« Santana entregue à vigilância presidencial | Entrada | O Desemprego: Mitos e Realidades »

julho 12, 2004

Coerências

O principal aviso que o PR fez ao futuro Executivo, e que foi um dos fundamentos da sua decisão, foi que ele deve respeitar "rigorosamente" o programa político sufragado nas legislativas de 2002, em particular nos domínios "da Europa, política externa, defesa, justiça e consolidação orçamental".

Ora foi precisamente a luta contra aquelas políticas, nomeadamente o esforço de contenção orçamental, que foi a bandeira das oposições durante campanha eleitoral para as europeias.

Quando a oposição acusa a coligação de já não ter legitimidade face aos resultados das europeias e como esses resultados decorrem da impopularidade das medidas de contenção junto dos eleitores, a oposição afirma, sem ambiguidades, que aquelas medidas carecem de legitimidade eleitoral.

Portanto a oposição está contra a necessidade da contenção orçamental que era, e continua a ser, para o PR, um objectivo nacional, mesmo que ele tenha declarado, há meses atrás, que “há mais vida para além do orçamento”. Nas vascas da tomada de decisão, o PR foi sensível à argumentação de Vítor Constâncio e de outros economistas, para os quais não há alternativa à política de contenção, embora não necessariamente nos exactos moldes em que Manuela Ferreira Leite a tem feito.

Todavia, e paradoxalmente, a oposição estava contra Santana Lopes pelo seu perfil populista e, por via disso, pelo receio que as contas públicas descambassem. Aliás, o próprio PR deu a entender que depositava pouca confiança em Santana Lopes para obter aquele desiderato.

Neste entendimento, o que se observou na argumentação da maioria da oposição foi esta protestar contra um eventual despesismo de Santana Lopes, sem se dar conta que toda a sua campanha anterior ia no sentido da mesma política que atribuía e afirmava detestar em Santana Lopes. Isto é, a oposição preparava-se, no caso de ganhar as eleições antecipadas, para fazer aquilo que criticava em Santana Lopes (talvez com menos mediatismo e outdoors) e que considerava ser um dos principais motivos para inviabilizar uma solução de continuidade da coligação.

Ou seja, a argumentação da oposição era válida contra Santana Lopes (se este fosse despesista) e contra ela própria, que se afirmava, na prática, como despesista. Ao criticar Santana Lopes, criticava-se a si própria.

Portanto o PR estava entre um governo Santana Lopes, que temia por ser eventualmente despesista, e um governo de Ferro Rodrigues (no caso deste ganhar as eleições antecipadas), que havia ganho as eleições europeias combatendo a política de contenção orçamental e que ficaria fatalmente refém das suas proclamações anti-contenção. Entre o país estar dois anos sujeito a um eventual despesismo, talvez controlável, e quatro anos e meio sujeito a um despesismo sem controlo, o PR escolheu o que considerou ser o mal menor.

Apenas C Carvalhas mostrou coerência ao criticar a decisão presidencial declarando-se indignado por o presidente aduzir como razão as necessidades de contenção orçamental que, segundo ele, haviam sido repudiadas nas urnas, nas eleições europeias. Foi o único que soube assumir com coerência as suas ideias, a sua demagogia e a sua ignorância de economia.

Publicado por Joana às julho 12, 2004 07:39 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105203

Comentários

Estou inteiramente de acordo com o que diz

Publicado por: David às julho 12, 2004 10:38 PM

Queria acrescentar que, de facto, a oposição não se deu conta que estava a ser contraditória na forma como atacava a solução PSL

Publicado por: David às julho 12, 2004 10:39 PM

Como entre o ser e o não ser não há meio termo,apreciei o seu esforço para pôr a claro as contradições ou os paradoxos da nossa esquerda.

Penso que, desde a "risonha" Primavera Abrilina, nunca vi a esquerda com a cabeça tão perdida.

Insultos,in júrias,agressões,choros,gritos,lamentos,repúdios,alaridos e toda a espécie de manifestações "anti"puderam ser observados,como se Salazar os viesse julgar pelas malfeitorias praticadas em trinta anos.

Foi um espectáculo degradante e impensável num país em que as instituições funcionam no âmbito da democracia.

Mas é a esquerda que temos e,portanto,nada há a fazer para corrigir os desmandos do desespero.

Houve outra curiosidade e que se refere a uma série de "dores" sentidas por algumas figuras da nossa direita.São mais refinados a manifestá-las,mas a angústia esteve patente nas palavras,já que vêem a sua oportunidade esfumar-se.Quer Marcelo quer Pacheco não disfarçaram.

