« A Decisão em Democracia | Entrada | Prometemos o mesmo, mas ... »

dezembro 14, 2004

Divórcio de Conveniência

Como já era público e notório, PSD e PP vão separados às eleições de Fevereiro de 2005. Ao terceiro dia rubricaram um acordo que será uma mistura de um pacto de não agressão durante a peleja eleitoral e uma promessa de que, após as eleições, a única coligação possível, para qualquer dos dois partidos, será entre eles. Foi um divórcio por mútuo consentimento e com a cláusula irrevogável que não se casarão com mais ninguém, a não ser entre si.

Os meios de comunicação gastaram solas, pneus, gasolina, saliva e a paciência, a leitores e a telespectadores, durante estes 3 dias, perseguindo os líderes de ambos os partidos e conjecturando as hipóteses mais imaginativas, para as derrubarem logo a seguir. A TVI contratou mesmo, em vez de uma analista política, uma especialista em leitura labial, a Constança Cunha e Sá, que nos trouxe as matérias discutidas no almoço entre Portas e Santana, com um pormenor tal, que não deixa margem para dúvidas sobre a sua proficiência naquela matéria. Só lhe falta clarividência política.

Foi uma espera que enervou imenso os jornalistas e a oposição, perfilada, em sentido, entediada, sempre perto de qualquer carro de exteriores, na ânsia de intervir no instante imediato. Os jantares que Sócrates tem feito pelo país nem têm caído nada bem, tal era o receio de aparecer a comentar de boca cheia, circunstância que, como é sabido, liquidou politicamente Cavaco Silva nas eleições presidenciais.

Para não se tornarem monótonos e manterem as audiências, os jornalistas foram arquitectando cenários. Como o que sabiam era nada, era esta a matéria que utilizaram para construir os sucessivos cenários. O nada é uma matéria leve, dúctil, mas muito volátil. Ao fim do 2º ou 3º cenário, os jornalistas tinham que arranjar um bode expiatório para consecutivos cenários tão díspares e hílares – a culpa era da inconstância daqueles líderes cujo silêncio ora induzia os jornalistas a pensarem uma coisa, ora os induzia a pensarem o inverso. Aqueles dois líderes conseguiam ser mais trapalhões calados que quando falavam!

Finalmente os líderes falaram e o país ficou em «serenidade emocional».

Três posts atrás, em Dois Registos, eu havia escrito sobre a óbvia ida às urnas em separado. Aliás, o ataque de Paulo Portas a Jorge Sampaio e à sua alegada capitulação perante o lobby bancário e segurador era sintomático de que os dois partidos nunca se apresentariam coligados. Foi um ataque que se destinava ao consumo do seu eleitorado, sem preocupações com o eleitorado potencial do PSD.

Por isso as criticas de João Salgueiro, Silva Lopes e Fernando Ulrich a Portas devem ter sido lidas por este com um sorriso escarninho. Ele fez aquelas acusações exactamente para isso. Um importante nicho de mercado de Paulo Portas é constituído pelos descamisados, onde só fica bem uma querela com poderosos banqueiros.

Enquanto isso, Santana Lopes não pode ter aquele tipo de discurso, nem provavelmente o desejaria ter. O PSD depende demasiado dos equilíbrios da sociedade portuguesa. Santana Lopes vai apostar no eleitorado do centro. Por sua vez, a escolha dos grandes agentes económicos radicará no grau de confiança que Santana Lopes souber transmitir a empresários e a banqueiros. Neste cenário não cabem discursos como o de Paulo Portas.

Portanto, era absolutamente despiciendo os meios de comunicação gastarem solas, pneus, gasolina e saliva durante estes 3 longos e penosos (para eles) dias. Constança Cunha e Sá terá que se matricular novamente num Curso de Leitura Labial, mas ... Constança ... por favor, outro curso por correspondência, não.

Bastava sentarem-se sossegados, raciocinarem sobre os factos ... e tirarem as conclusões. É simples.

Publicado por Joana às dezembro 14, 2004 10:54 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105325

Comentários

ou seja :
um casal que se divorcia para casar em 20 de fevereiro !
faz lembrar os "divórcios" para maximizar benefícios fiscais em sede de IRS !
a direita nunca foi muito inovadora e criativa...

Publicado por: zippiz às dezembro 14, 2004 11:15 PM

zippiz em dezembro 14, 2004 11:15 PM:
«para casar em 20 de fevereiro !»

Você está assim tão confiante na vitória de Santana Lopes?

Publicado por: Joana às dezembro 14, 2004 11:21 PM

joana,
intenções, intenções ,
eles casados continuam ...
esta criativa "solução" da direita é a melhor imagem de que estão , de facto , conscientes da derrota que se aproxima .

