« Desemprego sem ilusões | Entrada | A Justiça Fiscal ou o caso do Juiz Publicano »

fevereiro 04, 2004

Hoje não vou falar do Rosas

Não ... decididamente, não. Hoje recuso-me a escrever sobre o Rosas.

É certo que o Rosas se produziu hoje, com a roseiral pesporrência, perante O Público.

É igualmente certo que o Rosas mostrou, nessa sua produção, que continua a viver na dependência de imagens obsessivas que lhe povoam o cérebro e onde os jovens de direita têm sempre, e todos, o aspecto engomadinho e pomposo de vendedores de Alfa-Romeos e de estagiários pretensiosos de escritórios de advogados chiques.

É ainda certo que a iconolatria do Rosas se centra nas matrioshkas, onde se abrindo o vendedor de Alfa-Romeos se encontra um estagiário pretensioso, onde se abrindo o estagiário pretensioso se encontra um convencionalista postiço, onde se abrindo o convencionalista postiço se encontra um caceteiro instintivo e onde se abrindo o caceteiro instintivo se encontra ... nada ... absolutamente nada, rigorosamente nada, apenas o vazio ideológico.

Para quê falar de um sujeito que reduziu a ciência política a ícones? O Jardim da Madeira é, segundo Rosas, um Gauleiter. Saberá Rosas o que era um Gauleiter? Jardim é, sem dúvidas, um Leiter. Mas será a Madeira um Gau? E o iconólatra Rosas já experimentou abrir um Gauleiter? E está seguro que ao fim de 4 ou 5 aberturas sucessivas não encontrará um vendedor de Volkswagens?

Rosas (de quem hoje não vou falar, garanto-vos) está irritado por a direita, ao que parece, ter posto a correr « a lenda de uma economia que, nos idos de 60 e início dos 70, crescia euforicamente num processo de "convergência real" com a Europa».

Rosas está cheio de razão. É que aquele facto não foi uma lenda, foi uma realidade.

Há duas maneiras de expressarmos a nossa discordância relativamente a situações com que não concordamos:

1 – Argumentar que se trata de uma lenda «posta a correr» pela direita trauliteira: é um argumento fortíssimo e seguro, posto que haverá gente que não precisa de mais argumentação para ficar exaltada e convicta; também não seria difícil, porque ela já estava antecipadamente exaltada e convicta. Esta é a forma de discordar daqueles que discordam, mas não sabem porquê. Isto é, sabem: não concordam porque não gostam daqueles que concordam.

2 – Analisar objectivamente a questão. E se a analisarmos, verificamos que, embora a economia crescesse, no período marcelista, a um ritmo muito elevado, tratava-se de um modelo de crescimento que não era possível sustentar a longo prazo, visto basear-se em salários muito baixos e na existência de mercados fechados ao exterior e pouco exigentes em matéria de qualidade (os mercados coloniais) que também não eram sustentáveis a longo prazo. É evidente que se não houvesse o 25 de Abril, aquele modelo poderia continuar a funcionar durante mais algum tempo, nomeadamente se as intenções marcelistas de acordo com a Guiné-Bissau vingassem. Poderia ter havido uma transição mais pacífica, «à espanhola», e uma descolonização mais satisfatória, quer para os nossos interesses, quer para os interesses dos povos em causa. Mas o modelo existente seria sempre insustentável a longo prazo.

Portanto, não vale a pena iludir a questão, considerando lenda algo que afinal era uma realidade. O que se deve fazer é analisar a questão e ver para além da superfície das coisas, o que está por debaixo, camada a camada.

Mas quanto a ver para além da camada superficial, o iconólatra Rosas (de quem hoje não vou falar, garanto-vos) apenas conhece a matrioshka pintada de vendedor de Alfa-Romeos, que lhe ensinaram a abrir.

Num ponto tem que se dar razão ao Rosas. Ele não tem nada a ver com a direita caceteira. Esta, segundo Rosas, « não esqueceu nada, nem aprendeu nada.». Rosas esqueceu tudo e não aprendeu nada.

Como vêem, hoje não falei do Rosas.

Publicado por Joana às fevereiro 4, 2004 07:41 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/105086

Comentários

Entao nao ia falar do Rosas?

Publicado por: Filipa Zeitzler às fevereiro 4, 2004 10:40 PM

Joana tem na sua agenda uma nota que a relembra para todas as 4ªfeiras ler o que escreve Rosas no Público e imediatamente colocar no Semiramis uma "Posta" arrasando , aquilo que já hoje é indisfarsável nela , os seus inimigos de estimação.

e já que hoje não fala de Rosas , eu daqui proponho que fale de algo mais "consistente" , para a direita ... tipo general K.

ps : a Joana fazia parte da força de trabalho , ou estudantil , do Portugal dos anos 60 e 70 ?
era só para me explicar essa coisa da "convergencia real" com a Europa , ou a sua base são os estudos econométricos feitos por mestres em economia ?

