abril 14, 2004

ANTRAM queixa-se da Mão Invisível

ANTRAM fez saber que vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia, esta semana, condenando o aumento dos preços desde a liberalização do mercado, que ocorreu em Janeiro deste ano.

O protesto da associação é baseado num estudo efectuado por esta, no qual conclui que os custos dos transportadores agravaram-se em cerca de dez milhões de euros por mês desde a liberalização dos preços dos combustíveis. A ANTRAM vai alertar Bruxelas para o facto dos «preços praticados nos postos das três principais petrolíferas serem iguais e variarem sempre em sintonia quando seria expectável que fossem diferentes de empresa para empresa».

A ANTRAM não vai queixar-se do governo português. Afinal, a única intervenção governamental foi o estabelecimento da ecotaxa para o Fundo Florestal Permanente. O governo português deixou de ter controlo nos preços dos combustíveis (excepto por via indirecta, reduzindo ou aumentando os impostos sobre os combustíveis).

A ANTRAM não vai queixar-se das empresas petrolíferas. É certo que detectou que os preços variavam sempre em sintonia. Mas como o preço do crude está, em certa medida, regulado pelo cartel da OPEP através das decisões deste sobre as quantidades produzidas, quando o crude aumenta, seria lógico que todas as petrolíferas aumentassem os seus preços em proporção similar, ou seja, que variassem em sintonia. Certamente será isso que as filiadas da ANTRAM fazem quando variam os preços dos seus factores de produção: salários, combustíveis, veículos, etc.. Também variam em sintonia.

Todavia, a ANTRAM esperava que tal não acontecesse no seu mercado de factores. Assim sendo, a ANTRAM vai queixar-se, em Bruxelas, da Teoria Económica: queixar-se das funções de produção, queixar-se da teoria da utilidade e das curvas de indiferença, em suma, queixar-se da lógica do mercado ... quando são os outros a segui-la ...

Muitas empresas portuguesas habituadas a viverem desde longa data sob o aconchego da protecção estatal com as vantagens que essa protecção tem (para elas) e desvantagens que essa protecção tem (para a sociedade em geral e o consumidor em particular) têm dificuldade em adaptar-se às regras do mercado, excepto quando estas as favorecem.

Publicado por Joana em abril 14, 2004 09:50 PM | TrackBack
Comentários

sim ... e do ponto de vista do consumidor, que está pouco interessado em Curvas de Indiferença , em Taxas Marginais de Substituição ou em qualquer Multiplicador de Lagrange ?
Até do ponto de vista das estatisticas - do INE do Governo ou do Banco Central - o consumidor dá mais importância aos aumentos terroristas dos bens de primeira necessidade no inicio de cada ano , do que à informação duma baixa da inflação de 0,001 pts na variação homóloga da inflação!
E quanto aos combustiveis é caso para perguntar porque é que temos - não só este - um governo que chupa o sangue ao desgraçado do automobilista e assobia para o lado , do Atlantico , quando se lhe fala do exemplo de Espanha !

Afixado por: zippiz em abril 15, 2004 01:48 AM

Nunca estamos satisfeitos com nada

Afixado por: David em abril 15, 2004 01:10 PM

Indo ao:
http://vonfreud.marques.cx/archives/000220.html
pode ler-se:
Semiramis
Existe desde Outubro de 2003, mas só o descobri agora. Feito únicamente pela 'Joana', que só sei que é uma jornalista do Expresso, é na minha opinião, um blog a seguir: Semiramis. Por curiosidade Semiramis, segundo as lendas e mitologias era mulher de Nimrod e Rainha da Babilónia.

Posted by Fred at abril 14, 2004 10:18 PM

Quem diria???

Afixado por: surpresa? em abril 15, 2004 01:26 PM

Olá Joana

De vez em quando acordo do meu auto-exílio. Desta vez, para registar com agrado que vc se lembrou de comentar o sector dos transportes de mercadorias.
Visite o http://tmcd.planetaclix.pt e pode ver aí uma alternativa, e já agora, pode deixar o seu comentário à actuação do(s) governo(s) nesta area da economia.

Afixado por: LA em abril 15, 2004 06:47 PM

surpresa? em abril 15, 2004 01:26 PM:
Será mesmo isso? Seria mesmo uma surpresa

Afixado por: Nereu em abril 15, 2004 07:15 PM

Não acredito que a ANTRAM vá apresentar uma queixa em Bruxelas.
Não passa de conversa.

Afixado por: Sa Chico em abril 15, 2004 09:49 PM

A informação desse site dá que pensar

Afixado por: Rui Silva em abril 15, 2004 09:54 PM

Joana, que tem a dizer sobre a afirmação “sensacional” do Freud Marques?

Afixado por: Hector em abril 16, 2004 12:47 AM

Está muito calada!

Afixado por: Hector em abril 16, 2004 12:47 AM

Já agora, estou de acordo com o Sa Chico de que isto é uma grande rábula da ANTRAM

Afixado por: Hector em abril 16, 2004 12:49 AM

Isto está a ficar interessante.

