« O Feitiço da Lua | Entrada | Nervos à Flor da Pele »

julho 18, 2004

Acontecimentos Menores

Os acontecimentos deste fim de semana não seriam, em teoria, menores. Quem os protagonizou é que não teria tido a dimensão apropriada.

É certo que houve a posse do novo governo. Santana Lopes mostrou mais uma vez que é um político cheio de charme. A elegância natural como ele baralhava as folhas, as revirava, as abandonava displicentemente (... sabe-se lá quantas dezenas de parágrafos, provavelmente repletos de um talento radioso, foram assim subtraídos à curiosidade dos ouvintes?), como tentava estabelecer uma ligação semântica e conceptual entre uma frase e outra separada dela algumas folhas adiante, mostra uma nova forma de estar na política.

Aliás também é de louvar o rigor e os critérios na escolha dos nomes para o elenco governativo. Tudo gente de elevada craveira e competência. De tal forma elevada que Santana Lopes se pôde dar ao luxo de os empossar em cargos diferentes das respectivas áreas de competência. Que outro político se pode gabar de ter um elenco tão habilitado?

O Portugal novo, de Santana Lopes, teve outro condão: pôs o PR a falar claro. Já é a segunda vez, nestes seus dois mandatos, que Jorge Sampaio fala claro e sem ambiguidades. A primeira foi quando anunciou a sua decisão. O único erro nesse discurso foi o tempo ... devia ter sido proferido 2 semanas antes. Agora foi lapidar ao afirmar que o seu compromisso é com «as grandes causas nacionais» e que «no desenvolvimento desse compromisso, o Presidente da República nem se corresponsabiliza pela política desenvolvida pelo Governo, nem labora para forjar ou facilitar alternativas» Esta última proposição foi sibilina e manifestamente endereçada à facção Ferro Rodrigues.

Falando na facção Ferro Rodrigues, a ala esquerdista do PS passou o fim de semana carpindo para tudo o que era comunicação social. Nos intervalos fazia conciliábulos à porta fechada, tentando arranjar uma candidatura alternativa, e de peso, à de Sócrates.

No Público, o publicista Augusto Seabra anda totalmente de cabeça perdida, e só não desancou mais Santana Lopes apenas porque teve que deixar algumas bastonadas para arriar em José Sócrates.

O Buda vivo da nossa comunicação social, Mário Mesquita, queixa-se do poder económico que «não se limita a impor respeito aos Presidentes (aos Sampaios, pois claro!) e a manobrar os governantes. Alarga a sua influência à própria oposição - e tem a sua palavra a dizer, com peso considerável, na designação do secretário-geral do PS. Sem a caução do "velho" Portugal das boas "famílias", a oposição socialista não se assume como alternativa de governo. Eduardo Ferro Rodrigues saberá explicar porquê. Como se verá, novamente, em Outubro».

Questões económicas não são matéria forte para os Budas da comunicação social, senão Mário Mesquita teria percebido que o que Ferro Rodrigues não tinha era uma alternativa económica viável. E foi isso que aterrou economistas e empresários. O próprio Medina Carreira, antigo ministro socialista, foi claro sobre essa questão. Ferro Rodrigues não está a ser vítima do poder económico ... está a ser vítima do seu erro económico. Aliás, no dia anterior ao anúncio da decisão presidencial, quando Ferro Rodrigues já andava em campanha eleitoral, os socialistas responderam sim à hipótese de uma coligação com o BE, mas quanto à questão da disciplina financeira guardaram de Conrado o prudente silêncio ... Isso dá uma ideia do que pensavam fazer.

Também Santos Silva, que depois de uma carreira insípida e inodora no governo, descobriu finalmente a sua vocação, a de plumitivo socialista, se queixou amargamente do poder económico. Afirmou cabisbaixo que agora se «assume mais explicitamente que o objectivo é ter gestores e empresários, enquanto tais, a decidir sobre a coisa pública». Talvez não seja bom ... mas é certamente muito pior ter «a decidir sobre a coisa pública» sociólogos ignorantes e desconhecedores do funcionamento do tecido produtivo do país.

Quanto a Medeiros Ferreira, Santana Lopes deixou de ser o seu alvo principal. Ontem desferiu duras críticas a José Sócrates, afirmando que: «Estamos perante a vitória do poder 'berlusconiano' em Portugal», metendo no mesmo saco Santana Lopes e o seu provável futuro secretário-geral.

