« O PS foi libertado | Entrada | Mandeville e as refregas na net »

outubro 15, 2003

O Nick Ana_Gomes

Há um equívoco monumental, quer na comunicação social, quer na comunidade dos comentadores da net, entre eles os do Expresso online, sobre Ana Gomes.

Quer as declarações acerca de José Lamego, classificadas por este como "insinuações reles" e "impropério grosseiro", quer a sua habilitação, já a correr nas conservatórias e nas finanças, de herdeira do defunto blogue "muitomentiroso", são atitudes que de forma alguma poderiam ser assacadas a alguém com responsabilidades políticas e membro de órgãos de topo de um partido da área do poder .

É certo que, desde que o PS se encontra na oposição, os seus dirigentes enveredaram por tácticas de terrorismo parlamentar e de chicana política que se pensaria serem impróprias pela sua herança histórica e, principalmente, por ser um partido que teve, e terá certamente, responsabilidades governativas.

Mas esta peixeirada, as "insinuações reles" e a criação de um blogue no mídia-espaço que é a continuação lógica e perfeita do blogue "muitomentiroso", que se apagou, ou foi apagado, ingloriamente, do ciber-espaço, é demais, mesmo tendo em conta a truculência e a chicana política dos actuais dirigentes socialistas.

Portanto é de recusar liminarmente a hipótese de que Ana_Gomes é alguém com responsabilidade política e membro de órgãos de topo do PS.

O que está a acontecer, e peço-vos que acreditem em mim, a bem da sanidade mental do país e da saúde democrática das nossas instituições, é a consequência da criação do blogue http://www.muitomentirosa/ana_gomes.tv&jornais.blogspot/peixeirada.ps/, powered by Ferro.Rodrigues.chicana.ps.

Estou a escrever isto e a entrever sorrisos trocistas, risos escarninhos e testas franzidas de dúvidas e hesitações entre muitos de vocês. Muitos contestam: então não a temos visto em carne (e abundante!) e osso, na TV? E a voz dela, bem colocada e estridente, como convém a quem apregoa peixe fresco?

Ilusão meus queridos amigos (e não menos queridos inimigos)! Ana_Gomes é a mais recente inovação tecnológica do software nacional, já prenunciada no “Disclosure” (aquele filme longínquo, de 1994, onde a Demi Moore assedia o M. Douglas). Foram introduzidas novas facilidades, a imagem virtual já não necessita de bater as asas e consegue ser reproduzida sentada numa cadeira televisiva, a descer a Avenida da Liberdade, no tejadilho de uma camioneta a arengar as massas, nos estúdios de rádios locais, etc..

É óbvio que há bugs que terão que ser corrigidos. Os programadores equivocaram-se na relação entre os pixels horizontais e verticais e a imagem do nick Ana_Gomes aparece demasiada larga para a altura (ou vice-versa). Já foram dadas instruções aos programadores para se reduzirem em 50% os pixels horizontais e se aumentarem os verticais. Igualmente, o sintetizador terá que ser aperfeiçoado por forma a que os sons que aquele nick emite não sejam tão estridentes, tão incómodos.

Mas o facto é que Ana_Gomes está a caminho do estrelato e do reconhecimento internacional. Não pela via política, é óbvio, mas isso também está fora de questão, porquanto ela se tornou num dos nicks mais ordinários do espaço virtual … e olhem que a experiência do meu blog e da frequência da net, indica-me que é uma competição onde é difícil de se atingir o topo.

É seguro, quase tanto como as confidências do "muitomentiroso", que Ana_Gomes vai dar origem ao próximo remake do Disclosure, o Disclosure.pt. Barry Levinson já está a trabalhar no assunto e Michael Crichton prometeu um argumento reforçado (e ele conhece bem Portugal e a TAP).

Há ainda uns aspectos enfabulatórios do argumento a ultimar como, por exemplo, quem assedia quem. Mas isso deixo à vossa imaginação. Sugestões que tenham, queiram dirigi-las a Michael Crichton, quer directamente, quer por meu intermédio.

