« O Nick Ana_Gomes | Entrada | Aristóteles e a Casa Pia »

outubro 20, 2003

Mandeville e as refregas na net

Como já se aperceberam, aqueles que se deram ao trabalho de passar uma vista de olhos por este sítio e ler os comentários ... agora poucos, pois alguns eram de tal forma ordinários que os apaguei, a falta de nível e a malevolência de alguns internautas (um ou dois, mas que multiplicam os nicks!) são impressionantes.

Mas, sejamos pragmáticos, este é o país que temos. Sou, sempre fui, uma iconoclasta. Divirto-me a despedaçar a manipulação orwelliana da palavra, onde quem exalta as “forças democráticas” e as “amplas liberdades” constrói sociedades de uma absoluta perversão totalitária e aqueles que ficam extasiados pela “Democracia Participativa” têm um completo desdém pela opinião dos outros, que caiem na mais absoluta intolerância, e nos “comentários de taverna”, quando a coberto de nicks na net ou, quando em manada, vandalizam montras, carros, mobiliário urbano, etc..

Aliás, não serei eu uma adepta do laissez faire …? Então tenho que agir em conformidade! Cito-me Bernard de Mandeville e esse espantoso livro “A Fábula das Abelhas: Ou velhacos transformados em gente honesta” escrito no início do século XVIII, onde se pode ler, logo no prefácio:

“O que, no estado da natureza, faz o homem sociável, não é o desejo que tem de estar em companhia, nem a bondade natural, nem a piedade, … . As qualidades mais vis, frequentemente as mais odiosas, são as mais necessárias para torná-lo apto a viver com o maior número. São elas que … mais contribuem para a felicidade e prosperidade das sociedades.” … e, mais adiante:
“Grandes multidões pululavam … atropelando-se para satisfazerem mutuamente a luxúria e a vaidade. Consequentemente cada parte estava cheia dos vícios mas, no seu todo, o conjunto era um paraíso.”

Ou, como escreveu Adam Smith, meio século depois: “cada indivíduo … ao tentar satisfazer o seu próprio interesse promove, frequentemente, de uma maneira mais eficaz, o interesse da sociedade, do que quando realmente o pretende fazer.”

Portanto, neste microcosmos dos debates na net, ao prosseguirmos o nosso próprio interesse, mesmo que alguns o façam da forma mais vil ou odiosa, maximizamos o bem-estar geral. E como? Porque, ao sermos confrontados com argumentos em contrário, ou apenas com o insulto soez, pensamos melhor e mais profundamente as questões, treinamos o nosso estilo e capacidade de polemizar, aperfeiçoamo-nos a pôr a nu as fragilidades da argumentação (mesmo insultuosa) alheia, em converter os insultos na ignomínia de quem os proferiu, etc.

E, simultaneamente, exercemos, mesmo sem ser esse o nosso objectivo, uma acção pedagógica, pois alguns dos que seriam tentados em ir pela via do insulto fácil, poderão aperceber-se que ganharão em ter uma intervenção mais séria e ponderada.

Como diria Mandeville, no seu “anarquismo”, cepticismo cínico e utilitarismo … “no seu todo, o conjunto ser um paraíso”.

Eu apareço por na net porque me divirto com este microcosmos onde coexistem comentaristas de alto gabarito ou simplesmente interessantes (a maioria), com frustrados, intolerantes, néscios etc.. E, ao prosseguir este meu interesse lúdico estarei, mesmo se não fosse esse o meu objectivo, a concorrer para a melhoria do universo comentador, aperfeiçoando-me simultaneamente. E a concorrer para que a net atinja o Óptimo de Pareto!

A tese de Mandeville, depois retomada e aperfeiçoada por Adam Smith de que os vícios privados ( egoísmo interesseiro, ambição e desejo de lucro) se transformam, no final do processo de produção, distribuição e consumo, em vantagens para toda a comunidade, originando uma ordem funcional mais eficiente do que qualquer outra forma resultante de tentativa de organizar a economia na base de um planeamento centralizado, foi genial, nomeadamente tendo em conta ter sido escrita numa época em que toda a vida económica e social estava completamente espartilhada por regulamentos e hábitos consuetudinários. Foi absolutamente notável.
Um feito espantoso!

