dezembro 16, 2003

Um país paralelo

Direcção-Geral do Orçamento revelou ontem que o défice do sub-sector Estado atingiu os 6.797 milhões de euros até Novembro deste ano, inclusivamente, um agravamento de 29,18% face a igual período no ano passado.

O Estado arrecadou 26.442,9 milhões de euros de receitas, uma descida de 0,75% face ao período homólogo. As despesas, por seu lado, aumentaram 3,3%, até aos 33.340,1 milhões de euros.

As receitas fiscais sofreram uma diminuição de 2,2%, sendo as quebras mais acentuadas no IRC (-18,5%) e Imposto Automóvel (-15,8%), enquanto o IRS subiu 1,7% e o IVA apresentou uma quebra de 0,9%, enquanto que, do lado das despesas, verifica-se a subida de 3,5% nas despesas com pessoal.

Estas estatísticas não fazem mais do que evidenciar algo que já se sabia, e que informações provenientes de organismos públicos haviam transmitido. O processo de emagrecimento da função pública só existe no papel, nas discussões no hemiciclo parlamentar e nas greves e manifestações de rua.

Quanto ao resto … tudo como dantes Quartel General em Abrantes (como já escrevia Junot nos seus despachos).

Vivemos num país de opereta. A oposição protesta contra as restrições orçamentais que estrangulam a economia e a procura interna. Os sindicatos protestam contra os congelamentos salariais na função pública, contra os despedimentos no fim dos contratos a prazo, contra a diminuição dos efectivos da função pública. Por sua vez o governo reafirma a sua firme determinação no emagrecimento da função pública e decretou 18 de Maio de 2002, logo que tomou posse, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2002 que postula com uma energia e determinação exemplares que “São congeladas todas as admissões externas para lugares do quadro de serviços e organismos da administração central e dos institutos públicos”, que “São suspensos, para reavaliação da sua oportunidade, imprescindibilidade e adequada cobertura orçamental, todos os concursos externos pendentes”, que “É suspensa a possibilidade de proceder a novas contratações de pessoal”, que “Os contratos de trabalho a termo certo vigentes caducam no final dos respectivos prazos, sem possibilidade de renovação”, etc., etc.. Um diploma que, pela sua redacção “cega”, foi justamente apelidado por estúpido pela própria ministra. Mas, já que escasseava a habilidade, que sobejasse a força. Um diploma feito por um governo que afirmava e continua a afirmar que o emagrecimento da função pública e a diminuição da despesa pública são imprescindíveis para dinamizar a economia portuguesa.

Resumindo: o governo está cheio de razão ao regozijar-se pela sua visão política. Só não faz aquilo que julga que está a fazer. Isto é, tem razão no que diz, mas não no que faz … ou deixa fazer. Mas continua impante, de peito feito, arrebatado pelo entusiasmo de estar a fazer uma obra meritória, que só existe na sua imaginação, garantindo entretanto que a sua política está já a dar frutos. Mas que política? A enunciada em teoria, ou a que está a acontecer na prática?

Por sua vez, a oposição ataca o governo por ele estar a fazer coisas que de facto não faz e pretende que ele faça coisas … que de facto estão a acontecer na prática. A oposição ataca a obra meritória do governo, que também só existe na imaginação dela, considerando-a sem mérito e errónea, propondo uma teoria oposta, mas que corresponde, afinal, à prática quotidiana.

Esta luta titânica, que se digladia nos areópagos políticos, que enerva e exalta ao paroxismo deputados e políticos, que tem proporcionado duelos verbais emocionantes e apaixonados, que tem dado origem a centenas de horas televisivas, que tem feito correr um enxurro de tinta nos meios de comunicação escrita e secado as gargantas aos comentaristas dos meios radiofónicos, apenas existe no universo virtual, no universo anti-matéria, cenário privilegiado dos conflitos políticos portugueses.

Na prática nada mudou. O país continua a viver acima das suas posses, continua a ser incapaz de reformar os seus serviços públicos, continua a ser incapaz de saber o que está a acontecer.

O país move-se independentemente da vontade de governos, oposições, meios de comunicação, sindicatos, etc. É um país paralelo. Haverá no nosso país uns agentes económicos mais paralelos que outros, mas apenas no que toca à sua visibilidade perante o fisco. Porque o paradigma mais espantoso, é saber-se afinal que a própria função pública está em economia paralela, absolutamente sem controlo governamental.

César das Neves, o homem da Fundação Richard Zwentzerg, garante que embora os mais altos índices de azelhice económica tivessem sido detectados em Portugal, este era surpreendentemente um dos países que tinham também uma das mais elevadas dinâmicas de progresso.

Está provado que Portugal só consegue grandes avanços quando as condições são completamente adversas e ninguém sabe como resolver a situação. Estamos portanto próximos dessa condição fronteira. O país está à beira do abismo, só nos falta dar o passo em frente, decisivo.