Afixado por: Ventura em abril 16, 2004 01:15 AM

Não comentei antes, porque tenho estado ausente.
Não sei onde é que o nosso amigo Freud Marques foi arranjar aquela ideia.
Em qualquer dos casos, como passou a fazer parte de uma página publicada na net, fará fé para muita gente.
Espero que o Balsemão, no fim do mês, não se esqueça de me enviar o cheque do vencimento.

Afixado por: Joana em abril 16, 2004 09:06 AM

Há perto de um ano, o Expresso "depositou" 5€ num "porta-moedas" em meu nome.
Será que teria sido uma forma ardilosa de contratação?

Se o foi, o Expresso terá hoje um corpo redactorial muito extenso e variado. Bem precisa!

Afixado por: Joana em abril 16, 2004 09:09 AM

Quanta ingenuidade! É tudo "fogo de vista" da ANTRAM...
Abraço, WB

Afixado por: whiteball em abril 16, 2004 04:10 PM

Estamos todos de acordo em que isto é "fogo de vista" da ANTRAM.
E sobre a notícia da alegada ocupação profissional da Joana?

Afixado por: Vitapis em abril 16, 2004 10:48 PM

cambada de cuscos!
que interessa o que a menina faz?

a Joana deve estar ainda a digerir o soco no estômago que o Saramago deu neste sistema em que ela tão airosamente, parecee e elegantemente,por certo , se passeia.
é como o saramago: não discutam o homem, leiam o escritor.
um bom fim-de-semana!

Afixado por: dionisius em abril 17, 2004 01:05 AM

Comparar esta gaja com o Saramago? Era só que faltava!

Afixado por: Cisco Kid em abril 17, 2004 04:45 PM

Tem vírgulas a mais

Afixado por: Cisco Kid em abril 17, 2004 04:46 PM

Então a diferença é apenas nas vírgulas?

Afixado por: Mocho em abril 17, 2004 05:06 PM

Vírgulas e talento.

Afixado por: Cisco Kid em abril 17, 2004 05:14 PM

Quero dizer mais vírgulas e menos talento

Afixado por: Cisco Kid em abril 17, 2004 09:33 PM

Ainda bem que corrigiu, porque pensei que você estaria a fazer um grande elogio ...

Afixado por: Mocho em abril 17, 2004 09:48 PM

ESTÁS FARTO DESTE TIPO DE DEFINIÇÕES!?:

"Mas, afinal, o que é um blog? O blog – ou web log - é um diário publicado na Internet. É uma lista de entradas organizada por ordem cronológica, com a entrada mais recente geralmente no topo. Dizer que é um diário não implica necessariamente que contenha um relato da vida privada de quem o escreve. É um pouco mais como o diário de bordo do capitão de um navio, que descreve todos os dias as aventuras e desventuras da navegação. O blog é o diário de bordo de quem navega na Internet. Foi assim que começou, pelo menos, há apenas meia dúzia de anos. Alguém encontrava um site obscuro sobre filosofia asiática, e anotava no blog as suas impressões. Talvez pudessem vir a ser úteis a alguém que por aí andasse à deriva. Outras pessoas contavam o que acontecia no seu bairro. Alguns destes textos continham informação que não tinha sido publicada em nenhum órgão de informação tradicional – talvez não tivessem passado o filtro do editor, ou talvez nenhum jornalista tivesse sequer sabido que aquilo aconteceu. Alguma dessa informação poderia ser suficientemente interessante para ser chamada de notícia. Qualquer pessoa pode ter um blog na Internet. Existem várias empresas a oferecer espaço para a página, de graça. E qualquer um pode escrever notícias no seu blog. Viremos a ter uma população inteira de jornalistas? Estaremos perante uma nova forma de jornalismo?

Notícias alternativas" IN

http://22blog.com/CARLOS10ALMEIDA/

Afixado por: CARLOS10ALMEIDA em abril 18, 2004 07:06 PM

Obrigada pela informação. Andava curiosa em saber o que era um blog.

Afixado por: Joana em abril 22, 2004 09:10 AM

David (Humm, cheira a judeo-ssharonesco...)
1)A resistência ao ocupante autoriza também ataques de retaliação em território inimigo (tal como em Atocha). Não bombardearam os americanos Tóquio e Hiroxima em represália por Pearl Harbour ? Se os isralitas assassinaram desde 2000 mais de 3000 palestinianos civis, por que é que estes não poderiam matar 900 israelitas (metade civis) ? Para mais, exercem a legítima defesa, pois são eles os agredidos e ocupados...

2)Essa de acabar com o terrorismo não vale aqui, porque para a resistência a luta armada de libertação contra as SS Tsahal não é terrorismo. Os palestininanos cumprem Oslo ao atacarem os únicos terroristas existentes na Palestina: as SS Tsahal, os colonos ladrões de terras e os civis que votam neles.

3) Não são islamista nem fundamentalista. Sou cristão, liberal e europeu e por isso é que não gosto de ladrões de terras judeo-nazis, nem dos planos anti-europeus de domínio mundial dos bussho-ssharonescos. Elementar...

Afixado por: euroliberal em abril 22, 2004 05:17 PM

Os nossos empresários não sabem o que querem!

Afixado por: Rave em abril 23, 2004 12:40 AM

O melhor era voltarem ao Condicionamento Industrial

Afixado por: Nereu em abril 24, 2004 05:40 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?