« A Actual Situação Política – PSL como PM? | Entrada | Alguém tem que ceder »

junho 28, 2004

Os Panurgos do PSD

Algumas figuras do PSD andam a tentar protagonizar o papel de Panurgo no rebanho partidário. Com uma diferença: não se sentindo separados do resto do rebanho pela inteligência cínica e a filosofia de vida do herói de Rabelais, preferem serem eles próprios a mandarem-se para o oceano profundo, na expectativa que os outros os sigam. Resta saber se os membros dos órgãos dirigentes do PSD se comportarão como os carneiros de Panurgo, ou se pertencem a uma espécie mais racional.

Marcelo iniciou esta tentação pelo abismo ao inundar o seu comentário dominical da TVI de recados ao PR e deixas para os dirigentes do PSD. O primeiro que ele mandou pela borda fora foi Balsemão cuja sucessão a Sá Carneiro teria sido objecto, desde o início, de forte oposição interna o que levou à instabilidade e à queda do seu Governo poucos meses depois. É claro que se esqueceu de dizer que o governo caiu porque o parceiro da coligação, o CDS dirigido por Freitas do Amaral, lhe tirou o tapete debaixo dos pés. Poderá estranhar-se que ele tenha tido esse esquecimento, tendo feito parte dos elencos governativos da época, mas se não se tivesse esquecido, nunca poderia dar aquele exemplo ... e era o único que Marcelo tinha à disposição! Marcelo, além de apostar no racionalismo ovino dos seus correligionários, também conta com a memória curta ou deficiente informação dos seus ouvintes.

Manuela Ferreira Leite, ministra de Estado e das Finanças, fala publicamente num «golpe de estado no partido». Frase de enorme alcance na conjuntura actual que, conjugada com os recados de Marcelo ao PR, configuram uma situação de incontornável instabilidade na coligação que será uma fundamentação magnífica para o PR dissolver a AR e convocar eleições antecipadas.

Foi um esplêndido mergulho no oceano, à espera que os outros próceres do PSD a acompanhem. Acompanhá-la-ão? Mas se a figura de Manuela Ferreira Leite é, internamente, a mais responsabilizada pela «banhada» eleitoral de 13 de Junho? Como política, MFL apenas tem uma qualidade: é determinada. Mas é completamente destituída de pensamento estratégico e de inteligência política. E a determinação cega e irracional dá maus resultados e péssimos dividendos políticos. Se houver eleições antecipadas, MLF, por inerência, ficará à frente do executivo e cada dia de desempenho dessas funções será menos 0,5% de votos para os partidos da coligação.

Para quem busca as profundezas do abismo político e ser acompanhada nessa descida do Maelstrom, MLF não poderia ter desempenhado melhor o papel!

O impagável Nicolau Santos escreve no Expresso on-line (E nós por cá?) que não poria quaisquer reservas ao nome de Manuela Ferreira Leite para suceder a Durão Barroso. Se fosse outro articulista diria que estava a dar um «presente envenenado» ao PSD. Mas o Nicolau? ... nunca. Ele escreve o que pensa. É aliás uma qualidade que só merece os nossos encómios por assim se expor, de peito e mente abertos, ao descrédito público. Infelizmente compartilha uma outra qualidade (pelo menos) com Ferro Rodrigues: não percebe nada de Economia. Mas o Ferro tem muitas atenuantes: fez o curso no tempo das passagens administrativas, embora as más línguas possam alegar que foi ele próprio, ao que julgo Vice-Presidente da Associação de Estudantes na altura, o grande obreiro e impulsionador desse sistema inovador de avaliação de desempenho.

Fala-se de mais dois ou três nomes sonantes que compartilham dessa tentação pelo abismo. Esperemos pelas próximas cenas para ver se o aforisma «Abyssus abyssum invocat» se irá aplicar, literal ou metaforicamente, a esta tragicomédia.

Publicado por Joana às junho 28, 2004 08:11 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105190

Comentários

Quem é este Panurgo? Algum reaças?

Publicado por: Cisco Kid às junho 28, 2004 10:23 PM

Quem é este Panurgo? Algum reaças?