Publicado por Joana às outubro 20, 2003 07:32 PM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104965

Comentários

zippiz 01:03 15 Outubro 2003

Mandeville e as refregas na net...
...Joana ou os exercícios de narcícismo levados às últimas consequências...

ps: na altura que li ainda não tinha tido 1 comentário...

Publicado por: zippiz (Joana) às outubro 15, 2003 07:59 AM

Como o seu comentário era dirigido a este texto e você foi colocá-lo no Expresso on-line, tomei a liberdade de corrigir esse seu equívoco.

De acordo?

Publicado por: Joana às outubro 15, 2003 08:02 AM

Nao deixa de causar tristeza os abusos e comentarios de taverna dirigidos a Joana, a exemplo do que acontece no on-line.

O que se ha de fazer?

Não desista.

Publicado por: aj ribeiro às outubro 15, 2003 12:14 PM

Pelo que tenho lido nos fóruns da net, há uma grande crispação em Portugal.

As questões mais pequenas transformam-se em coisas monstruosas que se discutem até fazer sangue.

E as pessoas insultam-se sem necessidade.

Publicado por: Filipa Zeitzler às outubro 15, 2003 03:32 PM

Falas de tudo. Mas sabes do que falas?
Só tretas.

Publicado por: Cisco Kid às outubro 15, 2003 03:35 PM

"A esse respeito não me domino por completo. O acaso é meu senhor: a oportunidade, a companhia, o próprio fogo das minhas palavras actuam sobre o meu espírito, que produz então muito mais do que quando com ele me isolo, o consulto e o obrigo a trabalhar. Daí valerem mais as minhas palavras do que os meus escritos, se é que se deva escolher entre coisas sem valor. E advém disso que não me encontre onde me procuro, e mais me descubra por acaso do que apelando para a inteligência."

Michel de Montaigne
"Dos que improvisam e dos que se preparam para falar" (Ensaios, Livro I, capítulo X )

Publicado por: re-tombola às outubro 15, 2003 04:51 PM

Obrigada por ter aparecido por aqui e pelo excelente texto que aqui colocou.

Montaigne retrata, com mais de quatrocentos anos de antecipação, a maioria dos políticos portugueses: o fogo das suas palavras produz mais que se o seu espírito trabalhasse. As suas palavras valem mais que os seus escritos, embora ambos coisas sem valor. Andam em completo desatino encontrando-se mais por acaso do que apelando à sua inteligência.
Segundo Montaigne, Severus Cassius falava tanto melhor quanto menos preparado
Os políticos portugueses cultivam Severus Cassius!

Publicado por: Joana às outubro 15, 2003 05:24 PM

E, aproveitando a deixa, e continuando no Montaigne:
"E se escrevo algo espirituoso (insignificante talvez para os outros mas cheio de subtileza para mim -- mais deixemos de lado tais considerações que cada qual age como pode) ocorre-me perder-lhe de tal maneira o sentido que outros descobrem, por vezes antes de mim, o que quis dizer"

Apareça sempre, re-tombola!

Publicado por: Joana às outubro 15, 2003 05:26 PM

O texto que escreveu descreve na plenitude a sua pessoa: velhaca, vil, arrogante, mal-educada, cínica, recorre facilmente ao insulto soez encapotado, frustrada, intolerante.

Falta-lhe o discernimento necessário para raciocinar de forma linear e objectiva. Extasiada com uma pseudo superioridade moral avança sobre tudo, entende que arrasará até o grão de poeira mais insignificante. Há sede de "vitórias", protagonismos não alcançados de outra forma. Vivências que se tornaram recordações. Amargas. Que marcam. O discorrer de citações solta é uma constante, mas incapaz de alcançar uma conclusão sintética e objectiva. A ignorância também pode ser palavrosa.