Outra curiosidade reside no conservadorismo da nossa esquerda.Mudanças de Ministérios para Santarém,Porto ou Faro são piores que qualquer cataclismo. O antro da esquerda,que assentou arraiais na SIC e no Expresso,já dedicou programas sobre as generalidades apresentadas por Santana Lopes e destacou a hipótese dessas mudanças.
É já a saga do desgaste.O trio PSL,PP e AJJ é a fonte de inspiração da rapaziada empregada da empresa de Balsemão.

Hoje,dia 12 de Julho,na Sic Noticias,no programa da Opinião Pública das 11H00,um espectador criticou a escolha dos analistas feita pela SIC.
O jovem democrata animador do programa cortou o pensamento do interveniente com o "critério é ainda nosso" e desligou-lhe o telefone.
Não sei se isto se chama "terrorismo jornalistico",até porque nesse mesmo programa um outro ouvinte e espectador fazia a apologia da bomba e não lhe cortaram o pio.

Trinta anos é realmente muito pouco para que a esquerda aprenda o que é a democracia no século XXI.
Onde é que essa esquerda se encontra ainda?

Sem governo e sem programa aprovados, a extrema esquerda já se prepara para uma moção de rejeição,seguida pelos ortodoxos comunistas da nossa praça.

Que caminho é ainda necessário desbravar e trilhar,cara JOANA!

Publicado por: JUPITER 8441 às julho 12, 2004 10:41 PM

É só graxa!

Publicado por: Cisco Kid às julho 12, 2004 11:15 PM

É só graxa!

Publicado por: Cisco Kid às julho 12, 2004 11:15 PM

É só graxa!

Publicado por: Cisco Kid às julho 12, 2004 11:16 PM

JUPITER 8441 em julho 12, 2004 10:41 PM:
Na verdade a «ala esquerda» da esquerda está completamente passada.
Julgo que a importância desta decisão, para além de manter a estabilidade do país e a continuidade das políticas de contenção da despesa pública, é a de induzir uma modificação no PS, liquidando a ala aventureira e esquerdista do Ferro, Ana Gomes, etc..
Isso, se acontecer, será vital para a saúde da democracia, pois a minha preocupação não era o PS voltar para o governo, mas sim a ascensão do Ferro e de toda aquela clique apoiada no BE e, eventualmente, no PC.
Seria a ruína económica do país

Publicado por: Joana às julho 12, 2004 11:35 PM

´Ruína? Que exagero!

Publicado por: c seixas às julho 12, 2004 11:39 PM

O Ferro não me parece assim tonto

Publicado por: c seixas às julho 13, 2004 12:08 AM

Nunca se sabe, amigo seixas. Não me parece muito seguro da pinha

Publicado por: Mocho às julho 13, 2004 12:11 AM

Joana, o descontentamento existe e é geral! Toda a gente sente na pele as dificuldades que atravessamos há já algum tempo, uns mais, outros menos.
Somos um pequeno país que não produz o que necessitamos, estamos numa situação de total dependência, basta dizer que se fechassemos as fronteiras morreríamos à fome e sem conbustível para colocar os nossos carrinhos em movimento.

Olhando à minha volta apetece perguntar onde Está a muito divulgada CONTENÇÃO, ultimamente, e à imagem dos anos rosas despesistas, as despesas cresceram, o número de funcionários públicos aumentou (não esqueçam os que entraram para as diversas autarquias), as autarquias estão endividadas até à exaustão (a do concelho onde vivo, contraiu empréstimos até ao limite (já no período de vigência do governo de DB e de MFL) construiu um parque da cidade (jardim) e um auditório, do melhor que há, mas a água servida à população pelos serviços camarários continua a ser transportada em tubagens de fibrocimento, com muito amianto, como se usava nos idos anos 50 e 60, altura em que foi construída.

Enquanto se assistir ao clientelismo (a todos os níveis), à inveja, à irracionalidade, o país nunca se desenvolverá, pelo menos ao ritmo e da forma que eu desajaria, para mim e para os meus conterrâneos.

Joana, não estando eu muito atento à política, tenho gostado bastante de ler as suas reflexões, têm-me mostrado modos de pensar diferentes, e que eu com os quais por vezes não concordo, mas em outras ocasiões não tenho problemas em concordar com a sua argumentação por me parecer coerente.