Publicado por: zippiz às dezembro 15, 2004 12:26 AM

Janica, 2 artigozitos hoje, nada mau. Lá no "emprego" não fizeste népia. Quanto é que o Melo te paga? É que pela tua cara outro dia a olhares para ele cheia de olheiras deve pagar mal.Se precisares de ajuda diz! O Melo Despenteado até é porreiraço, chalado mas porreiraço...

Publicado por: Átila às dezembro 15, 2004 12:33 AM

Eu tinha melhor impressão da Constança Cunha e Sá. Afinal é uma tonta. Como é que uma gaja assim chega a Editora Política da TVI?

Publicado por: Ronaldo às dezembro 15, 2004 01:03 AM

Só para tomar conhecimento do assassínio da Constança Cunha e Sá valeu a pena entrar hoje...

" : - )))

ROTFL...

Publicado por: (M)arca Amarela às dezembro 15, 2004 01:16 AM

Janica, eu nunca leio aqui a tua propaganda do CDS, só leio os comentários para arranjar maneira de te deitar abaixo como pulha que és. Então agora é a Constança que não presta? Muito gostavas tu de estar no lugar dela, em vez de andares aqui a escrever para os pacóvios que te acham graça.És uma invejosa porquita, porque isso não se faz. Aliás ela come-te aos pontos, ao pé dela não vales um prego porque és ressabiada, apoiada pelo partido e fraquita de carácter.Assim não vais longe. E ainda bem, porque não fazes falta a não ser para as pessoas perceberem o que é bom e o que é política porca envergonhada. tem juízo e vê se cresces senão ainda chegas aos 45 e continuas frustrada e a chatear o marido, coitadito.

Publicado por: Átila às dezembro 15, 2004 01:57 AM

Não tive oportunidade de ouvir o comentário da D. Constança - logo sobre esse aspecto do comentário não me pronuncio. Todavia permito-me recordar que antes do discurso do Dr. Paulo Portas já algumas figuras do PSD (incluindo PSL) tinham vindo a público impingir a tese do governo despedido como resultado da pessão de "poderosos interesses" (o comentário de PSL a propósito da reunião do PS "num dos mais luxuosos hoteis da capital" é significativo).

Creio que atribui demasiada subtileza tática à campanha eleitoral do tandem PSD-PP (pseudo divorciados). A ideia que os inspira é bem mais simples: respeitamos o PR mas o governo foi vitima da sua vulnerabilidade às pressões dos interesses instalados. Entretanto vão se revezando nos ataques ao PR e insistindo nas virtudes da sua governação (p.ex. "foi graças ao orçamento deste governo que os funcionários públicos e os reformados foram aumentados mas os poderosos e o PR do PS não nos deixaram fazer mais pelo portugueses"). O objectivo último não é tanto ganhar mas sobretudo jogar para o empate (i.e. evitar uma vitória folgada do PS).

Só por esta total ausência duma ideia credível sobre o futuro do país já mereciam perder ...

Publicado por: Carlos às dezembro 15, 2004 05:01 AM

Pelo tom de muitos comentários neste blog já se percebe que, apesar das resmungadelas, vai tudo ordeiramente deitar o papelinho na urna, em 20 de Fevereiro, à espera de que, talvez, os porcos sempre consigam voar. Os toxicodependentes da nossa política partidária lá irão, compulsivamente, dar mais um "chuto" sem pensar que vão a caminho da "overdose"...

Publicado por: Albatroz às dezembro 15, 2004 08:50 AM

digo-lhe o oposto já por varias vezes defendi que era inevitável a coligação, não pela existência de um projecto político mas por uma questão de sobrevivência política do líder do PSD. Restava encontrar uma formula de conceber uma coligação sem ofender o PSD que garanti-se ao PP uma divisão de poder numa hipotética vitória e evita-se os ataques entre os dois partidos. Ora este não é um acordo pós-eleitoral mas um pacto de não agressão que se embrulha numa falsa não coligação.
Eles vão coligados e Sócrates vai dizer e fazer o obvio
Lagrima.blogs.sapo.pt

Publicado por: vitorjose às dezembro 15, 2004 10:35 AM

Há uma coisa, e uma só, que eu não perco no programa eleitoral do PS :
O que é que António Vitorino vai "tirar da cartola" em relação ao PEC e à «estabilização consistente» - consistente - do déficit público, sendo que nem sequer já um crescimento económico optimista é suficiente para inverter este estado de coisas. Pelo resto, nem voto.

Publicado por: asdrubal às dezembro 15, 2004 01:50 PM

Uma derrota de PSL é o que espera a "máfia" portuguesa constituida por BALSEMÃO+BELMIRO AZEVEDO, com os respectivos ramos adjacentes :EXPRESSO+PÚBLICO+SIC.