É ridícula a citação de Adam Smith. Só restava citar Rosseau, e considerar a "Teoria do Bom Selvagem" um aprefeiçoamento da «Mão Invisível». Ou olhar para Quesnay...

Enfim, como purga todos os comentários que lhe são adversos, este terá alguns minutos de vida. Veremos quantos...

Publicado por: Espelho da J às outubro 15, 2003 06:24 PM

Em primeiro lugar queria assinalar que não partilho da sua opinião.

Em segundo lugar dizer-lhe que os únicos textos que lhe apaguei, e foi no 1º dia, continham apenas obscenidades e um deles material pornográfico.

Foram os textos em que você apareceu como Joana Messalina e Joana. Depois quer o Chico, quer o Belo, quer este agora, tenho deixado.

Não tenho tempo para andar permanentemente a varre as imundícies que põem aqui.

Publicado por: Joana às outubro 15, 2003 07:36 PM

zippiz:

Como lhe disse no online, isto aqui não é a Cova da Moura! O meu blog não oferece os riscos de alguma esquina escura da zona mais mal afamada da Cova da Moura.

Se vier aqui, clique no mês de Janeiro, mês em que está arquivado um texto e várias reflexões que escrevi dias depois da morte do João Amaral.

É capaz de lhe interessar.

No comentário seguinte veja como poderá fazer:

Publicado por: Joana às outubro 15, 2003 11:28 PM

Mandeville e as refregas na net... Joana bom, 10 comentários ,sendo 5 da própria editora , não está mal.tem lá alguns arrasadores.se eu tivesse um e-mail "postava" lá umas bocas para aumentar o número dos participantes mas parece, pela amostra ,que aliás é comum aos seus comentários neste espaço, que Vc só gosta de "lustro" e não aceita que lhe digam verdades.

Está a ver que não gosot só de "lustro"!

Publicado por: zippiz às outubro 15, 2003 11:30 PM

Lamento desiludi-la, mas esta foi a primeira vez que participei. Ao ver como lida com a opinião adversa hesitei sempre em participar. Desta vez surpreendeu-me por ainda não ter apagado uma opinião que lhe contesta.

PS: deveria introduzir uma opção de registo para evitar a vandalização do espaço.

Publicado por: Espelho da J às outubro 16, 2003 12:00 AM

Joaninha, os cães ladram e a caravana passa. Não te importes que te chamem vil e velhaca, cínica e tudo o mais, eles têm é inveja da tua capacidade. Escreves bem, és jornalista ? Se não és, pelo menos no português safas-te bem. Continua !

Publicado por: Admirador Secreto às outubro 16, 2003 12:35 AM

(...)Ou, como escreveu Adam Smith, meio século depois: “cada indivíduo … ao tentar satisfazer o seu próprio interesse promove, frequentemente, de uma maneira mais eficaz, o interesse da sociedade, do que quando realmente o pretende fazer.” (...)

Joana :
eu ,do A.Smith, prefiro a citação "a maior parte dos Homens tem das suas capacidades um conceito exageradamente favorável"

Publicado por: zippiz às outubro 16, 2003 12:51 AM

Não acha que está a ser muito optimista com a net?

Eu sei que os economistas do começo da revolução industrial eram optimistas, mas já passaram mais de 2 séculos.

Publicado por: cerejo às outubro 16, 2003 10:53 AM

Quando se tem algum talento (é inegável), quando se tem pais com massa, quando se é boazona e se sabe usar bem isso, é fácil subir e ganhar balúrdios.

E é fácil acreditar que a concorrência perfeita conduz a um mundo perfeito.

E mais não digo. Juro.

Publicado por: Admirador Condicional às outubro 16, 2003 10:56 AM

cerejo, talvez não. O texto do re-tombola, sobre o Montaigne, e o resto, mostra que a ordinarice é minoritária.

Publicado por: fbmatos às outubro 16, 2003 11:05 AM

É difícil de gerir a liberdade na net.

