« Mário Soares diagnostica-se | Entrada | O Estranho Caso da RTP »

novembro 22, 2004

Cassandra ao Retrovisor

Mário Soares na sua alocução, quinta-feira à noite, no Porto, não fez apenas diagnósticos. Fez também profecias. Profetizou a possível ocorrências de «revoltas descontroladas ou rupturas que podem levar a aventuras, como aconteceu no fim da I República, dando lugar a uma ditadura obscurantista ... A integração na União Europeia defende-nos de aventuras militares, mas só uma consciência cívica nacional evitará outros perigos».

Há algo de similar entre as profecias de Mário Soares e as de Cassandra, embora seja uma similitude às avessas. Mário Soares é uma Cassandra vista pelo retrovisor.

Cassandra, filha de Príamo, Rei de Tróia, foi dotada com o dom da profecia. Todavia «meteu na gaveta» as promessas que, em troca desse dom, havia feito a Apolo. A punição divina foi pesada: Cassandra continuaria a prever o futuro mas sem poder convencer ninguém da veracidade das suas afirmações. Todo o drama de Tróia aparece pontuado pelas profecias desacreditadas de Cassandra: em vão avisou os troianos da desgraça que se abateria sobre a cidade. Avisou-os que Páris, seu irmão, deveria ser eliminado, pois se vivesse seria a causa da ruína da cidade; avisou-os que a viagem de Páris a Esparta traria desgraças (e ... ele trouxe Helena, raptada); avisou-os que se Helena não fosse devolvida, Tróia seria destruída; avisou-os que o cavalo de madeira deixado pelos Gregos às portas da cidade, como presente, não deveria ser trazido para dentro da cidade ... e ninguém, alguma vez, acreditou em quaisquer das suas profecias!

Na repartição do espólio da Guerra de Tróia, ela foi dada, como cativa, a Agamemnon, o rei de Micenas, para ser sua concubina. Em vão, numa derradeira e inútil profecia, Cassandra anunciou o que o futuro reservaria ao rei e a ela própria, se regressassem a Micenas: a morte às mãos de Clitemnestra, a rainha, e de Egisto, que havia substituído Agamemnon no tálamo real, durante aqueles 10 longos anos de ausência.

Mário Soares anda há anos a fazer profecias completamente inverosímeis, mas que são reverenciadas pelos meios de comunicação e políticos em exercício ou no desemprego. A maldição lançada pelo determinismo histórico, por Soares ter «metido o socialismo na gaveta», foi inversa à da punição divina sobre Cassandra: Soares debitaria profecias cada vez mais insensatas e, em contrapartida, os seus auditórios evidenciariam a mais cândida credulidade.

A inversão da imagem é visível no facto dos troianos deste outro extremo da Europa alegarem que, em vez de os avisar, foi ele próprio quem introduziu o cavalo de pau Frank Carlucci dentro das muralhas da cidade. Alegarem que depois da derrota, enquanto Cassandra foi violada por Ajax e levada cativa por Agamemnon, Soares violou as promessas que havia feito, liquidou politicamente o vencedor Eanes e cativou inexplicavelmente o cargo de PR. Alegarem que, enquanto Cassandra permaneceu sempre fielmente troiana, com Mário Soares nunca se sabe se ele está a ser grego, troiano, ou nem uma coisa, nem outra.

Cassandra, ao profetizar, tornou-se sempre uma das primeiras vítimas da recusa em acreditarem nas suas profecias. Mário Soares, ao profetizar, apenas vitimiza os crédulos que seguem as suas profecias.

Publicado por Joana às novembro 22, 2004 12:02 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105299

Comentários

O que há de comum entre Cassandra e Soares é que ambos são uma desgraça

Publicado por: jfpereira às novembro 22, 2004 02:22 AM

Mário Soares: ilustre representante de uma certa trupe de políticos cujo prazo de validade expirou mas que ninguém tem coragem de, abertamente, chamar caduca. Creio que ninguém já leva a sério discursos como este. Porque é que MS não se retira da cena política como o Alvaro Cunhal e o Ramalho Eanes ? A idade não perdoa e pode pregar partidas sobre quem tantos telhados de vidro tem.

Publicado por: Clovis às novembro 22, 2004 01:51 PM

Tá giro

Publicado por: Diana às novembro 22, 2004 01:55 PM

Mário Soares?
Ouvi falar, faz muitos anos.
Quem é? Porquê esta relevância com direito a dois comentários?

Publicado por: Manela às novembro 22, 2004 02:41 PM

Joana,
vc, com este post, vai juntar aqui o que de melhor há em termos de tralha anti-soarista ;
os blogs também servem para isto.

Publicado por: zippiz às novembro 22, 2004 10:24 PM

zippiz,

Vc (para usar o seu engraçadíssimo estilo Roberto Leal) tem todo o direito de achar que eu pertenço a um qualquer tipo de "tralha". Eu limito-me a achar que perdeu uma boa oportunidade de estar calado. Não é preciso picar o ponto todos os dias, sabe ?

Publicado por: clovis às novembro 23, 2004 12:21 AM

Afixado por: clovis em novembro 23, 2004 12:21 AM

Considere as intervenções de Zipipiz & Outros, SARL como uma missão, e verá que sim, é necessário assinar o ponto.
Nunca se sabe quem poderá ser catequizado.

Publicado por: Carlos Alberto às novembro 23, 2004 12:42 AM

Eu até gosto de passar aqui pela "catequese" de vez em quando. Acho que há pontos de vista interessantes e bem expostos e até simpatizo com a dita "SARL" ... Mas o último comentário do Zippiz de certeza que não se inscreve em qualquer tipo de missão que não a de "picar o ponto", o que poderia ter feito sem me catalogar como "tralha". Não havia "nechechidade".
Tenho dito. Over and out.

Publicado por: clovis às novembro 23, 2004 05:39 PM

Afixado por clovis em novembro 23, 2004 12:21 AM

caro clovis :
eu não me referi a ninguém em especial mas parace que não foi só o sr. que se auto-inclui na "tralha anti-soarista". Não ofendi ninguém e eu até me considero incluido na "tralha anti-PSL&PP" .
Não vejo nisso grande assunto...mas tudo bem.

ps: quem é esse roberto leal ? algum deputado da maioria ?

Publicado por: zippiz às novembro 23, 2004 06:22 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)