Publicado por: zippiz às fevereiro 4, 2004 10:48 PM

O General K não é do meu tempo e ainda não pertence à história, se é que chegará a pertencer. Ouvi falar da operação Nó Gordio e vi um ou dois documentários na TV, mas não conheço bem a questão.

“convergência real” foi uma citação do arrazoado do Rosas. Todavia quando uma economia mais pequena cresce mais do que uma outra maior, diz-se que há convergência, pois estão a convergir.

Se tivesse lido o resto do meu escrito teria verificado que eu não acreditava que essa “convergência” fosse sustentável a longo prazo, a menos que o modelo de crescimento se alterasse.

Mas quem se altera é você, sempre que ouve coisas menos abonatórias sobre o Rosas. Por isso fez.-me a desfeita de não ler tudo até ao fim.

Publicado por: Joana às fevereiro 4, 2004 11:09 PM

"Todavia quando uma economia mais pequena cresce mais do que uma outra maior, diz-se que há convergência, pois estão a convergir"

Cara Joana , gosto desse seu ar prefessoral mas a convergência/divergência pode dar-se entre outras economias , não necessáriamente entre a mais pequema e a maior .

li o seu post até ao fim e cada vez aprecio menos a sua falta de humildade .

ps:
"Esta é a forma de discordar daqueles que discordam, mas não sabem porquê. Isto é, sabem: não concordam porque não gostam daqueles que concordam."
Interessante ! isto também se aplica a si !!!

Publicado por: zippiz às fevereiro 4, 2004 11:29 PM

JOANA ou D.JOÃO II

Poupe-me! Por amor de Deus poupe-me!
O ano passado tive de "dissecar",com os alunos,durante quase todo o ano lectivo,um iluminado historíador dos Volumes do José Mattoso e que dava pelo nome de Fernando.

Não ouso pronunciar a outra graça,tal foi o enjoo que a flor dos espinhos me provocava.

Aquele vocabulário histórico,mais parece um discurso na AR pelo seu BE do que a narração de factos duma ciência que tem o seu método.

O regime precisa destes ícones para se legitimar.Se disserem o contrário do que o Fernando afirma,os "puritanos da abrilada" cairão em cima do ousado.

Mas continuar a escrever sobre esta figura sinistra é conceder-lhe o previlégio duma probidade que não possui.

Publicado por: ZEUS8441 às fevereiro 4, 2004 11:37 PM

Zippiz: se fosse a economia maior que crescesse mais que a mais pequena, havia divergência e não convergência, pois ficavam cada vez mais afastadas. Não acha?

Publicado por: Joana às fevereiro 4, 2004 11:48 PM

Zeus: sou uma democrata – falo de todos
...
e normalmente, mal

Publicado por: Joana às fevereiro 4, 2004 11:49 PM

Esta gaja não chupa o Rosas. Tá sempre a mandar vir

Publicado por: Cisco Kid às fevereiro 5, 2004 12:06 AM


Joana ,

Imagine 3 economias, A,B e C
A=B
C > A,B

i) A cresce mais do que C
ii) B cresce menos do que C

O que eu queria dizer é que a convergência/divergência se pode analizar entre economias iguais . Neste exemplo, face a C , A converge e B diverge , sendo A e B anteriormente …iguais .

Não sei se fui claro…!

ps : zeus8441 também está incluido naqueles que "não concordam porque não gostam daqueles que concordam." ?

Publicado por: zippiz às fevereiro 5, 2004 12:13 AM


Gaita!

Lá vem o pseudo-virus 8441 outra vez a tentar fingir que não é ressaca...

Os livros únicos é que eram bons... Isso é que eram historiadores...


Joana,

A minha intervenção, afinal que não falamos do Rosas, era no sentido de lhe perguntar isto: e o João Salgueiro?

(Ainda me lembro dos "fomentos" dessa época que, copiados dos célebres "quiquénios soviéticos" pareciam ser o "nó górdio" da economia então vigente)

Publicado por: re-tombola às fevereiro 5, 2004 06:48 AM


"quiquénios" ?????

Bolas!!!!!

Até já parecia o "ressaca" a estudar pelo livro único...

quinquénio.... deixa ver... está correcto...

Publicado por: re-tombola às fevereiro 5, 2004 06:53 AM

Ainda sobre o General K.
Wiriamu diz-lhe alguma coisa?

Publicado por: Luís Monteiro às fevereiro 5, 2004 06:50 PM

A má língua em Portugal é tremenda. O Santana foi casado (ou amigado?) com uma filha ou sobrinha do Kaulza. E foi ao funeral dele. Foi apelidado de fascista imediatamente. Nem procuraram primeiro saber porquê que ele lá tinha ido. É demais.

Publicado por: Hector às fevereiro 6, 2004 12:27 AM

Caro HECTOR ,
Facista é um termo não aplicável a PSL mas , é mais fácil acreditar que o sujeito foi ao cemitério porque ...iam lá estar as TV's !
É um vício que ele tem .Podia dar-lhe para melhor mas, ele gosta de ser visto . O que é que podemos fazer !?

