« A imigração 2 - Postal algarvio 1 | Entrada | A imigração 4 - Postal alentejano »

outubro 04, 2003

A imigração 3 - Postal algarvio 2

Este Agosto, aproveitando um dia enfarruscado, menos propício para a praia, fomos dar uma volta pelo barrocal, essa extensa e montanhosa região algarvia que a divide do Alentejo.

É uma região desolada de uma beleza agreste e vazia de gente. Parámos num local que nos haviam indicado onde havia turismo de habitação, um restaurante e venda de artigos regionais – mel, doçaria, olarias, mobiliário regional, etc..

Tirando os proprietários e, eventualmente, alguma velhota que tinha sobejado da debandada geral, tudo o resto era gente do Leste.

A rapariga que nos acompanhou e ia tomando nota do que queríamos era ucraniana ou moldava. Tomava notas, fazia contas com uma máquina de calcular, fazia comentários, etc., tudo com um grande à vontade.

Suspeito que parte daqueles artigos regionais, “bem portugueses” eram feitos pelo pessoal do Leste que fazia girar o negócio.

Aquelas tarefas não eram complicadas nem pesadas. A questão é que os portugueses não querem viver ali por se acharem, ao que julgo, “longe da civilização”. E a civilização para eles é a vida pouco confortável e inóspita que levam nos grandes centros urbanos.

22 de Setembro de 2003

Publicado por Joana às outubro 4, 2003 01:44 AM

Trackback pings

TrackBack URL para esta entrada:
http://semiramis.weblog.com.pt/privado/trac.cgi/104955

Comentários

Parece-me que passei por aí. Não há umas coisas de vime e louças?

Publicado por: Zebedeu às novembro 8, 2003 12:14 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)