outubro 29, 2004

O Pivot Portela

Há um equívoco monumental que percorre toda a comunicação social (e associal), toda a classe política (e impolítica), ... enfim ... todas as forças “vivas” do país. E esse equívoco é a de que houve uma audição a Marcelo Rebelo de Sousa em sede da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Ora só quem não visionou aquelas duas sublimes horas é que poderá laborar nesse lamentável lapso.

O que aconteceu, na realidade e segundo as imagens demonstram, foi um espaço de comentário televisivo onde o analista Marcelo Rebelo de Sousa e o pivot Portela filho, assessorado por pressurosos e solícitos sub-pivôs, encenaram um programa que ficará certamente na memória. Infelizmente, o horário de expediente da Alta Autoridade para a Comunicação Social impediu que esse inolvidável momento televisivo fosse para o ar em horário nobre. Assim, o público só teve ocasião de apreciar excertos dos comentários de Marcelo Rebelo de Sousa. A brilhante actuação e o extraordinário brio profissional evidenciados pelo pivot Portela filho perderam-se deploravelmente pelo lastimável desencontro de horários.

E foi tanto o que o público ansioso perdeu! Sempre que Marcelo Rebelo de Sousa suspendia a sua exposição, certamente para tomar um merecido fôlego, Portela filho acorria diligente, «há reflexões sobre a comunicação social que gostaria que V.Exa partilhasse connosco» ... e Marcelo Rebelo de Sousa a partilhar ... «ocorreu-me agora o assunto X, certamente que V.Exa terá uma douta opinião sobre esta matéria» ... e Marcelo Rebelo de Sousa opinava doutamente. À direita de Marcelo Rebelo de Sousa, o Zé Garibaldi, nos intervalos em que deixava de cofiar o bigode, segredava ao Professor ... obviamente mais uma deixa para alimentar o espectáculo. Se não fosse o adiantado da hora e a senectude dos presentes, certamente chegar-se-ia ao momento em que Portela filho diria «encontrei imensa dificuldade no trânsito para chegar aqui. Seria exigir muito a V.Exa que partilhasse connosco as suas obviamente portentosas reflexões sobre o caos do trânsito citadino e os efeitos nele das obras do “Marquês”?» ... e Marcelo Rebelo de Sousa partilharia certamente ...

Foi perfeito!

Prevê-se a próxima extinção da Alta Autoridade para a Comunicação Social (apesar de Guilherme Silva ter conferido um inesperado valor àquele órgão); prevê-se uma próxima retoma da coluna de Marcelo Rebelo de Sousa. Depois do programa de anteontem, nenhum editor de TV tem qualquer outra alternativa: a próxima coluna televisiva de Marcelo Rebelo de Sousa terá obrigatoriamente como pivot Portela filho e alguns sub-pivôs indispensáveis, no mínimo, o bigode do Zé Garibaldi a ser cofiado por alguém, eventualmente pelo próprio.

Antes de ontem à noite ter visionado, na íntegra, este inesquecível momento televisivo, eu fazia uma ideia completamente diferente, e afinal abstrusa, do que era a AACS e quais os objectivos desta entidade quando efectuava aquilo que eu julgava, ingenuamente, serem audições.

Afinal a Alta Autoridade para a Comunicação Social não passa de um pivot colectivo para uma elite política fazer o seu show televisivo. Miguel Sousa Tavares, que quase chegou ao confronto físico com a Manuela Moura Guedes, deve estar roído de inveja. O sex-symbol da Lapa vai com certeza exigir a José Eduardo Moniz, agora que este está de tal forma fragilizado que o seu pivot de ontem se viu na emergência de lhe aplicar uma terapia enérgica e desesperada para lhe restaurar o ego, fazendo-lhe um panegírico sempre que se esperava que lhe fizesse uma pergunta, que o Moniz contrate Portela filho, em vez da megera, como pivot das terças-feiras.

Senão vai pedir para ser ouvido pela Alta Autoridade para a Comunicação Social, com carácter de urgência!

Publicado por Joana em outubro 29, 2004 03:04 PM | TrackBack
Comentários

Joana: Porque não vai para uma coluna televisiva? Ao fim de um ano de comentários toda a classe política teria fugido do país!
Está soberbo!

Afixado por: Viegas em outubro 29, 2004 03:45 PM

Você ainda é mais mazinha que o Marcelo.

Afixado por: A Trofa em outubro 29, 2004 04:16 PM

Joana: esta é demais!

Afixado por: J Ribeiro em outubro 29, 2004 04:37 PM

Joana, se você tivesse uma coluna na TV, em menos de um ano toda a classe política emigrava.