Publicado por: zippiz às fevereiro 6, 2004 12:39 AM

zipiz
Pode ter aproveitado a TVI para pôr-se à frente das cameras. Parece que se pela por isso. Mas ele foi ao funeral por motivos familiares.

Publicado por: Hector às fevereiro 6, 2004 12:46 AM

Eu por mim acho que o nosso ZEUS prefere a historiografia do Veríssimo Serrão.

Quanto à Joana, não a sabia adepta do revisionismo histórico.

Publicado por: Al_Mansour às fevereiro 6, 2004 01:18 PM

Almançor: onde é que há o revisionismo histórico?

Publicado por: Joana às fevereiro 7, 2004 12:10 AM

Vejo que o senhor AL_Mansour desejaria então como livro único aqueles volumes do José Mattoso.
Não confundir com o Mattoso de há alguns anitos.

Ficámos a saber que já colocou no "Index" o Joaquim Verissimo Serrão.Este faz-lhe cócegas.

Talvez um Tengarinha,um Piteira Santos sejam do seu pleno agrado.

O seu nick tem algo a ver com o ilustre muçulmano de nome Bin Laden?

JOANA ou D.JOÃO II,as minhas desculpas pela ocupação do seu espaço,nestas respostas "laterais".
Parece que nem aqui me deixam em paz!
Qualquer dia tenho a familia a censurar-me.

O seu blog já não é pacífico.

Publicado por: ZEUS8441 às fevereiro 7, 2004 06:21 PM

Do Público
A Democracia Está em Perigo
Domingo, 08 de Fevereiro de 2004
Sou um jovem de 30 anos, ou seja nasci com a Revolução do 25 de Abril, e por isso sou absolutamente descomplexado no que toca ao "antigo regime" e à ditadura que governou Portugal durante 40 anos. Aliás sou filho e neto de pessoas que lutaram contra essa mesma ditadura e por isso mais me sinto à vontade para falar dela. Porém, por me identificar com as opções e ideias de um determinado partido, aderi a ele e é aí que, na opinião do vosso colaborador dr. Fernando Rosas, cometi o pecado capital. É verdade, segundo ele, com esse acto passei a ser da "direita lusitana que não esqueceu nada, nem aprendeu nada", um "caceteiro instintivo" um saudosista do "colonialismo" etc...
Sou pois parte de uma escumalha que apesar de ser "um e pouco por cento" do país quer afundá-lo com as suas maléficas intenções destruidoras e que urge destruir!
Será que o regime democrático do 25 de Abril só instaurou a democracia para 99 por cento da população e o outro um por cento, por engano, sobreviveu durante 30 anos, importando agora expugná-lo definitivamente para alcançarmos, peço desculpa, alcançarem o regime perfeito?
O regime democrático está em perigo, com isso eu concordo com o dr. Fernando Rosas, do que discordo é que esse perigo seja criado pelos que foram democraticamente eleitos pelo povo. Sim, porque esse "povo", no qual me incluo, e que alguma esquerda insiste em invocar como património exclusivo da esquerda, elegeu democraticamente os seus representantes, quer o dr. Fernando Rosas goste deles ou não, e esse não é outro resultado senão o do regime implantado pelo 25 de Abril. Isso é democracia.
Antidemocrático não é governar quando se é eleito pelo povo, é subverter as mentes menos atentas quando não se consegue alcançar esse objectivo.
Rui Sampaio da Silva

Publicado por: Sa Chico às fevereiro 8, 2004 04:15 PM

Sa Chico:
Li esse artigo no público. Acho que a arrogância dos políticos do BE está atingir o absurdo.
Há dia, referindo-se aos que estão contra a descriminilização do aborto, Louçã dizia que eram meia dúzia de fanáticos.
Meia dúzia? Então não ganharam o referendo?
É demais.

Publicado por: Hector às fevereiro 9, 2004 01:29 AM

O Rosas, tal como o Louçã, quanto mais escreve ou fala, mais se espalha.
Mesmo os meios de comunicação, que sempre andaram com o BE ao colo, já estão a ficar fartos deste fanatismo cego

Publicado por: Viegas às fevereiro 9, 2004 09:11 AM

Viegas: não me parece. O BE é uma agência de marketing que faz publicidade a si própria. Está todo virado para isso. Toda a sua intervenção é a bajulação dos meios de comunicação e do politicamente correcto.

Publicado por: fbmatos às fevereiro 10, 2004 09:10 AM

Para quem não ia falar do Rosas ...

Publicado por: Humberto às fevereiro 19, 2004 12:09 AM

.

Publicado por: phent às fevereiro 10, 2005 08:37 PM

.

Publicado por: phent às fevereiro 10, 2005 08:38 PM

.

Publicado por: phent às fevereiro 10, 2005 08:38 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)