Confiemos na azelhice dos que nos governam e na azelhice dos que se opõem a eles. Juntos conseguirão que triunfemos! Juntos irão longe!

Provavelmente, como é o nosso hábito quase milenar, acabaremos por nos desenvencilhar mesmo sem eles ... de preferência, sem eles!

Publicado por Joana em dezembro 16, 2003 07:45 PM | TrackBack
Comentários

De facto é incompreensível, com a algazarra que o governo tem feito e com as medidas que tem anunciado, se chegue a esta situação.
A ministra queixava-se há dias que era impossível gerir esta administração pública. Mas ela não se pode queixar. Foi eleita para fazer e não para se queixar.

Afixado por: Novais de Paula em dezembro 16, 2003 09:05 PM

"O pais esta a beira do abismo, so nos falta dar o passo em frente, decisivo".
Joana, espero que Portugal não dê esse passo ... decisivo.

Afixado por: Filipa Zeitzler em dezembro 16, 2003 09:48 PM

"Confiemos na azelhice dos que nos governam e na azelhice dos que se opõem a eles."

Cretinismo : qualidade ou estado de cretino
cretino/a : idiota , lorpa , imbecil , o que tem incapacidade moral.

Como não encontro a palavra azelha/azelhice no meu velho dicionário ,sugiro a mudança da frase para :

"Confiemos no cretinismo dos que nos governam e no cretinismo dos que se DIZEM opôr a eles"

Afixado por: zippiz em dezembro 16, 2003 10:15 PM


Cara Joana,

Só um reparao:

" tudo como dantes … Quartel General em Abrantes (como já escrevia Junot nos seus despachos)."

Não consta que Junot escrevesse isso nos seus despachos. O povo é que o dizia (quando perguntado pelo que se passava com a invasão francesa) perante a impassibilidade de D. João VI.

Quanto ao resto... Pois é: para quê mudar ou fazer algo no país em que os lucros das operações financeiras especulativas obtêm a mais alta taxa de rentabilização da Europa?

Como diz Robert Kurtz:

(...)
O capitalismo não pisou em "terreno desconhecido", como supõem economistas inseguros, mas, de um certo modo, atirou-se do andar mais alto de sua torre de Babel. A questão decisiva é por que ele ainda não se estatelou no chão duro dos factos.
(...)
Se, com a poupança permanente, a tendência estagnante e deflacionária da economia real foi fortalecida, a desregulamentação, por sua vez, abriu todas as comportas à especulação, que, com as baixas taxas de juros (em termos históricos) nos países industriais do Ocidente, ganhou novo impulso. Como a inflação é calculada apenas com base nos preços da economia real, ela parece ter repentinamente desaparecido. Na verdade, o potencial inflacionário está "estacionado" nos mercados financeiros inflados como bolhas gigantes, e ali não se manifesta como um dado real. Os Estados não podem, todavia, repousar eternamente nas actuais taxas de juros. À medida que precisarem, com urgência, de mais "fresh money", eles próprios terão de subir os juros. Com isso, eles necessariamente entram em concorrência com os mercados acionários, a alavanca para o incremento da especulação com dinheiro barato parte-se e o enorme volume de créditos podres não pode mais ser encoberto. É previsível, de resto, onde terá início o inevitável desastre, a saber, nas economias desencantadas do leste da Ásia. Quando, a começar por lá, o nível geral das taxas de juros for elevado, ruirá de cima a baixo o castelo de cartas global.
(...)


Este Robert é tramado, hein?

Afixado por: re-tombola em dezembro 16, 2003 11:59 PM

Quem ler os seus n+umeros, infelizmente certos e ler o seu texto, infelizmente muito bem observado, o melhor que tem que fazer é ir em peregrinação a Fátima. Só ela nos pode salvar

Afixado por: Rave em dezembro 17, 2003 12:01 AM


zippiz,

tente "aselha/aselhice"

Afixado por: re-tombola em dezembro 17, 2003 12:02 AM

re-tombola e zippiz:
Por falar em azelhas/aselhas:
Em face da relutância do meu corrector ortográfico de aceitar azelha, fui ao Dicionário online, que apenas registava aselha.
Fui então ao Google, último refúgio dos desesperados sem ideias. Havia mais refer^ncias a azelha que a aselha. Resolvi manter a minha grafia usual.
Depois de vos ler, consultei o Dicionário da Academia, onde não vinha azelha e depois o Pedro Machado, onde vinham as duas.

Afixado por: Joana em dezembro 17, 2003 09:16 AM

O País à beira do Abismo, vamos em frente ? Passo decisivo ?
Analisemos a frase que muitos politicos vomitam.
Se bem percebo, quem dá um passo á beira do abismo, cai mesmo nele... logo o passo é para trás e não para a frente...quem assim pensa...pensa mesmo ao contrário.. e só os politicos assim podem falar !!!

Afixado por: Templário em dezembro 17, 2003 01:38 PM

De facto, estamos À BEIRA DO ABISMO e o passo em frente é decisivo!