Afixado por: Novais de Paula em outubro 29, 2004 06:27 PM

Viegas: desculpe o plágio!
Só agora reparei

Afixado por: Novais de Paula em outubro 29, 2004 06:29 PM

Eu também assisti à audição na íntegra e o que a Joana escreve tem algum fundamento. A subserviência do Portela foi total

Afixado por: Cerejo em outubro 29, 2004 07:22 PM

É evidente que a AACS está do mesmo lado do Marcelo. O Marcelo considera-se vítima de censura. A AACS existe para evitar situações dessas. É claro que se estava entre gente que estava do mesmo lado da barricada.

Afixado por: vitapis em outubro 29, 2004 07:41 PM

A AACS não é para estar num dos lados da barricada, mas para ser uma entidade independente.
H´aí um vício de raciocínio

Afixado por: David em outubro 29, 2004 08:51 PM

Não sei se vou dizer uma asneira, mas eu às vezes surpreendo-me a interrogar-me :
Mas como diabo é que é possível existir uma única instituição «independente» se todas, mas todas, estão investidas pelos partidos políticos, pelos seus representantes, militantes ou simpatizantes ? Até o Tribunal Constitucional resulta de um «acordo de cavalheiros» entre os partidos ...
E parabéns a Joana por este texto que é «saborosamente velhaquinho», ehehehe !

Afixado por: asdrubal em outubro 29, 2004 09:06 PM

asdrubal em outubro 29, 2004 09:06 PM
Em Portugal impera a partidarite. Se na própria Relação de Lisboa, conforme a cor política dos juízes, assim são decididos os recursos (veja-se o caso Paulo Pedroso) como se pode esperar isenção noutras áreas? Nomeadamente naquelas em que há escolhas partidárias.

Afixado por: Joana em outubro 29, 2004 09:19 PM

Joana - ou MRS , perdedor eterno, parte III

ainda não li o seu post; normalmente leio primeiro os comentários .
salta à vista que o seu post é tão isento como tem sido a aacsocial !
agora vou ler o post que tem dado origem a comentários tão babosos...

Afixado por: zippiz em outubro 29, 2004 09:41 PM

já li o seu post e , sinceramente , nunca estive tão de acordo com a maioria parlamentar quando IMPEDE AUDIÇÕES NA AR com o argumento que a oposição quer é CHICANA POLÍTICA !!!

o seu post é chicana política ; é aquilo que os liders parlamentares do ppd e do pp ( 2 tipos de politicos que VC deve gostar sobremaneira )dizem sobre as intenções da oposição, quando esta pretende discutir algo na AR e a maioria - com aquele ar sério que coloca quando fala para os holofotes das tv's - acha que a oposição quer é chicana política.

assisti em directo, pela SIC Notícias , à audição de MRS na aacsocial. MRS aproveitou, e bem , para assasinar Paes do Amaral, entalar Moniz da tvi , arrasar PSL e a sua equipa de "auditores" para a comunicação social , colocar a PT ( vide DN )ao barulho e sair como um sujeito que falou VERDADE.

isto terá irritado o governo , a maioria parlamentar, seus apoiantes (Joana incluida) mas, foi insuficiente para aceitarem uma audição na 1ª comissão da AR.
Seria uma oportunidade para o CONTRADITÓRIO , uma vez que dizem que não houve PRESSÃO do governo sobre a tvi.
é preferível "bater" em Portela e dizer ao mesmo tempo (sem se rirem !) que a AACSocial é o orgão indicado constitucionalmente para concluir sobre o tema ; ié : vão acabar com a aacsocial , tendo feito tudo para a denegrir mas agora acham-na apropriada para resolver este assunto .
sendo assim Joana , do que se queixa ?
de MRS ter aproveitado o tempo de antena ?

Afixado por: zippiz em outubro 29, 2004 10:11 PM

Estou de acordo com tudo o que escreveu, excepto obviamente que o meu post era chicana política. Ele apenas espelha a chicana política em que vive a elite política portuguesa.
O retrato que eu fiz é a imagem fiel, talvez um pouco caricatural, o comportamento dos membros da AACS e, em especial, de Portela filho. E espelha fielmente a absoluta subserviência dos membros que se exprimiram perante MRS.
Admito que eles se revejam nas atitudes de MRS. Acho é que é inadmissível que como membros de um órgão em teoria independente, não tenham mostrado essa independência.
Como você é um entusiasta do futebol, vou-lhe dar um exemplo nesta área: Um árbitro pode ser do Benfica ou do Sporting, mas espera-se que se mostre independente quando arbitra um jogo. Imagine que dava pulos de alegria, em pleno campo, quando a sua equipa metia um golo! É claro que se fosse do Sporting talvez o zippiz no íntimo apreciasse a atitude do árbitro! Mas, objectivamente, não acha que dava mau aspecto?