Alves

Publicado por: Alves às julho 13, 2004 12:44 AM

Este post atinge um alvo inesperado. De facto você tem razão sobre a incoerência da oposição em tudo isto

Publicado por: JCorreia às julho 13, 2004 12:51 AM

Falta coerência na oposição, no governo, em tudo!

Publicado por: zozimo às julho 13, 2004 01:12 AM

De acordo, zozimo

Publicado por: Rita às julho 13, 2004 09:45 AM

Uma perspectiva muito interessante e que não tem aparecido na comunicação social

Publicado por: Dominó às julho 13, 2004 09:57 AM

A comunicação social é muito superficial e está ligada ao Bloco. É um escândalo

Publicado por: Rui Sá às julho 13, 2004 10:02 AM

O facciosismo da comunicação social é um dos cancros do país

Publicado por: Rui Sá às julho 13, 2004 10:04 AM

A noção de ruína da Joana é que está completamente passada.

A análise negativa que tem sido feita da demissão de Ferro é deveras errada e "facciosa".

Esta demissão ocorre em consequência da decisão do PR, que foi uma decisão política, como o próprio assumiu, e poderia ter sido outra.

A demissão de Ferro pretendeu renovar a liderança do PS, abrindo caminho a António Vitorino criar uma alternativa credivel que possa vir a governar o país com determinação e responsabilidade, o que será dificil acontecer nos proximos 2 anos a avaliar pelas entrevistas demagógicas e simuladas do futuro 1º Ministro.

Esperemos que assim seja, porque da direita portuguesa não se esperam nem bons ventos nem bons casamentos.

Publicado por: Paco às julho 13, 2004 10:55 AM

E já agora.

Tente arranjar um tratamento para essa urticária que lhe provocam o BE e PCP, afinal são uma parte da sociedade portuguesa e não têm assim tanto tanto impacto na economia quanto isso.

A cura destas urticárias seria um passo para o aprofundamento da democracia portuguesa.

Publicado por: paco às julho 13, 2004 11:01 AM

Urticária! Diz muito bem. Esta sujeita não tem cura

Publicado por: Lelo às julho 13, 2004 11:45 AM

Tanto ódio! Tanta falta de ideias

Publicado por: David às julho 13, 2004 12:15 PM

Infelizmente, David, é o país que temos

Publicado por: Rui Pereira às julho 13, 2004 12:27 PM

Também acho que é o país que temos, mas por razões opostas

Publicado por: solimao às julho 13, 2004 12:54 PM

Tanta carpideira!
Quem paga as lágrimas?

Certamente os subsidios socialistas.

Calma!
Possivelmente em 2010.
Agora,façam favor de atravessar o deserto à procura dum pai,dum padrasto ou dum Messias.

Publicado por: JUPITER 8441 às julho 13, 2004 02:29 PM

São só reaças

Publicado por: Lopes às julho 13, 2004 02:44 PM

São tantos imbecis ...

Publicado por: riuse às julho 13, 2004 03:01 PM

Muito insulto e poucas ideias nos comentários. Apenas ódio e má língua

Publicado por: Mocho às julho 13, 2004 03:07 PM

Vitorino desistiu.
Não se quer meter nas confusãoes do PS actual

Publicado por: bedeus às julho 13, 2004 05:37 PM

Vitorino deu com a porta. eh eh eh.
Só falatava esta

Publicado por: dorival às julho 13, 2004 05:37 PM

às vezes interrogo-me se estas baboseiras e banalidades da reaccionária Joana teriam audiência se não fosse o facto de serem escritas por uma mulher?

Ai o cio, o cio...

Publicado por: Diego às julho 14, 2004 12:58 AM

Bem visto, Diego

Publicado por: z às julho 14, 2004 01:05 AM

Joana: a sua especialidade é detectar as hipocrisias que parecem escondidas, mas que são reais

Publicado por: fbmatos às julho 14, 2004 10:37 PM

Bem escrito

Publicado por: Zeca às julho 22, 2004 05:05 PM

AUTHOR: raios
EMAIL: raios@yahoo.com
IP: 195.117.196.6
URL:
DATE: 02/25/2005 03:04:23 PM

Publicado por: raios às fevereiro 25, 2005 03:04 PM

Coerências??

Publicado por: raios às fevereiro 25, 2005 03:05 PM

AUTHOR: otar
EMAIL: otar@yahoo.com
IP: 148.244.150.58
URL:
DATE: 02/25/2005 03:06:21 PM

Publicado por: otar às fevereiro 25, 2005 03:06 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)