Portanto, José Lamego, quando diz Ana Gomes está a destruir a credibilidade que o PS acumulou em matéria de política externa nos quase 30 anos que levamos de vida democrática … e que "O PS merece melhor e diferente", você está equivocado. Trata-se apenas de um nick da net, Zé Lamego, um reles e ordinário nick.

Publicado por Joana às outubro 15, 2003 09:10 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104964

Comentários

Joana: confesso que fiquei baralhado. Onde quis chegar? Ou sou eu que já me afastei da política para lá do ponto de retorno possível?

Assim à distância julgava que Ana Gomes era, apesar de um bocado truculenta, uma coisa boa do PS. Ao lê-la, cara Joana, fico com a impressão que a acha uma coisa péssima para o PS... Mas fiquei confuso com o seu texto.

Publicado por: Paulo às outubro 16, 2003 05:00 PM

Está muito bem visto. Joana, porque não o coloca no Expresso online?
Zangou-se connosco?
Se é por questão de ordinarice, olhe que aqui ainda lhe fazem a vida mais negra que lá.

Publicado por: Hector às outubro 16, 2003 05:17 PM

Hector: está enganado... Aqui, a Joana tem quem a apoie. Talvez ainda não o tenha descoberto, mas não falta muito ;)

Publicado por: Paulo às outubro 16, 2003 05:23 PM

Paulo:
Como lhe escrevia outro dia, você é, de facto, um querido. Com todos os afazeres que tem com o pessoal, e eu tive uma quota-parte não despicienda, e incomodar-se a vir aqui comentar-me e dar-me apoio é notável.
Muito obrigada.

Relativamente à Ana Gomes, queira ler o artigo do J M Fernandes, “A Deriva de Ana Gomes”, 3ª feira no Público e o comentário hoje do J A Lima, “Ferro e Ana Gomes”, no Expresso online, e J A Lima está próximo do PS (se o não for). O próprio o líder parlamentar do PS, António Costa, a veio meter na ordem.

Leia as últimas declarações dela, desde os insultos ao José Lamego, a quem ela sucedeu no cargo dentro do PS, como todas as suas diatribes no que respeita a questões da alçada da justiça, culminando em fazer-se eco de boatos postos a correr há 4 meses por uma revista francesa.

Ana Gomes perdeu a cabeça e a sua truculência actual está a fazer mossa, não apenas no PS, mas também na imagem da política em Portugal.

Publicado por: Joana às outubro 16, 2003 05:44 PM

Got your point!

Agora diga-me lá uma coisa: o JA Lima perto do PS? Nunca vi o JA Lima perto do que quer que fosse, além da mulher dele e do JA Saraiva...

Publicado por: Paulo às outubro 16, 2003 06:26 PM

Mais um excelente texto, Joana. Talvez um pouco cáustico demais.

Há gente que se vai sentir ofendida.

Mas quem primeiro chamou reles à Ana Gomes foi o Lamego.

Publicado por: fbmatos às outubro 16, 2003 07:53 PM

Este é mais um bom exemplo da forma inesperada como captas as coisas, como escrevi no comentário ao outro texto, embora alguns o possam considerar menos conseguido que alguns dos anteriores

Publicado por: Viegas às outubro 16, 2003 08:04 PM

Você continua o “Anjo Exterminador”.
Não gostava de a ter como inimiga

Publicado por: Martelo de Sousa às outubro 16, 2003 08:36 PM

Hector:
Já o coloquei. Já o deve ter visto

Publicado por: Joana às outubro 16, 2003 08:52 PM

Paulo:
Eu escrevi que JA Lima estava perto do PS, politicamente.

Fisicamente é capaz de estar, como diz, mais perto da mulher dele e do JA Saraiva.

Vejo que o conhece pessoalmente.

Espero que me perdoe algumas tiradas mais contundentes contra ele...

Publicado por: Joana às outubro 16, 2003 08:54 PM

Martelo de Sousa:
Posso ser, por vezes, cáustica a escrever. Mas isso não significa ser inimiga.