Não me queixo de nada. Você depreende do meu texto alguma queixa? Acho apenas tudo ridículo. O comportamento do MRS, o comportamento da AACS e as declarações de Guilherme Silva ressuscitando a AACS.

Ah! Esquecia-me: a "entrevista" ontem do Moniz!

Afixado por: Joana em outubro 29, 2004 11:02 PM

a ideia com que fico é que só alguns "iluminados" são independentes para poder JULGAR.
se Vc arrasa toda a gente, excepto aqueles que Vc JULGA como independentes...

ps)
as discussões futebolisticas são do campo do irracional e dou de barato a provocaçãozinha (...) talvez o zippiz no íntimo apreciasse a atitude do árbitro (...) !

Afixado por: zippiz em outubro 29, 2004 11:20 PM

Afixado por: zippiz em outubro 29, 2004 09:41 PM:
Babosos? Você não acha que está a ser incorrecto para quem não pensa do mesmo modo que o zippiz?
Estar de acordo com alguém é ser baboso?
Então a Alta Autoridade babou-se toda para o Marcelo. É isto que quer dizer?

Afixado por: Novais de Paula em outubro 30, 2004 12:20 AM

Afixado por Novais de Paula em outubro 30, 2004 12:20 AM

no meu dicionário, "baboso", para além de ser aquele que se baba muito, também é :

a)aquele que está muito orgulhoso
b)apaixonado; entusiasmado

caro Novais, não costumo ser incorrecto para quem não pensa do mesmo modo que eu.

Afixado por: zippiz em outubro 30, 2004 12:37 AM

Ó Zippiz, mas Vc. hoje está bem "mal disposto" ... caramba, o Artur Portela e a AACS é assim "uma importância" com qu'agente não se possa rir com gosto de rir ? Houve até um «on» do Expresso que disse que, com toda aquela excitação, as senhoras dos membros da AACS iam enfim ver, depois de muitos e muitos anos, os membros dos seus maridos ...ehehehe !

Afixado por: asdrubal em outubro 30, 2004 01:21 AM

Afixado por asdrubal em outubro 30, 2004 01:21 AM

não me indisponho com pouca coisa !
a "propósito",
li no on uma inconfidência acerca da monarquia votar Freitas do Amaral para PR, ou entendi mal ?

Afixado por: zippiz em outubro 30, 2004 01:33 AM

Caro Zippiz :
Eu tenho assistido (ainda ontem, aliás, antes de ontem) a muitas entrevistas do Professor. O seu livro de 1985, por mais incrível que pareça, é ainda muito actual e o senhor tem uma excepcional categoria. Não me importo de mandar esperar a Monarquia durante dez anos ... ou de proclamá-lo Rei eheheehe

Afixado por: asdrubal em outubro 30, 2004 02:16 AM

Afixado por: zippiz em outubro 30, 2004 12:37 AM:
OK zippiz, está esclarecido.
O post da Joana é mordaz, mas é o que se passou. A AACS podia ter deixado o Marcelo dizer aquilo tudo mas não se mostrar com tanta subserviência. Eu também fiquei com péssima impressão daquela gente. Não me parece que tenham nível.

Afixado por: Novais de Paula em outubro 30, 2004 11:06 AM

Este debate mais emotivo é causado pelo post da Joana, mordaz, como escreve o Novais, é certeiro. Nem o pivot da TVI, apesar das trocas de presentes, foi tão bajulador.
Se a AACS se portar assim em todas as audições vem provar que não serve para nada.

Afixado por: L M em outubro 30, 2004 11:53 AM

Vejamos o caso do José Garibaldi. Depois de ter levado a Seara Nova à falência, quando lá era comissário político do PCP, arranjou um emprego na NOVOSTI, agência de informações da extinta URSS. Quando a URSS também faliu, arranjaram-lhe a sinecura da AACS.
Ele não passa de um comissário político do PCP. Mesmo que, intimamente, pudesse estar em desacordo com o "patrão", ele não tem independência económica para ter publicamente opiniões discordantes.
E é a gente como esta que entregamos as audições sobre a liberdade de informação e a censura?

Afixado por: L M em outubro 30, 2004 12:01 PM

E já que estou com a mão na massa, Joana: estes posts sobre o caso Marcelo estão excelentes, cada um no seu género.

Afixado por: L M em outubro 30, 2004 12:05 PM

L M:
Tem a minha concordância. E o que conta é devereas interessante.

Afixado por: Ricardo em outubro 30, 2004 01:00 PM

Esta descrição da audição do MRS está um portento!