Por um lado ela é indispensável. Por outro dáorigem a estes abusos.

Goste-se ou não da autora, o que aconteceu aqui foi uma coisa lamentável

Publicado por: VSousa às outubro 19, 2003 01:44 PM

Já tentei várias vezes deixar um comentário no blog mas... há gente realmente execrável!

Só queria dizer que, como sempre, os seus textos são magistralmente escritos para além de acutilantemente certeiros.

Continue, não obstante este blog me ter privado de uma das minhas argumentadoras favoritas no fórum do Expresso !

Publicado por: spanky às outubro 20, 2003 08:13 PM

Não privou, querida spanky. Eu tenho aparecido por lá, embora um pouco menos que antes.

Eu tenho uma vida profissional muito absorvente. Escrever larachas era apenas uma distração que agora tenho que partilhar com a manutenção deste espaço.

Como já reparou, terei que contratar uma ucraniana para varrer este lixo!

É o país que temos.


Apareça sempre.

Publicado por: Joana às outubro 20, 2003 08:51 PM

Mandeville não devia conhecer o seu caluniador quando escreveu a fábula das abelhas.

Isto seriam ordinarices a mais para o entendimento de Mandeville.

Publicado por: L M às outubro 20, 2003 10:40 PM

hummm...
alguem tem os apontamentos do campo unificado-estudo pos relatividade de einstein-troco por novo elemento da tabela periodica..
...bem que disco rigido...que desenvoltura

Publicado por: sgtpeppers às outubro 30, 2003 10:15 AM

Este Mandeville devia ser fresco

Publicado por: KK às novembro 5, 2003 10:50 PM

Se Mandeville acha que os vícios privados ( egoísmo interesseiro, ambição e desejo de lucro) se transformam em vantagens para toda a comunidade, é porque ele não conhecia os políticos portugueses

Publicado por: Vitapis às novembro 7, 2003 12:21 AM

Se Mandeville acha que os vícios privados ( egoísmo interesseiro, ambição e desejo de lucro) se transformam em vantagens para toda a comunidade, é porque ele não conhecia os políticos portugueses

Publicado por: Vitapis às novembro 7, 2003 12:21 AM

Se Mandeville acha que os vícios privados ( egoísmo interesseiro, ambição e desejo de lucro) se transformam em vantagens para toda a comunidade, é porque ele não conhecia os políticos portugueses

Publicado por: Vitapis às novembro 7, 2003 12:21 AM

No caso dos políticos portugueses, os vícios privados ( egoísmo interesseiro, ambição e desejo de lucro) só se transformam em vantagens para eles próprios

Publicado por: Vitapis às novembro 7, 2003 12:23 AM

No caso dos políticos portugueses, os vícios privados ( egoísmo interesseiro, ambição e desejo de lucro) só se transformam em vantagens para eles próprios

Publicado por: Vitapis às novembro 7, 2003 12:24 AM

Este sítio já esgotou

Publicado por: anonimo às novembro 7, 2003 12:32 AM

Este sítio já esgotou

Publicado por: anonimo às novembro 7, 2003 12:32 AM

A Joana diz que se divirte com frustrados, intolerantes, néscios.
A net é um bom sítio para isso

Publicado por: Benquisto às novembro 7, 2003 12:34 AM

A Joana diz que se divirte com frustrados, intolerantes, néscios.
A net é um bom sítio para isso

Publicado por: Benquisto às novembro 7, 2003 12:34 AM

A Joana diz que se divirte com frustrados, intolerantes, néscios.
A net é um bom sítio para isso

Publicado por: Benquisto às novembro 7, 2003 12:34 AM

A Joana diz que se divirte com frustrados, intolerantes, néscios.
A net é um bom sítio para isso

Publicado por: Benquisto às novembro 7, 2003 12:34 AM

A Joana diz que se divirte com frustrados, intolerantes, néscios.
A net é um bom sítio para isso

Publicado por: Benquisto às novembro 7, 2003 12:34 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)