Na órbita circulam MARCELO E CAVACO.

O produto de plástico fabricado pelo Expresso+Sic+Público e que dá pelo nome de Sócrates dá cobertura ao "polvo" para surgir com rosto de legitimidade.

A vitória da "máfia" colocaria o país no "passado",quando o rumo é o "futuro".

PSL+PORTAS são os politicos do século XXI com condições para governarem,pois não há comprometimentos nem vicios como a geração da Abrilada está repleta.

Sócrates é uma cópia sumida do guterrismo e precisa ainda de tempo para se afastar dessa "imagem dialogante" que criou o pântano.

Assim sendo,folgo imenso com a actual decisão dos dois politicos da actualidade e do futuro e com o afastamento de Cavaco da Presidência da República,o que faz emergir a figura dum Mota Amaral para essa função.

Dia 20 de Fevereiro, os portugueses apostarão no futuro e não quererão voltar ao "déjà vu".

E este "já visto" tanto diz respeito à esquerda como à direita.

PARA A FRENTE PORTUGAL !!!!!!!

Publicado por: ZEUS8441 às dezembro 15, 2004 02:14 PM

Uma derrota de PSL é o que espera a "máfia" portuguesa constituida por BALSEMÃO+BELMIRO AZEVEDO, com os respectivos ramos adjacentes :EXPRESSO+PÚBLICO+SIC.

Na órbita circulam MARCELO E CAVACO.

O produto de plástico fabricado pelo Expresso+Sic+Público e que dá pelo nome de Sócrates dá cobertura ao "polvo" para surgir com rosto de legitimidade.

A vitória da "máfia" colocaria o país no "passado",quando o rumo é o "futuro".

PSL+PORTAS são os politicos do século XXI com condições para governarem,pois não há comprometimentos nem vicios como a geração da Abrilada está repleta.

Sócrates é uma cópia sumida do guterrismo e precisa ainda de tempo para se afastar dessa "imagem dialogante" que criou o pântano.

Assim sendo,folgo imenso com a actual decisão dos dois politicos da actualidade e do futuro e com o afastamento de Cavaco da Presidência da República,o que faz emergir a figura dum Mota Amaral para essa função.

Dia 20 de Fevereiro, os portugueses apostarão no futuro e não quererão voltar ao "déjà vu".

E este "já visto" tanto diz respeito à esquerda como à direita.

PARA A FRENTE PORTUGAL !!!!!!!

Publicado por: ZEUS8441 às dezembro 15, 2004 02:15 PM

Uma derrota de PSL é o que espera a "máfia" portuguesa constituida por BALSEMÃO+BELMIRO AZEVEDO, com os respectivos ramos adjacentes :EXPRESSO+PÚBLICO+SIC.

Na órbita circulam MARCELO E CAVACO.

O produto de plástico fabricado pelo Expresso+Sic+Público e que dá pelo nome de Sócrates dá cobertura ao "polvo" para surgir com rosto de legitimidade.

A vitória da "máfia" colocaria o país no "passado",quando o rumo é o "futuro".

PSL+PORTAS são os politicos do século XXI com condições para governarem,pois não há comprometimentos nem vicios como a geração da Abrilada está repleta.

Sócrates é uma cópia sumida do guterrismo e precisa ainda de tempo para se afastar dessa "imagem dialogante" que criou o pântano.

Assim sendo,folgo imenso com a actual decisão dos dois politicos da actualidade e do futuro e com o afastamento de Cavaco da Presidência da República,o que faz emergir a figura dum Mota Amaral para essa função.

Dia 20 de Fevereiro, os portugueses apostarão no futuro e não quererão voltar ao "déjà vu".

E este "já visto" tanto diz respeito à esquerda como à direita.

PARA A FRENTE PORTUGAL !!!!!!!

Publicado por: ZEUS8441 às dezembro 15, 2004 02:15 PM

Uma derrota de PSL é o que espera a "máfia" portuguesa constituida por BALSEMÃO+BELMIRO AZEVEDO, com os respectivos ramos adjacentes :EXPRESSO+PÚBLICO+SIC.

Na órbita circulam MARCELO E CAVACO.

O produto de plástico fabricado pelo Expresso+Sic+Público e que dá pelo nome de Sócrates dá cobertura ao "polvo" para surgir com rosto de legitimidade.

A vitória da "máfia" colocaria o país no "passado",quando o rumo é o "futuro".

PSL+PORTAS são os politicos do século XXI com condições para governarem,pois não há comprometimentos nem vicios como a geração da Abrilada está repleta.

Sócrates é uma cópia sumida do guterrismo e precisa ainda de tempo para se afastar dessa "imagem dialogante" que criou o pântano.