Publicado por: Joana às outubro 16, 2003 08:57 PM

Já tem feito melhor, Joana

Publicado por: anonimo às outubro 16, 2003 10:07 PM

Não quero dizer que esteja mau. Acho-o excessivo

Publicado por: anonimo às outubro 16, 2003 10:08 PM

Estive agora a assistir ao debate na SIC Notícias entre a Ana Gomes e o Guilherme Silva e de facto, Joana, tem razão.

A Ana Gomes começou muito de mansinho, a meter os pés pelas mãos, tal o receio que tinha de dizer alguma inconveniência após os sermões que o António Costa e outros lhe devem ter dado.

Sol de pouca dura pois com o calor da conversa acabou por descarrilar e dizer algumas inconveniências que foram aproveitadas pelo Guilherme Silva.

Publicado por: Hector às outubro 16, 2003 10:52 PM

quando é que apura esse seu lado terrorista que alguns insistem em apelidar de cuatico,contundente,excessivo ?

Publicado por: não interessa às outubro 16, 2003 10:54 PM

quando é que apura esse seu lado terrorista que alguns insistem em apelidar de cuatico,contundente,excessivo ?

Afixado por não interessa(zippiz) em outubro 16, 2003 10:54 PM

Publicado por: zippiz às outubro 16, 2003 10:55 PM

zippiz:
Estou a apurar, zippiz, estou a apurar ...
Até já me aconselharam a frequentar a escola da Ana Gomes para o apurar mais rapidamente e com mais consistência.

Publicado por: Joana às outubro 16, 2003 11:00 PM

Eu gosto do estilo da Joana.
Apenas embirro com algumas coisas que ela escreve.

Publicado por: VSousa às outubro 16, 2003 11:14 PM

Quero eu dizer que se ela escrevesse do lado do que eu penso seria óptimo.

Publicado por: VSousa às outubro 16, 2003 11:16 PM

A Ana Gomes é incontinente, mas o Alberto João também é. No entanto quando o Alberto João diz aqueles disparates todos, parecem que têm medo dele. Nem os do partido dele o calam.

A Ana Gomes está desfeita. De facto eu vi a actuação dela no debate da SIC e via-se que ela estva com medo de falar. Deve ter apanhado um grande apertão do PS

Publicado por: A Valente às outubro 16, 2003 11:42 PM

A questão é simples, A Valente:
O Alberto João Jardim é um “incontinente” programado. Ele planeia as “incontinências”. Di-las com ar de “incontinências” mas de facto não o são. Propõe-se objectivos bem determinados.

O Alberto João Jardim é um político cheio de ronha e com um forte apoio popular na Madeira. Portanto, é inteligente e tem peso político.

A Ana Gomes está a ser incontinente no verdadeiro sentido da palavra: diz coisas que não deveria dizer, pondo toda a gente contra ela, o poder judicial, a comunicação social, a maioria dos políticos, mesmo dirigentes socialistas que, na intimidade, poderiam pensar o mesmo, mas que nunca se atreveriam a dizer.

Provavelmente, nas primeiras horas a seguir às declarações, muitos dirigentes do PS podem ter ficado satisfeitos por alguém ter a “coragem” de levantar aquela lebre. Mas logo a seguir tomaram consciência que tudo aquilo era um disparate que se viraria contra o próprio PS.

E como Ana Gomes não tem peso político ...

Publicado por: Joana às outubro 16, 2003 11:55 PM

"Até já me aconselharam a frequentar a escola da Ana Gomes "

Joana : não desconhece , certamente , que a dita escola também foi frequentada por Durão Barroso !

É , por assim dizer , uma escola com nome !

Publicado por: zippiz às outubro 16, 2003 11:56 PM


Cara Joana,

Só para dizer (hoje) que estou de acordo quanto à finalidade mas não quanto à forma.

Não é que os fins justifiquem os meios :-)

Só que Ana Gomes faz-me pele de galinha e isto não é um jogo de futebol em que "uma vez deste, para sempre deste".

Parece-me que Ana Gomes estará para o PS como Durão está para o PPD ou Portas para o CDS.

Ou talvez eu esteja velho e o mundo das ideias esteja a ficar do avesso, quem sabe?