A ala esquerda do PS está tão agarrada a dogmas como os partidos à sua esquerda. Só que ainda não viu o seu Muro de Berlim ruir com fragor.

Publicado por Joana às julho 18, 2004 11:04 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105208

Comentários

Não precisamos de um ministro cheio de charme e de elegância natural - acho eu.
Precisamos é de alguém que saiba orientar Portugal.
se tiver o "charme" a mais... porque não...
quanto ao governo do S.Lopes, de facto é um governo que promete...
a única coisa que não entendo é porquê o Santana Lopes, com a delicadeza que lhe é atribuida por Joana, não se lembrou de dar um toque ao Paulo Portas para avis-lo de o cargo "extra" que lhe oferecias alem da pasta da defesa...

ps: artigo que li na net:
Os militantes e dirigentes do PS que hoje estiveram reunidos em Coimbra anunciaram que não se sentem representados nos três candidatos já confirmados à liderança socialista. Nesse sentido vão elaborar um documento a propor a discussão de ideias sobre a qualidade da democracia portuguesa e o debate interno no PS.

Publicado por: Ch'ti às julho 19, 2004 12:09 AM

Ch'ti em julho 19, 2004 12:09 AM:
Espero sinceramente que este governo faça alguma coisa. Pelo menos que seja melhor que o anterior, que já não seria mau.
O P Portas já conhecia o conteúdo da pasta que lhe era atribuída. Só desconhecia o nome dela, que foi modificado à última da hora, por razões do foro militar.
Há algumas pastas que me parecem trocadas.
Esperemos para ver. Mas repare Ch'ti que o PSL é um alvo a abater. Os politicamente correctos odeiam-no. Em Lisboa, a política de obstrução foi total. Ele que se cuide

Publicado por: Joana às julho 19, 2004 12:30 AM

A ala esquerdista do PS está à deriva:
Santos Silva é uma nulidade;
P Pedroso está completamente envolvido no caso Casa Pia e perdeu qualquer capacidade de intervenção política. Tomara ele mexer os cordelinhos para se safar do julgamento. E entretanto continua a andar com a «namorada» que está afazer um frete político em aparecer publicamente com ele;
Ana Gomes é uma incontinente. Ela está no PS por equívoco. O lugar dela é no BE;
O resto é a brigada do reumático que só tem passado.

Publicado por: Joana às julho 19, 2004 12:36 AM

Joana,

Você com esses comentários? Está nervosa? Nem parece seu nem do seu partido. E o Ló é um homem a abater? Porquê se ele sempre tratou disso sózinho?

Publicado por: Átila às julho 19, 2004 12:52 AM

estou de acordo consigo nas suas duas respostas:

1º) De facto a partir de agora cada movimento de Pedro SL vai estar "ameaçado" pelos ps/be/pcp e penso por alguns pp/psd... é tudo um jogo de interesses
Os jornalistas também vão-lhe cair em cima... já começaram...
Eu tb espero que este governo consiga fazer qq coisa... mas os anti Santana Lopes de todos os partidos vão dificultar-lhe muito a vida... infelizmente.
(muitas vezes aquilo que provoca infelicidade não é o nosse "desconforto" mas mais o "conforto" do vizinho, portanto penso que nem que o PSL consiga qq coisa de bem neste pais, isto só aumentará o numero de oposições ao trabalho do 1º ministro e ministros.

2º) de facto hoje, ao ver o telejornal tb me apercebi que os jornalistas insistiam em dizer que Paulo Pedroso estava acompanhado pela namorada...

gostei de : "O resto é a brigada do reumático que só tem passado."

Publicado por: Ch'ti às julho 19, 2004 12:54 AM

TSF:
"Vou ser secretário-geral do PS"
No último dia do encontro da Juventude Socialista, este domingo, o candidato à liderança do PS, João Soares, demonstrou-se optimista e a avaliar pelas palavras que deixou em Guimarães assumiu-se desde logo como vencedor do lugar de secretário-geral.

então e a SIC que anunciou que o Socrates ia ganhar as eleições - sem nenhuma dúvida e sem saber se além de Soares Jr. e o outro candidato haveria uma possibilidade mais substancial...