Assim sendo,folgo imenso com a actual decisão dos dois politicos da actualidade e do futuro e com o afastamento de Cavaco da Presidência da República,o que faz emergir a figura dum Mota Amaral para essa função.

Dia 20 de Fevereiro, os portugueses apostarão no futuro e não quererão voltar ao "déjà vu".

E este "já visto" tanto diz respeito à esquerda como à direita.

PARA A FRENTE PORTUGAL !!!!!!!

Publicado por: ZEUS8441 às dezembro 15, 2004 02:17 PM

O Cavaco afastado da Presidência da república?

Publicado por: adalberto às dezembro 15, 2004 03:21 PM

JOANA

Não tive culpa na repetição !!!!!

Publicado por: ZEUS8441 às dezembro 15, 2004 06:04 PM

Este site mudou de URL. Agora é http://www.semiramis.weblog.com.pt/ (tem o www antes).
Descobri isso ao fim de várias tentativas.
Ninguém avisou?

Publicado por: Diana às dezembro 15, 2004 06:16 PM

porque é que o "PARA A FRENTE PORTUGAL !!!!!!!" me cheira a bota da tropa ?

Publicado por: zippiz às dezembro 15, 2004 10:40 PM

Ficou esclarecido o seguinte:
- Em 20 de Fevereiro, se a maioria ganhar, o 1ºministro será PSL.
- Em 20 de Fevereiro, se assim for, o PP será ministro da defesa e do mar (ou outra pasta qualquer).
Afinal para que serviu descasarem-se agora?
Só serve para tentar dar a volta à cabeça das bases descontentes com o casório.
Presumo no entanto, que vâo ser poucas as que acreditam em mais umas quantas maningâncias.
A propósito, a Joaninha acreditará?

Publicado por: E.Oliveira às dezembro 15, 2004 11:01 PM

Pode V.Exa.,Senhora Joana de .... fazer um escrito sobre a venda de património do Estado por adjudicação directa e não em hasta pública, conforme notícia que hoje ouvi na rádio? Gosto de ler e de ouvir!!!!!

Publicado por: Manuel Marques às dezembro 15, 2004 11:26 PM

Pode V.Exa.,Senhora Joana de .... fazer um escrito sobre a venda de património do Estado por adjudicação directa e não em hasta pública, conforme notícia que hoje ouvi na rádio? Gosto de ler e de ouvir!!!!!

Publicado por: Manuel Marques às dezembro 15, 2004 11:27 PM

peço desculpa pela repetição

Publicado por: Manuel Marques às dezembro 15, 2004 11:28 PM

Dos Jornais:
o Ministério das Finanças esclarece que "a nova situação do Governo [de gestão] levou o ministro das Finanças e da Administração Pública a propor ao senhor primeiro-ministro e ao Conselho de Ministros que se deixasse de considerar a opção pela venda dos bens imóveis por razões de ética política e se decidisse privilegiar a operação do tipo de cessão temporária e locação operacional ['lease-back'], cujos detalhes estão em vias de conclusão".

As Finanças explicam que, porque não implica alienações patrimoniais por um Governo de gestão, a decisão de "lease-back" "apresenta um mais elevado grau de flexibilidade contratual tendo em conta a formação de um novo Governo Constitucional a sair das próximas eleições gerais".

Publicado por: Joana às dezembro 16, 2004 12:00 AM

É, de facto, muito «flexível»...

Publicado por: (M)arca Amarela às dezembro 16, 2004 12:56 PM

É flexível, é um processo a que empresas com dificuldades de tesouraria recorrem frequentemente, mas uma decisão destas não pode ser tomada e efectivada de repente. Se o governo achava que não conseguia cumprir o limite para o défice, deveria ter amadurecido este processo com o tempo necessário para que tudo fosse feito com rigor.

Publicado por: Joana às dezembro 16, 2004 01:07 PM

ZEUS8441 em dezembro 15, 2004 02:17 PM
Oh homem, será que você é do outro lado???
TVI/CORREIODAMANHÃ/SÁBADO....???
Que mal lhe terão feito os outros???
Ou é por causa da concorrencia!!!???

Publicado por: CaLoPeSi às dezembro 16, 2004 04:40 PM

.

Publicado por: Chips às fevereiro 20, 2005 02:39 PM

AUTHOR: hold
EMAIL: azad@work.com
IP: 211.252.105.249
URL:
DATE: 02/27/2005 09:07:47 AM

Publicado por: hold às fevereiro 27, 2005 09:07 AM

AUTHOR: hold
EMAIL: aza@work.com
IP: 203.190.254.9
URL:
DATE: 02/27/2005 09:09:09 AM

Publicado por: hold às fevereiro 27, 2005 09:09 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)