Afixado por: Mocho em dezembro 17, 2003 03:18 PM


Cara Joana,

Não duvido que "azelha" apareça (erradamente, a meu ver) em certos dicionários com a definição que a Joana lhe dá.

Mas, aselha quererá dizer "pequena asa" o que levou as pessoas a usar o termo para quem é desajeitado (o que tem asas pequenas ou desajeitadas)
Note, ainda, que asa, aqui, é no sentido de asa de objecto e não de ave.

Aselha = asa + sufixo diminutivo "elha" (este sufixo seguiu a evolução normal do sufixo diminutivo latino "iculus").

Não se vê, portanto, a razão de ser de "azelha".
Azelha poderia ser (inventando novas palavras) um pequemo gume (az = gume), mas nem isso é razoável pois deveria ser "azelho".

Longe de mim ser mais papista que o Papa, mas o Ciberdúvidas, pelo menos, dá uma resposta a essa questão que me parece correcta :

http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=11482&palavras=azelha

E quanto ao resto … tudo como dantes … Quartel General em Abrantes

Afixado por: re-tombola em dezembro 17, 2003 05:19 PM

re-tombola:
Eu apenas historiei o percurso que fiz. Julgava que azelha se escrevesse com “z”. No dicionário online que consultei, quando escrevi o texto, vinha a explicação que você dá.
Mas mesmo assim fui inflexível!
Julgo que “z” é uma consoante mais forte, mais imponente, que “s”, uma despicienda sibilina, volúvel na pronúncia, tão frágil que tem necessidade de se duplicar por vezes. Talvez por isso muita gente tenha começado a usar azelha, para mostrar a sua veemente reprovação pelos incapazes e desajeitados.
Si non è vero …

Afixado por: Joana em dezembro 17, 2003 07:49 PM

Quanto a:
"tudo como dantes … Quartel General em Abrantes"

Julgava, francamente, que ela derivasse de despachos de Junot e não dos comentários populares à incúria das autoridades portuguesas perante Junot. Nunca me preocupei em averiguar as verdadeiras razões.

Obrigada pela informação.

Afixado por: Joana em dezembro 17, 2003 07:51 PM

Templário, repare:
Eu escrevi que Portugal só consegue grandes avanços quando as condições são completamente adversas e ninguém sabe como resolver a situação. Como o país está à beira do abismo, só nos falta dar o passo em frente, decisivo, para ficarmos numa condição absolutamente adversa...

Foi intencional.

Afixado por: Joana em dezembro 17, 2003 07:53 PM

A Joana conseguiu dar a dimensão tragico-cómica do sarilho em que estamos metidos.
A crise e a incompetência dos políticos.

Afixado por: aj ribeiro em dezembro 17, 2003 10:00 PM

(...)
Julgo que “z” é uma consoante mais forte, mais imponente, que “s”, uma despicienda sibilina, volúvel na pronúncia, tão frágil que tem necessidade de se duplicar por vezes. Talvez por isso muita gente tenha começado a usar azelha, para mostrar a sua veemente reprovação pelos incapazes e desajeitados.
Si non è vero …
(...)


... e ben trovato!

Gosto do desportivismo positivo... :-)

Afixado por: re-tombola em dezembro 18, 2003 03:29 AM

Bom texto

Afixado por: Roberto em dezembro 18, 2003 11:49 AM

Bom texto

Afixado por: Roberto em dezembro 18, 2003 11:50 AM

O nosso país está no mato

Afixado por: Odoacro em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles.

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles.

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles.

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles.

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles.

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:50 AM

Joana é uma putalhona reles.

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:53 AM

Censurado

Afixado por: BOB ESCARRO em dezembro 18, 2003 11:53 AM

Há gente muito ordinária

Afixado por: Adalberto em dezembro 18, 2003 12:01 PM

Isto de facto é demais. Há gente que não tem qualquer senso.
Este comentador ordinário não é apenas ordinário, é absolutamente destituído de senso.

Afixado por: Gros em dezembro 18, 2003 12:17 PM

Dedicatória


" por falta de um inventor
perdeu-se um invento
por falta de um invento
perdeu-se um produto
por falta de um produto
perdeu-se uma empresa
por falta de uma empresa
perdeu-se uma fábrica
por falta de uma fábrica
perderam-se milhares de empregos
por falta de milhares de empregos
um país perdeu seu futuro

tudo por falta de um inventor"

autor anónimo

www.invento.web.pt

Afixado por: fernando nogueira gonçalves em dezembro 20, 2003 03:25 PM

O país está cinzento, os portugueses andam cinzentos, o fado é cinzento …que me perdoem os fadistas mas, …não há por aí uma marcha?

Afixado por: fernando nogueira gonçalves em janeiro 11, 2004 03:37 PM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM

Ainda há quem te grame menos que eu!

Afixado por: z em junho 22, 2004 01:01 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?