Afixado por: Rave em outubro 30, 2004 05:23 PM

Oxalá a Assembleia da República aproveite a ocasião do próximo debate sobre a comunicação social (iniciativa do PS) para meditar um pouco sobre a Alta Autoridade (ah!ah!), cujo actual frenesim porteliano (ih!ih!) está a deixar o País à beira de um ataque de nervos, como não acontecia desde a Santa Inquisição e a Censura dos Coronéis.
É que talvez haja coisas que os ilustres "pais da Pátria" não sabem sobre a AA (ah!ah!).
Não saberão (?), por exemplo, que as luminárias que a compõem (e que ninguém sabe quem são) ganham cerca 700 contos (dos antigos...) por mês, sendo que, na maioria, só comparecem ao "serviço" uma vez por semana (e nem sempre...).
Não saberão (?), ainda, que os mandatos de todos esses sujeitos terminaram vai para dois anos, mas, como a chafarica está alegadamente moribunda, continuam a comer do tacho até vir a mulher da fava rica.
Em tempo de vacas magras, quando à generalidade dos portugueses são exigidos tantos sacrifícios, não será obsceno consentir que se mantenha tal situação?

Afixado por: Atento em outubro 30, 2004 06:56 PM

Iso anda a prometer, eh!eh!eh!

Um abração do
Zecatelhado

Afixado por: Zecatelhado em outubro 30, 2004 10:26 PM

Queria dizer "isto"


Zecatelhado

Afixado por: Zecatelhado em outubro 30, 2004 10:27 PM

Está divino!

Afixado por: VSousa em outubro 31, 2004 12:45 AM

Uops!

Afinal isto é o blog da AACS ???????

Falam, falam... hummm... e não dizem nada?? hummmmmm ... her....

Afixado por: re-tombola em outubro 31, 2004 01:04 AM

Fui convidado para um lugar e depois deram o dito por não dito.
O "peso" da minha "cunha" era menor que o "peso" da "cunha" da pessoa que ocupou o lugar prometido.A minha era de Deputado e de Secretário de Estado.Como seria a da outra?

São as tais coisas dos pesos e das cunhas.

JOANA,essa rapaziada de esquerda é colocada por "cunha"?

O que faço eu na direita?
Quero "cunha" e quero ser de "esquerda" para não ter que gramar com o "dito por não dito".

Aconselhe-me!

Afixado por: ZEUS8441 em outubro 31, 2004 09:49 AM

Falhou-te a cunha?
Não andavam só a dizer que a esquerda é que vivia de cunhas?

Afixado por: Cisco Kid em outubro 31, 2004 10:50 AM

Também, Cisco, também.

Afixado por: c seixas em outubro 31, 2004 05:38 PM

Sim todos me batem.

Mas queria ver-vos no meu lugar, ombro com ombro com A Sumidade.
Que perguntas é que queriam que eu lhe fizesse?
Acaso um devoto quando se ajoelha perante o Papa desata a fazer perguntas?

A única coisa que eu podia fazer, e fiz, com a modéstia que me caracteriza, era tentar elevar-me a tamanho patamar intelectual, sugerindo com apartes de fina ironia e sagaz oportunidade, uma nova deixa um novo caminho, enfim A Revelação.

Gostei de me ver na televisão.
Aposto que muitos que aqui me apedrejam estão verdes/vermelhos/azuis (deixe a cor do clube de que não gosta) de raiva.
Comprem os meus livros e aguardem o próximo cujo título será, talvez:

“ O Zorro, o Gigante e os nove anões”

Afixado por: Carlos Alberto p.p. de Artur Júnior em novembro 1, 2004 04:03 PM

Também gosto da Branca de Neve e os 7 anões

Afixado por: David em novembro 1, 2004 07:41 PM

Este post est´muito giro e bem observado.

Afixado por: Ramiro em novembro 2, 2004 01:00 AM

Ainda Marcelo?!

Sócrates agradece que mantenham o ferro quente.

P.

Afixado por: Pseudoeter em novembro 2, 2004 09:48 AM

O Sócrates vai beber a cicuta

Afixado por: vitapis em novembro 2, 2004 02:28 PM

Onde pára a Joana?

$ : - ))

Afixado por: (M)arca Amarela em novembro 2, 2004 04:23 PM

A AACS devia mudar-se para a Artilharia Um, para perto da Clara e daquele cheirinho a pólvora de que tanto padece o Artur ...

Afixado por: asdrubal em novembro 2, 2004 04:59 PM

(M)arca Amarela em novembro 2, 2004 04:23 PM:
Fui apanhar chuva para longe de Lisboa.

Afixado por: Joana em novembro 2, 2004 07:22 PM

Interessante este post

Afixado por: R Oliveira em novembro 7, 2004 02:33 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?