« A Anunciação a Ana Sá Lopes | Entrada | Alegadas Cassetes »

agosto 12, 2004

O Profeta José Manuel Fernandes

José Manuel Fernandes escreve hoje no Público, em editorial, que afinal Cabrita Neto, agora «transfigurado em líder do sector hoteleiro», vem reconhecer que as coisas estão más no Algarve, que os índices de ocupação são baixos e que há indicadores de catástrofe anunciada. Ora, segundo o Director do Público, quando este havia escrito um artigo seminal: «O Algarve à beira da catástrofe», Cabrita Neto, então governador civil de Faro, tê-lo-ia, segundo JMF se lamenta, insultado.

Ler o jornal, na praia, à beira mar, alternando um olhar distraído pelas páginas do matutino e um olhar concentrado nos miúdos que brincam, pulam e chapinham por entre a ondulação que vem morrer docemente na areia, leva a que se extraiam algumas conclusões apressadas. Após deitar um olhar em diagonal àquele editorial concluí: grande José Manuel Fernandes, tu és a personificação da clarividência jornalística!

Mas de repente, o meu olhar distraído pousou na frase «Há sensivelmente vinte anos fiz para o Expresso uma reportagem ...». Nos breves instantes em que me desconcentrei das inocentes crianças e me concentrei na coluna do José Manuel Fernandes percebi que aquela profecia tinha sido feita há 20 anos e no Expresso.

Há vinte anos José Manuel Fernandes havia profetizado, com a profunda clarividência a que todos os articulistas do Expresso nos têm habituado, que «o Algarve está à beira da catástrofe» e agora Cabrita Neto, vinte anos volvidos, vem reconhecer que «há indicadores de catástrofe anunciada».

José Manuel Fernandes, meu profeta abençoado, meu Jeremias da comunicação social, sabes o que significa «à beira de»? É certo que os profetas e todos os pensadores que marcaram a nossa civilização com a profundidade das suas visões tinham a intemporalidade de quem se havia libertado das pequenas misérias deste mundo. Mas todos esses profetas bíblicos evitaram, prudentemente, comprometerem-se com o prazo das suas profecias. Nenhum se atreveu a dizer que o Messias estava ali, ao virar da esquina, «à beira de» de chegar. Ameaçavam apenas: Há-de vir ... há-de vir, homens de pouca fé.

Portanto, ambos, José Manuel Fernandes (há 20 anos) e Cabrita Neto (agora) reconhecem que «o Algarve está à beira da catástrofe». Quem apenas ler este editorial, sem pensar na realidade no terreno, pode ficar tranquilo: como «o Algarve está à beira da catástrofe» há vinte anos, poderá continuar nessa posição mais algumas décadas ... desde que não dê um decisivo passo em frente.

Além do mais, há outro factor tranquilizador: não é o mesmo Cabrita Neto que contrariou aquela profecia há vinte anos e se desdisse agora. São duas pessoas absolutamente diferentes: o governador civil (Cabrita Neto) tem por missão dizer bem das políticas do governo no que respeita ao ordenamento da região onde ele, civilmente, governa; um líder da hotelaria (Cabrita Neto) tem por missão fazer queixinhas junto das autoridades governamentais, dizendo que tudo vai mal, que o sector atravessa uma crise profunda e que tem que ser obviamente apoiado.

Portanto o governador civil (Cabrita Neto) e o líder da hotelaria (Cabrita Neto) são duas pessoas distintas e contrárias. Se fosse o governador civil (Cabrita Neto) a falar sobre o assunto, voltaria a insultar (provavelmente) o nosso clarividente José Manuel Fernandes se ele se atrevesse a repetir a profecia.

O «meu» Algarve circunscreve-se, por hábitos herdados, à zona que vai da Luz de Tavira até a V R Sto António, com o epicentro na belíssima cidade de Tavira. Come-se muito bem, por preços razoáveis (mesmo em Agosto) e as pessoas são simpáticas. Venho para cá desde que me conheço. Tem-se desenvolvido bastante, mas sem perder as suas características fundamentais.

Há alguns anos, talvez uns dez ou mais, fui ao Festival do Sudoeste e cometi a imprudência de entrar no Algarve por Aljezur. Foi a primeira (e a última) vez que passei pelo Barlavento Algarvio. É detestável. Ao que me contam, no início da década de sessenta, a Praia da Rocha era uma praia óptima e Portimão e Lagos cidades interessantes. Isso acabou.

Todavia há gente que gosta de misturar o sol, a praia e o bulício citadino. A moradia onde estou a passar férias foi comprada pelos meus pais a um casal britânico que tinha entretanto construído uma vivenda em Bensafrim, no centro da «confusão». Isto ocorreu há cerca de vinte anos, na época em que o JMF teria feito a sua profecia. Custa a perceber as motivações daqueles «bifes» mas não foram certamente à procura de tranquilidade, de sossego e da proximidade do mar.