Hoje li a entrevista que o meu vizinho Manuel Veiga concedeu à Visão (leu?) e dei comigo a pensar que este país só está como está e tem os dirigentes partidários que tem porque muita gente não tem a coragem e paciência de Miguel Veiga.

Sofremos Rios e Santanas, Felgueiras e Ferreiras Torres porque continuamos na dialéctica dos apaniguados de clubes de futebol.

Continuo a achar que Ana Gomes compartilha a mesma face da moeda com Paulo Portas: ambos sentem a nostalgia do Deus, Pátria e Família, sem a qual se sentem a cair no abismo.

O raciocínio soviético da Agit&Prop de ambos é análogo.

Dizia Heidegger: "Um grande artista ou um grande pensador é alguèm que ouve melhor que os demais".

Pois... Parece-me que anda tudo surdo.

Publicado por: re-tombola às outubro 17, 2003 01:03 AM

Cara Joana: claro que escreveu perto politicamente, mas a minha pergunta (que levou demasiado a sério) pretendia precisamente gozar isso: não vejo o JA Lima NADA perto do PS, nem de qualquer outro partido...

Publicado por: Paulo às outubro 17, 2003 02:07 AM

Ana Gomes? essa extraordinária militante (já na década de setenta ela era uma verdadeira militante proletária) que com um estilo verdadeiramente proletário aterroriza a burguesia revisionista e neo-revisionista? Só pequeno-burgueses intelectualóides poderiam produzir o tipo de reflexões deste blog a propósito de Ana Gomes. Ah, a grande Ana Gomes ainda há-de deixar esse partido burguês social-revisionista e voltar para as fileiras da revolução proletária que deixou há trinta anos atrás.

Publicado por: o proletário vermelho às outubro 17, 2003 05:29 AM

Paulo: Claro que percebi que estava a brincar.

Do que li do JA Lima do último ano e meio (antes não lhe prestava muita atenção) fiquei com a ideia que ele estaria próximo do PS.

Provavelmente estarei a dar uma cor política à perseguição, verdadeiramente obsessiva, que ele tem feito ao Portas, quando possa esta relevar mais do foro pessoal que político.

De facto, quando ele não fala do Portas, tem posições de alguma equanimidade e opiniões sensatas.

Publicado por: Joana às outubro 17, 2003 08:45 AM

Pela primeira vez, fiquei entediado ao ler um texto seu.
Ainda que não tenha gasto mais de um par de minutos a escrevê-lo, quer o resultado, quer a Ana Gomes, não justificam tal perda de tempo.

Não me contento com 'isto' (vindo de si). Fico à espera de melhor.

(Ao autor da maioria dos comentários a este post: tal devoção só pode significar amor, por estranho que possa parecer)

Cumprimentos.

P.

Publicado por: Pseudoeter às outubro 17, 2003 11:37 AM

Pseudoeter:
Em primeiro lugar obrigada por ter aparecido e enriquecido “isto” com o seu comentário.

Tenho que reconhecer, numa segunda leitura, que o meu texto saiu talvez demasiado chocarreiro. Ao lê-lo, não chamaria tédio ao sentimento que desperta, mas talvez a sensação de alguma piada desnecessária.

Mas também há que reconhecer que Ana Gomes não é uma fonte inspiradora.

Em qualquer dos casos considero o seu comentário bastante útil para mim.

Não sei se se deu conta, mas encontram-se arquivados, de acordo com a data da sua elaboração, diversos escritos meus do Expresso online. Basta clicar no mês na coluna da esquerda e tem-se acesso a esses textos. A maioria já deve ser do seu conhecimento.

Quanto ao meu “admirador”, como lhe chama, talvez você tenha razão.

Apareça sempre
J

Publicado por: Joana às outubro 17, 2003 12:45 PM

Meu querido Admirador secreto:

Depois de tanta imundície, aparecer-me você, a confessar-se meu admirador e com veia poética … e tudo! Não calcula o bem que me fez!

São estes momentos que fazem com que nós olhemos o mundo como um sítio aprazível para viver, apesar de tudo.