Publicado por: Ch'ti às julho 19, 2004 01:09 AM

A Joana não parece muito fã deste governo.

Publicado por: Mocho às julho 19, 2004 09:47 AM

Vamos a ver se as previsões do Marcelo saiem furadas.

Publicado por: David às julho 19, 2004 09:55 AM

Li na diagonal os comentários. Gosti especialmente de: "Ana Gomes é uma incontinente". Nunca vi tão brilhante poder de síntese!

Publicado por: Pedro às julho 19, 2004 03:08 PM

Li na diagonal os comentários. Gostei especialmente de: "Ana Gomes é uma incontinente". Nunca vi tão brilhante poder de síntese!

Publicado por: Pedro às julho 19, 2004 03:08 PM

Isto é aquilo que se chama um governo de refugo... 11º escolha. A Manuelinha é que não vai com a cara do lindinho! Senão também lá estava. E o Justino que fez mais m... em dois anos que os outros todos em pelo menos 29 anos! Não terá lugar? Ou fez como os ratos... quando o navio começa a afundar. Claro que o Pedrito não contactou mais ninguém... pôs os amigos a fazer "sondagens"! engenhoso o homem...

Publicado por: Viriato às julho 19, 2004 10:14 PM

P.S. Então e Pedrito com aquela de folhear o discurso! O menino passou-se :( Pudera com tão poucas madames, não estava no seu habitat! Eu também sou assim :(

Publicado por: Viriato às julho 19, 2004 10:20 PM

Uma frase para o Sampaio. Não é carne nem é peixe!... Agora até votou a Lei de Bases da Educação... Depois da reforma curricular estar em vigor? Ou não será que a carroça vai à frente dos bois? ...

Publicado por: Viriato às julho 19, 2004 10:27 PM

Uma frase para o Sampaio. Não é carne nem é peixe!... Agora até vetou a Lei de Bases da Educação... Depois da reforma curricular estar em vigor? Ou não será que a carroça vai à frente dos bois? ...

Publicado por: Viriato às julho 19, 2004 10:27 PM

Uma frase para o Sampaio. Não é carne nem é peixe!... Agora até vetou a Lei de Bases da Educação... Depois da reforma curricular estar em vigor? Ou não será que a carroça vai à frente dos bois? ...

Publicado por: Viriato às julho 19, 2004 10:27 PM

A reforma curricular não tem nada a ver com a Lei de Bases

Publicado por: c seixas às julho 19, 2004 11:46 PM

Começa a criticar a direita, mas quando chega à esquerda arreia forte.
É sempre a mesma

Publicado por: Cisco Kid às julho 19, 2004 11:48 PM

Começa a criticar a direita, mas quando chega à esquerda arreia forte.
É sempre a mesma

Publicado por: Cisco Kid às julho 19, 2004 11:48 PM

Que é que querias, ó Cisco?

Publicado por: z às julho 20, 2004 08:49 AM

Acontecimentos menores? De forma alguma

Publicado por: Rita às julho 20, 2004 12:03 PM

Acontecimentos menores? De forma alguma

Publicado por: Rita às julho 20, 2004 12:04 PM

Bem visto Rita

Publicado por: soror às julho 20, 2004 03:57 PM

Seixas. A reforma curricular não tem nada a ver com a Lei de bases!!!! Tem tudo a ver, pelo menos tanto quanto as leis deste país terão a ver com a Constituição.

Publicado por: Viriato às julho 21, 2004 01:24 AM

Cá para mim, esta Joana é um pseudónimo do AJJ, que também dizem que pega de empurrão...
Lembram-se da Albertina?
Pois...

Publicado por: Curioso às julho 25, 2004 05:56 PM

É só má língua

Publicado por: Ochoa às agosto 1, 2004 08:34 PM

É só má língua

Publicado por: Ochoa às agosto 1, 2004 08:34 PM

Acontecimentos menores uma trampa

Publicado por: z às agosto 3, 2004 01:04 AM

Acontecimentos menores uma trampa

Publicado por: z às agosto 3, 2004 01:04 AM

Acontecimentos menores uma trampa

Publicado por: z às agosto 3, 2004 01:04 AM

Acontecimentos menores uma trampa

Publicado por: z às agosto 3, 2004 01:04 AM

Este deve ser parvo

Publicado por: Rave às agosto 3, 2004 01:06 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)