O Algarve tem, ao invés do que JMF dá a entender, diversificado a sua oferta turística. Contrariamente ao que sucedia há alguns anos, o Algarve consegue manter uma ocupação hoteleira relativamente elevada ao longo de todo o ano, mesmo na época baixa. Isso deve-se ao golf (o turista que procura o golf é normalmente bastante endinheirado), aos estágios de equipas desportivas e aos múltiplos eventos que os promotores turísticos têm organizado.

A visão de JMF é a do português que vem ao Algarve no pino de Agosto, à procura de praias tranquilas. Actualmente isso só existe em algumas praias do Sotavento. Todavia, apesar de ser uma visão catastrofista e superficial, ela merece alguma reflexão. Há que ter cuidado com a nossa jóia da coroa. O turismo algarvio é um dos principais factores do precário equilíbrio das nossas contas com o exterior. Não podemos matar a nossa galinha dos ovos de ouro.

Quanto a José Manuel Fernandes, ele errou a profecia: se há vinte anos «o Algarve estava à beira da catástrofe» e esta ainda não ocorreu é porque não estava então «à beira da catástrofe». Custa por isso a perceber a auto-satisfação com que ele escreve hoje no Público.

Publicado por Joana às agosto 12, 2004 07:30 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105225

Comentários

Nota: Não coloquei links, pois não tive acesso ao Público online.
O GPRS não é muito «económico» para abrir páginas cheias de "spam"

Publicado por: Joana às agosto 12, 2004 07:37 PM

Joana,
Vc tirou o mês de Agosto para "massacrar" o Público e algumas figuras do dito. Faz bem.
JMF costuma fazer muitas profecias e algumas delas Vc tem estado ao seu lado ( Bush , Iraque , Durão , Economia de Mercado , etc,etc).
Espero que Agosto seja suficientemente comprido para que Vc ajuste contas , não só com a Esquerda mas, também com os ex-esquerdistas...

Publicado por: zippiz às agosto 12, 2004 09:06 PM

Joana, quando se trata do JMF, você está dispensada de colocar qualquer link... A higiene mental agradece...
# : - ))

Publicado por: (M)arca Amarela às agosto 12, 2004 09:07 PM

Não faz mal, aqui o Ambrósio está à ordens da Dama, como segue:

http://jornal.publico.pt/2004/08/12/EspacoPublico/OEDIT.html

O que eu tenho a impressão é que quem está à beira mesmo à beirinha do abismo é Tugal.

Publicado por: Carlos às agosto 12, 2004 09:10 PM

Não sei se JMF (editorialista que está longe de reunir as minhas preferências) tem ou não razão a propósito do "abismo algarvio". Há já alguns anos que não vou passar férias ao Algarve. Recodo-me no entanto duma visita a Portimão - Praia da Rocha em que tive a sensação de ter descido numa "paisagem" do outro mundo - uma fealdade difícil de descrever.

Revisitando a actualidade, convém aqui recordar as declarações de um responsável da industrial hoteleira algarvia (cujo nome me despenso de repetir), a propósito da investigação conduzida pelas autoridades de saúde sobre suspeitas de contaminação com o "virús do Nilo". Dizia o senhor em questão, num tom meio acusatório: "excesso de zelo das autoridades sanitárias". Será mesmo? Dever-se-ia ter "feito orelhas moucas" e "varrer para debaixo do tapete" - como é nossa tradição e para bem dos mesmos hoteleiros?

Publicado por: Carlos José às agosto 12, 2004 11:16 PM

O JMF nem deve ter pensado no disparate que escreveu. Para ele 20 anos são um instante.

Publicado por: Rui Sá às agosto 13, 2004 12:12 AM

E o Carlos tem razão. Quem está à beira do abismo é o país todo.

Publicado por: Rui Sá às agosto 13, 2004 12:14 AM


Prefiro o Brasil,Joana.
Esta e a terceira vez nas terras de Vera Cruz.

Aqui nao ha JMF,nem Saraivas,nem Limas,nem Madrinhas,nem Santos nem outros quejandos como o jornalista do CM.

Aqui longe,diga-me quem sao esses infelizes?Alguem os conhece no Brasil?
Sao conhecidos nesse sitio?
Pobres diabos.

Raio,onde andam os acentos neste teclado brasileiro?
BOAS FERIAS.
Por aqui tudo em grande.
Noventa e seis vezes maior do que Portugal.
Como eu adoro o espaco.
Os odores do terrorismo jornalistico nacional estao a 10.000km de distância.
Ainda bem.

Publicado por: ZEUS8441 às agosto 13, 2004 01:35 AM

O espaço é relativo. Pra mim tudo o que seja mais longe que um dia de automóvel é demasiado.

Publicado por: Sa Chico às agosto 13, 2004 02:45 PM

ZEUS8441 em agosto 13, 2004 01:35 AM:
Você está mesmo a gostar de estar aí! Até já está com sotaque brasileiro!
Está-se a dar bem com os «petistas»?

Publicado por: Joana às agosto 13, 2004 09:21 PM

Carlos em agosto 12, 2004 09:10 PM
Obrigada ... esperando contudo que não belisque a higiene mental do (M)arca Amarela ...

Publicado por: Joana às agosto 13, 2004 09:28 PM

Numa praia solarenga do Barlavento algarvio...