Publicado por: Cisco Kid às junho 28, 2004 10:23 PM

Se puede iniciar esta mínima enumeración con Panurgo, personaje de la novela Gargantua y Pantagruel, que es una especie de buscavidas, cuya filosofía de la vida surge de su experiencia y de su gran observación del mundo. El fragmento sobre el matrimonio ilustra el perfil bastante pormenorizado del personaje creado por Rabelais:
"Puesto que la suerte está echada y lo habéis decretado tras firme deliberación -repuso Pantagruel- no queda nada por decir y sí mucho por hacer.
-Bien -dijo Panurgo- pero no quisiera ejecutarlo sin vuestro consejo y excelente opinión.
-Tal es mi opinión -contestó Pantagruel- y os lo aconsejo.
-Pero -dijo Panurgo- si pensáis que más vale así, sin emprender nunca más nuevas aventuras, preferiría no casarme.
-Pues no os caséis -fue la respuesta de Pantagruel.
-Bien -dijo Panurgo-. Pero he de continuar así, solitario toda la vida, sin compañía conyugal? Sabéis que está escrito: VAE SOLI? El hombre solo nunca parece tan feliz como el casado.
-¡Casaos, vive Dios! -exclamó Pantagruel.
-Pero y si estando enfermo o impotente para cumplir mis deberes matrimoniales, mi mujer, impaciente por mi languidez, se entregará a otro y no solamente dejará de cuidarme, sino que se burlará de mi calamidad y (lo que es peor) me robará como he visto que es frecuente, ¡eso acabaría conmigo!.
-Pues no os caséis, -repuso Pantagruel.
-Si tal hiciese , -replicó Panurgo- nunca tendría hijos legítimos, en los cuales depositar la esperanza de perpetuar mi nombre, mis títulos, a los cuales legar mi herencia y mis adquisiciones."

Publicado por: Cisco Kerido às junho 28, 2004 11:50 PM

só uma sugestão para Joana:

Olá – o seu Blog está incluído nos meus sites favoritos –Por pensar que todos os internautas estão convidados para ler e debater ideias no seu Blog, quase todos os dias entro no seu site sem bater à porta e espreito o que há de bom para ler – por vezes até deixo uns comentariosinhos...
Por essa razão e no âmbito de melhorar um pouco o seu Blog, não ao nível do conteúdo que é excelente, mas ao nível do design, agradar-me-ia poder ler seus artigos sob um fundo de outra cor : pois ler seus artigos escritos em preto num fundo branco é bastante cansativo para os olhos...
Boa noite e obrigado pela atenção

Ps: d

Publicado por: Ch'ti às junho 29, 2004 12:38 AM

Não se percebe onde a autora quer chegar. Que chachada.

Publicado por: arnaldo às junho 29, 2004 01:18 AM

Não se percebe onde a autora quer chegar. Que chachada.

Publicado por: arnaldo às junho 29, 2004 01:18 AM

Ch'ti em junho 29, 2004 12:38 AM:
Tenho uma profissão absorvente, até por ser bastante remuneradora. Tenho família, na qual se incluem dois filhos, o mais velho com 7 anos, e faço isto apenas por sentir necessidade de alguma intervenção cívica, face ao estado do país.

Portanto o tempo que me sobeja apenas me permite alinhavar umas linhas, quando posso, ou quando estou de tal forma irritada com a "conjuntura" que sinto necessidade de escrever qq coisa.

Para mudar o aspecto do blog, teria que fazer algumas experiências e eu, para já, não tenho tempo para isso.

Publicado por: Joana às junho 29, 2004 01:33 AM

há muitas pessoas que, por terem feito sacrifícios impostos por este governo, acham que a política governamental, de uma legislatura, deve ser consequente. penso que será nesse sentido que algumas pessoas percebem a continuação de manuela ferreira leite à frente do governo.

também não percebem o que durão vai fazer para a europa. eu percebi ontem quando vi o olhar de satisfação de durão quando, depois de ter afirmado, em português, que não tomaria nenhuma decisão antes de verificar determinados pressupostos, sorriu embevecidamente quando teve oportunidade de dar provas do domínio da língua francesa, respondendo a um jornalista.

durão gosta, durão quer, durão vai.

já santana lopes... logo se vê... se enumerarmos todos os assuntos para os quais achamos que não tem capacidade para decidir... vamos ter uma lista muito longa.

Publicado por: gonçalo às junho 29, 2004 11:40 AM

Não passas de uma cabra reaccionária!

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:49 PM

Não passas de uma cabra reaccionária!

Publicado por: anonimo às junho 29, 2004 03:49 PM

Você desperta muita irritação em algumas pessoas!

Publicado por: Sa Chico às junho 29, 2004 03:59 PM

Este post é mais intelectual e não aparecem os malucos que aparecem nos outros.

Publicado por: Boteus às julho 3, 2004 05:54 PM

Apenas uma questão.
As convicções, a rectidão, o cumprimento da palavra são muito mais importantes que os votos.
Não vale tudo para se ser eleito. É disso que Pacheco Pereira e e outros como eu não prescindimos.

Publicado por: Joaquim Coelho às julho 5, 2004 05:44 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

A Joana é uma reaças!

Publicado por: z às julho 14, 2004 10:34 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)