o enfranquecimento do Reino Polaco-Lituano, vítima das disputas entre a sua nobreza irrequieta, a Rússia progride para o ocidente e, em fins do século XVIII, juntamente com a Áustria e a Prússia, repartem a Polónia. Neste mapa, relativo a 1809, no apogeu de Napoleão, vê-se o Grã-Ducado de Varsóvia, reconstituído por Napoleão, a seguir à derrota dos russos em Friedland e dos austríacos em Wagram. Após a queda de Napoleão, o Grã-Ducado de Varsóvia passou para o domínio russo. Esta situação vigorou até à Grande Guerra de 1914-18

A Polónia e a Lituânia só recobram a independência após a Grande Guerra de 14-18, embora a Lituânia tivesse sido incorporada na URSS em 1940. A Ucrânia teve uma curta experiência de independência no final da Grande Guerra de 14-18, mas foi rapidamente incorporada na URSS. A Lituânia e a Ucrânia recuperaram a independência com o colapso da URSS em 1990.

O futuro dirá que Ucrânia irá emergir do actual processo. Se a Ucrânia que esteve, durante quase um milénio, ligada à Europa oriental, que durante esse tempo foi os confins orientais da Europa, ou a Ucrânia que durante os 2 últimos séculos esteve dependente da Rússia. Ou se a Ucrânia se cinde em duas Ucrânias, Ucrânias que tiveram, ao longo da História, percursos tão diversos

Publicado por Joana às dezembro 28, 2004 12:08 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105344

Comentários

Sem querer retirar mérito à sua explicação em technicolor, parece-me que a resposta à dúvida que coloca no último parágrafo se encontra mais aqui:

http://www.eximb.com/download/en/economic/05_Foreign_Trade.pdf

Publicado por: (M)arca Amarela às dezembro 28, 2004 12:18 AM

Janica, que coisa tão deslavada e copiada de uma qualquer enciclopédia de segunda.Tás a perder qualidades, deve ser do vinho do Porto e da barriga de freira.E só dizes banalidades que até os palermas dos telejornais dizem. Que estopada! Vai já estudar e volta com coisas mais bem esgalhadas e copiadas...

Publicado por: Átila às dezembro 28, 2004 12:19 AM

http://www.elysiumgates.com/mt_olympus/histpandora.html

Janica, a tua Semiramis afinal é uma Pandora e tu és uma aldrabona, como se pode constatar do site acima.Ainda por cima recheado de vizinhos pornográficos. Shame on you!

Publicado por: Átila às dezembro 28, 2004 02:44 AM

Janica, encontrei isto na net. Podes explicar o que significa? E quem é o Paulo Querido? Ah, não, isso não precisas de explicar...


Queria agradecer-lhe a menção que fez ao que se passou com o meu blog.

Trata-se de um blog pessoal, onde só eu escrevo, que, para além da roda familiar, apenas 2 ou 3 amigos mais íntimos conhecem a existência e cuja única divulgação que teve foi no Expresso online onde, ocasionalmente, faço alguns comentários. Aliás, a maioria dos textos arquivados no Semíramis foram transcrições desses comentários.

Tenho uma vida profissional (para além da vida familiar) muito activa e não tenho tempo para intervenções muito frequentes.

Quando começou a avalanche de ordinarices, apaguei umas centenas de comentários. Como não tenho tempo de varrer permanentemente o blog, e de combinação com o Paulo, deixei andar, à espera que os vândalos (provavelmente foi apenas um, no máximo 2 ou 3) se cansassem.

Quem se cansou foi o Paulo que, uma noite, apagou mais de 1.500 comentários e me mandou um e-mail a avisar do que tinha feito.

Vou deixar estar uns dias o blog fechado aos comentários. Não acredito que quando reabrir o(s) vândalo(s) se canse(m).

Mas tenhamos esperança.

Mais uma vez obrigada.

Joana

Afixado por: Joana em outubro 27, 2003 10:23 AM
Caro Jorge,

Deveria procurar conhecer melhor os traços de personalidade e o perfil psicológico da autora do mui afamado "Semíramis".

Dado a sua postura egocêntrica quase doentia, acompanhado por uma inata mania de perseguição, é natural que esses insultos, esse boicote tenha sido executado de forma calculada pela própria autora. Que me melhor forma de chamar a atenção teria?

Promoveu o seu blog - tinha a necessidade disso - e aproveitou para fazer recair em si às atenções. Faz isso constantemente. É recorrente.

O porquê desta certeza? Porque a dita "vítima" declara não saber de onde partem os "ataques", mas de forma decisiva afirma ter a certeza de quem é a responsabilidade de tais actos.

Alguém no seu perfeito juízo iria perder tempo oferecendo uma crónica ao "sabotador"? Todos esses ataques foram um exercício de um narcisismo doentio. Até porque Joana é uma pessoa com existência física que várias pessoas conhecem...

Na WWW nem tudo que luz é ouro...

Afixado por: João que sabe quem é Joana em outubro 27, 2003 11:22 PM
O "comentador" anterior, que escreveu a coberto do anonimato (não colocou o e-mail) "esqueceu-se" de uma coisa: toda esta questão foi debatida ao longo de vários dias entre mim e o Paulo Querido, que assistiu à avalanche de imundícies. Este assunto não ficou circunscrito a mim, mas também teve a colaboração de "weblog-master".

Em qualquer dos casos, a prosa jesuítica do "comentador" anterior, e a altura em que foi feita, permitiu-me identificar quem foi o autor de tanta imundície. Não a pessoa em si, obviamente, mas o nick (ou um dos nicks) que ele usa no Expresso on-line.

Por isso valeu a pena.