- Oh Zé Lima, tu por aqui? O que é que andas aqui a fazer? - JMF

- Olha quem ele é! Eh pá Zé Manel, não vês que estou apenas a apanhar Sol!?... E ainda diz a Joana que tens uma perspicácia de longo alcance... - JAL

- Felizmente para ela, anda lá pelo Sotavento... se eu soubesse que ela era esta com a bunda descaida, aqui um palmo à nossa frente, levava já um pontapé no traseiro para ver se ele ia ao sitio... - JMF

- Por falar nisso... Eh pá, olha-me só para aquele corpinho ali à beira mar! Ai se eu não tivesse esta carinha de idiota... - JAL

- Era bom que apenas te limitasses a olhar para os bronzeados das miúdas! Olha lá, precisavas trazer o portátil para a praia?? - JMF

- Sabes que não brinco em lazer! Afinal qual é o problema? Eh pá... não seria melhor descalçares esses sapatos para não fazeres figuras tristes também aqui na praia? - JAL

- Hummm... olha... ficas a saber que aquele tipo ligou-me a queixar-se que o tinhas considerado o rei da selva! - JMF

- Tem piada... pensei que o gajo já estivesse habituado aos meus comentários populares a chamá-lo de populista! - JAL

- Não é o teu inimigo de estimação! Esse há muito que já vem a ensair... faz tempo que decidiu cortar nos improvisos telefonicos! Referia-me ao outro idiota! - JMF

- Ahhh... aquele outro irresponsável!? Eh pá, o gajo dava um bom chefe de gabinete do Santana... está sempre disponivel para defender até aquilo que parece mais absurdo! - JAL

- E precisavas chamar o gajo de canastrão-mor da classe!? Estás a aprender com ela? Não percebes que também te fica mal essa falta de imodéstia? - JMF

- Hummm... Eu... Eu é que sou... Eu é que sou... o mau da fita?? Fica sabendo que para muitos dos meus leitores Eu sou uma pedrada no charco! - JAL

- Eh pá, podes ter a certeza disso! Felizmente a maioria tem o cuidado de te ler de nariz tapado... - JMF

- Cala-te e vai mas é dar banho ao animal!! - JAL

- Férias são férias!! Ai vou eu!!! Iupieeeeeeeeeeeee!!!!!!! - JMF

Publicado por: incredulo às agosto 14, 2004 03:31 AM

Ooops, esqueci-me de enunciar o propósito...

BOAS FÉRIAS!!!

Publicado por: incredulo às agosto 14, 2004 03:50 AM

incredulo em agosto 14, 2004 03:50 AM:
Obrigada. E igualmente para si ... se estiver em férias! Ou quando as fizer!
Ainda bem que esse pessoal foi para o Barlavento. Deve ter ido atrás do jet-set.
Se não fosse aquela da bunda descaída ... francamente ... Não supunha que o JMF ...

Publicado por: Joana às agosto 14, 2004 02:49 PM

O JMF e outros são casos de sucesso.
É o próprio jornal do JMF que o diz

Publicado por: David às agosto 15, 2004 03:15 PM

Quem é que não gosta de ser director de um jornal que nos elogie?

Publicado por: David às agosto 15, 2004 03:17 PM

A Joana foi de ferias, Garaças a Deus

Publicado por: Jackquelyn às agosto 15, 2004 05:12 PM

Está para aí de férias, repimpada, perdendo o novo Opus do ex-maoísta que aqui compartilho

http://jornal.publico.pt/2004/08/15/Publica/TM07.html

Sim, os Kit Kat já seguiram pelo correio.

Publicado por: carlos às agosto 15, 2004 06:29 PM


Há quanto tempo não lia palavras do Zeus.
Boas férias para todos!

Publicado por: Gabriel Lobo às agosto 16, 2004 05:09 PM

carlos em agosto 15, 2004 06:29 PM:
Julgo que se refere ao artigo em que o jornal, dirigido pelo JMF, considera JMF um caso de sucesso.
Isso só prova que a clarividência do JMF consegue ser superior à sua modéstia.

Publicado por: Joana às agosto 16, 2004 09:07 PM

Eu como petistas ao pequeno almoco,Joana.

Adquiri uma vivenda com quinhentos metros quadrados,piscina,a cento e vinte kms de S.Paulo (Peruibe) por trezentos mil reais.

Preparando a aposentacao longe desse sitio.

Dentro de pouco tempo la se foi a Galia e vamos ao azeite brasileiro na barriga deste senhor para pôr o papo para o ar.

O Lula nao vai nacionalizar como me aconteceu em Angola.

E viva o descanso.

Divirta-se com os portugueses abrilinos.

Publicado por: ZEUS às agosto 16, 2004 11:47 PM

Não.
Era a reportagem feita pelo próprio de um dia a bordo do porta aviões "qualquer coisa" algures no bravio mar.

Publicado por: Carlos às agosto 17, 2004 08:57 PM

Carlos em agosto 17, 2004 08:57 PM:
Tudo indica que o JMF colaborou «embeded» nas missões de bombardeamento do Iraque ...
Quem diria?

Publicado por: Joana às agosto 17, 2004 09:18 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)