E esteja descansado que eu não o confundo com o meu caluniador secreto, tá?

Publicado por: Joana às outubro 17, 2003 02:01 PM

Cara Joana, porque não apaga isso tudo? Uma bela prosa carece que uma adequada moldura.

PS - ó poeta, porque não te atinas? Hipócrita.

Publicado por: Outro Fã às outubro 17, 2003 03:04 PM

Que mau gosto...

Publicado por: AnaP às outubro 17, 2003 03:07 PM

O mundo está cheio de “serial mother fuckers”.

Haja paciência... no Iraque está-se pior.

Publicado por: Marapião às outubro 17, 2003 05:36 PM

o que dizes joaninha? ja chega? ou keres mais? aguardo a tua resposta. se n houver, será sinal que estas a gostar.

Publicado por: VANDAL às outubro 17, 2003 07:36 PM

Gosto desta sátira sobre a Ana Gomes.

D´-lhe a categoria de nick e identifica-a como um dos muitos nicks reles que andam na net.

Publicado por: Mocho às outubro 18, 2003 12:38 AM

Agora o ordinário que pôs centena e meia de obscenidades deve ser um furioso apoiante da Ana Gomes

Publicado por: Mocho às outubro 18, 2003 12:39 AM

Não será a própria Ana Gomes que mudou de nick?

Publicado por: Mocho às outubro 18, 2003 12:40 AM

Parece que a cena de faca e de alguidar acabou.

Já não era sem tempo.

Publicado por: fbmatos às outubro 18, 2003 10:41 PM

O Mocho é capaz de ter razão. Provavelmente era a Ana Gomes.

Publicado por: fbmatos às outubro 18, 2003 10:42 PM

É difícil de gerir a liberdade na net.

Por um lado ela é indispensável. Por outro dáorigem a estes abusos.

Goste-se ou não da autora, o que aconteceu aqui foi uma coisa lamentável

Publicado por: VSousa às outubro 19, 2003 01:43 PM

Refiro-me à Joana e não à Ana Gomes.

Publicado por: Cisco Kid às outubro 19, 2003 02:07 PM

Este texto é um nojo

Publicado por: Cisco Kid às novembro 7, 2003 11:57 PM

Este texto é um nojo

Publicado por: Cisco Kid às novembro 7, 2003 11:57 PM

Este texto é um nojo

Publicado por: Cisco Kid às novembro 7, 2003 11:57 PM

Este texto é um nojo

Publicado por: Cisco Kid às novembro 7, 2003 11:57 PM

Não há dúvida que Ana Gomes foi para a prateleira.
Já não sai de lá. O seu estilo peixeiro liquidou-a

Publicado por: Humberto às dezembro 5, 2003 12:07 AM

Quando a Ana Gomes era o rosto de Portugal na Indonésia e em Timor, toda a gente se pôs nos bicos dos pés «me!me!me!, olha para cá, sou eu a tecer-te taaaaaantos elogios», a escrever cartas abertas e colunas de meter nojo. Muito se deve ela ter rido nessa altura.
Agora que deixou de ser «estrela», emerge a inveja de toda a sacanagem e criadagem que cobiça o protagonismo dela e não lhe perdoa por ser mais inteligente que elas e eles.
O simples facto de terem passado tanto tempo a dizer mal da Ana mostra como a invejam. Seja ela nomeada para Comissária europeia, presidente da comissão ou ministra dos Negócios Estrangeiros e as baratas nojentas vão outra vez aparecer dos buracos, a acenar com as antenas e a dizer «olha para mim, eu amo-te». Boa Ana,ainda bem que és quem és: as ratazanaz chiam e a caravana passa. Felicidades e trabalha bem por Portugal!

Publicado por: tartaruga às julho 14, 2004 05:38 PM

Chatos

Publicado por: free às fevereiro 20, 2005 05:46 PM

m***

Publicado por: nick às fevereiro 27, 2005 11:46 AM

m***

Publicado por: nick às fevereiro 27, 2005 11:47 AM

m****

Publicado por: nick às fevereiro 27, 2005 11:47 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)