Afixado por: Joana em outubro 28, 2003 10:28 PM

Publicado por: Átila às dezembro 28, 2004 02:52 AM

A energia que os átilas e zizzips empenham aqui é impressionante para as almas mortas que são.

Publicado por: Mario às dezembro 28, 2004 10:50 AM

Mario em dezembro 28, 2004 10:50 AM:
Eu não misture átilas e zizzips no mesmo saco: Zippiz é um sujeito educado que apenas está em desacordo comigo ... em tudo.

Publicado por: Joana às dezembro 28, 2004 12:48 PM

Esses mapas são muito interessantes. Na verdade as zonas que estiveram englobadas na Polónia e Lituânia votaram por Iutschenko e as outras pelo rival apoiado por Putin.
Excelente ideia.

Publicado por: Arroyo às dezembro 28, 2004 01:12 PM

É interessante "ver" como os países se formam

Publicado por: fbmatos às dezembro 28, 2004 02:42 PM

Ai Janica, que má que és. E agora também és Mário? Ou o Mário é só mais um parvito...

Publicado por: Átila às dezembro 28, 2004 02:51 PM

Não me admirava nada se a Ucrânia se dividisse por aquela fronteira de há 300 anos

Publicado por: bsotto às dezembro 28, 2004 05:42 PM

Ó Mário Janica Querido, indigna-te aí com esta pouca vergonha dos subsídios adiados, caraças. Escreve lá aí qualquer coisa mesmo plagiada!

Publicado por: Átila às dezembro 28, 2004 06:43 PM

o sr(a) Mário já se "meteu" 1-2 vezes com os comentários do zippiz mas ainda não percebi bem o que é que quer ;
que não exista esquerda, centro e direita ?
se é só isso ... estamos conversados.

Publicado por: zippiz às dezembro 28, 2004 07:59 PM

E o Iukonovitch não desarma. Deve estar à espera do apoio do Putin

Publicado por: Gustavo às dezembro 28, 2004 11:22 PM

Oh minha senhora, quanta pretensão, que aliás a distingue! Mas achará por acaso que não temos todos os interessados lido ao longo destes dias na imprensa os artigos em que se baseia? Não é por ir buscar os mapas históricos que, uma vez mais, deixa de nos dar um exemplo da sua triste postura intelectual. Tanta parra para tão pouca uva! Mas ainda se percebeu que o seu caso é caricato? Que monumento possidónio, o seu.

Publicado por: Vico às dezembro 29, 2004 01:23 AM

Mas ainda não se apercebeu?

Publicado por: Vico às dezembro 29, 2004 01:24 AM

Não me lembro de ter visto estes mapas em algum jornal

Publicado por: hanibal às dezembro 29, 2004 01:41 AM

Você não terá qualquer problema psíquico com a autora do blog?

Publicado por: hanibal às dezembro 29, 2004 01:43 AM

Afixado por zippiz em dezembro 28, 2004 07:59 PM

«o sr(a) Mário já se "meteu" 1-2 vezes com os comentários do zippiz mas ainda não percebi bem o que é que quer ;
que não exista esquerda, centro e direita ?
se é só isso ... estamos conversados.»

1º Eu é que não percebo a razão de não se ver uma afirmação pelo que ela é em si mesma, mas sim por aquilo que ela terá escondido em si. Deve ser uma invasão da semiótica nos comentários dos blogs...

2º Esquerda, direita e centro... existem?

Publicado por: Mário às dezembro 29, 2004 10:26 AM

Há uma doença na blogosfera. Há diversos bloguistas que andam como cães atrás da autora deste blogue.
Alguém me explica porque é que há esta perseguição?
Motivos políticos? Invejas? Mistura de ambos?

Publicado por: Diana às dezembro 29, 2004 10:49 AM

Afixado por Diana em dezembro 29, 2004 10:49 AM

A mentalidade na Inquisição ainda está bem viva em Portugal. Se alguns ainda conseguem argumentar outros apenas insultar. É o horror à diferença, à liberdade alheia. Mais que fruto de invejas, é algo que brota naturalmente de inseguranças pessoais. São casos bastante interessantes ao nível psicológico e, por razõpes politicamente correctas, ainda mal estudados.

Publicado por: Mário às dezembro 29, 2004 11:21 AM

Eis que a Joana se travestiu de Diana e Mário... Este país não avança enquanto há hipócritas que se vangloriam pelo trabalho feito por outros...

Publicado por: Mr Sensível às dezembro 29, 2004 03:31 PM

Afixado por Mr Sensível em dezembro 29, 2004 03:31 PM

Felizmente que não avança (recua) para a direcção para a direcção para onde o quer levar...

Publicado por: Mário às dezembro 29, 2004 04:38 PM

A Joana é uma pessoa interessante que mantem um blog de muita qualidade, e portanto a reiterada volúpia do «plágio» só pode ser um "botão de rosa" do Sr Luís Rainha. Mas tantos ?!

Publicado por: asdrubal às dezembro 29, 2004 05:51 PM

Estes mapas são de muito interesse. Não fazia ideia que a Lituânia tivesse tido tanta importância!

Publicado por: asser às janeiro 2, 2005 07:44 PM

Acho louvável uma pessoa esforçar-se por nos dar a conhecer a evolução da geografia de uma zona que muito poucos em Portugal conhecem, sabendo que vai levar com tanta pedrada, mandada por tanttos estúpidos e ignorantes

Publicado por: Joaquim às janeiro 6, 2005 02:51 PM

Estes mapas são muito instrutivos. Concordo com o amigo Joaquim

Publicado por: Amadeu às janeiro 8, 2005 10:10 AM

Belos Mapas

Publicado por: R de Carvalho às fevereiro 28, 2005 07:00 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)