« Políticas do Ambiente 2 | Entrada | A Civilização Ocidental »

outubro 31, 2003

Políticas do Ambiente 1

Theias de aranha

O Ministro Theias é uma excelente pessoa, de trato simpático e de conversa agradável, mas denota uma grande incapacidade de decisão e, em virtude do seu perfil baixo, uma permeabilidade inquietante aos lobbies exteriores.

Por exemplo, o lobby das incineradoras, liderado pelo patrão de uma das centrais incineradoras portuguesas anda a pressionar para conseguir soluções noutros sistemas municipais e multimunicipais que levem à “necessidade” de uma 4ª linha de incineração. Do ponto de vista ambiental esta solução é de menor qualidade que outras, tais como a Digestão Anaeróbia, etc., nas quais esses sistemas estão mais interessados e apresentaram candidaturas aos fundos estruturais. E esta soluções são melhores quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista económico e financeiro.

Todavia, o Ministro, quando confrontado com os ambientalistas e com os dirigentes dos sistemas que candidatam soluções que incluam a Digestão Anaeróbia e outras formas de valorização orgânica, aparenta estar em completo acordo: o melhor é a Valorização Orgânica. Aparenta e tudo indicia que esteja.

Depois, por óbvia influência do lobby das incineradoras, pede, por intermédio dos seus serviços, novos estudos, com dados de base diferentes, eventualmente soprados pelo o lobby das incineradoras para obter resultados financeiros diferentes e que cotejados com os obtidos pela 4ª linha de incineração, coloquem esta solução com melhores indicadores económicos. Provavelmente estes “paus na roda” são introduzidos pelos serviços do ministério, ao serviço, não do ministro, mas do lobby das incineradoras. Mas o facto é que vêm de um ministério que ele tutela.

E no entretanto as candidaturas aos fundos estruturais continuam à espera …


Nota: O que acabei de escrever não significa que esteja contra as incineradoras. A incineração de R.S.U. (resíduos sólidos urbanos, não estou a falar de industriais ou perigosos) é um processo de “Valorização Energética”. Inclusivamente, de acordo com as normas actuais do Fundo de Coesão, nas Análises Custo-Benefício, um dos benefícios é o custo evitado do fuel na produção da energia equivalente, indicando o próprio Fundo de Coesão um valor unitário para aquele cálculo.

Por exemplo, a deposição de R.S.U. em aterros não é preferível à incineração do ponto de vista ambiental, pois os gases gerados (nomeadamente o metano) têm, ao que parece, um efeito mais nocivo que o CO2, no efeito estufa. O Biogás dos aterros pode ser aproveitado, mas apenas a partir da célula do aterro estar cheia. Uma parte importante dos hidrocarbonetos gasosos escoa-se para a atmosfera.

Todavia há o risco de, num futuro próximo, a energia da incineração de R.S.U. não ser considerada energia “verde” e portanto não ter os benefícios de que actualmente goza a nível do preço com que a vende à EDP.

Publicado por Joana às outubro 31, 2003 07:53 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104982

Comentários

Vejo que conseguiu "estabilizar" a situacao.
Com coragem e determinacao, tudo se consegue.
A gente ordinaria nao pode ficar a rir-se.

Publicado por: Filipa Zeitzler às novembro 1, 2003 10:32 AM

Este ministro não tem um ar um pouco palonço?

Publicado por: KK às novembro 5, 2003 10:29 PM

O Theias tem um perfil tão baixo,é tão desinteressante, que ninguém vem aqui comentar este texto.

Publicado por: anonimo às novembro 6, 2003 11:38 PM

Aposto que vou ser o último!

Publicado por: anonimo às novembro 6, 2003 11:39 PM

Aposto que vou ser o último!

Publicado por: anonimo às novembro 6, 2003 11:39 PM

O último sou eu! perdeste a aposta

Publicado por: Vitapis às novembro 12, 2003 12:46 AM

O último sou eu! perdeste a aposta

Publicado por: Vitapis às novembro 12, 2003 12:46 AM

Tudo indica que o impasse deste ministro se mantém

Publicado por: Rave às dezembro 4, 2003 11:54 PM

Tudo indica que o impasse deste ministro se mantém

Publicado por: Rave às dezembro 4, 2003 11:54 PM

Vão todos se FAZER SEXO, FAZER SEXO, FAZER SEXO, FAZER SEXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OS COLHÕES A BATER NO RABO, A PI A ENTAR, OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH QUE SENSAÇÃO!!!!! FODE MAIS,e mais e mais!!! A lingua a entrar pela minha rata e depois ele a lember os meus mamilos............... Atingi, oohhhhhhh simmmmmmmmmmmm... o orgasmo (SOU PUTA E PEGA, E DEPOIS?????) - Olhem qe não há coisa melhor que TER SEXO e FODER!!!

Publicado por: Diana Ferreira às janeiro 12, 2004 07:08 PM

tou-me a masturbar, 'ta a ser bom

Publicado por: Diana Ferreira às janeiro 12, 2004 07:10 PM

Esta gaja deve julgar que está no “Meu Pipi”. Aparece cada um neste blog!
Outro dia li por aqui a mensagem de um gajo que queria doar esperma e perguntava onde podia fazer.
A net está cheia de doentes.

Publicado por: Adalberto às janeiro 12, 2004 11:15 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)